Baú Nostálgico #11: Scooby-Doo



                                                                                   ANTES

Talvez na linha de edições a partir desta até a vigésima eu dê maior enfoque aos cartoons e desenhos clássicos dos anos 70, 80, 90 e 2000, já que na anterior foram majoritariamente animes, mas farei o possível para incluir ao menos um ou dois. Isso se dá pela razão de que eu queria muito começar a discorrer a respeito dessas animações cômicas que ficaram gravadas na memória e no coração. Tendo isso em mente, qual o melhor jeito de iniciar essa "nova temporada" do BN do que falar sobre Scooby-Doo? Esse Dog Alemão me fazia rir muito das suas estripulias noite após noite, nos longínquos anos de 2003 e 2004, que foi quando a época exata onde passei a acompanhar a série clássica de 1969 (Scooby-Doo, Where Are You) no SBT e ali o amor nasceu.

O cerne da narrativa fisgou meu interesse por ser visto por mim como inédito pela fórmula apresentada. Um grupo de 4 adolescentes - ou jovens em seus plenos 20 e poucos anos, como acreditava outrora - acompanhados de um cão falante, com personalidade opostas (Velma, o cérebro da gangue, contrapondo-se à patricinha que faz o tipo "donzela em perigo" de Daphne e Salsicha, o magrelo tido como medroso, contrapondo-se à Fred com seu porte atlético e a coragem), juntos saem por aí resolvendo mistérios de causas aparentemente sobrenaturais a bordo de um furgão chamado "Máquina de Mistérios" (é o meu terceiro carro favorito da cultura pop, só perdendo para o Impala 67 e o Batmóvel). Saudosas são as noites em que Scooby e sua turma fazia dobradinha com os Flintstones depois do Passa ou Repassa.

Bem como o clássico, eu diria que acompanhei praticamente todos os derivados que vieram posteriormente. A série que era apenas protagonizada por Scooby, Salsicha, Daphne e Scooby-Loo (personagem que nunca via muita graça, não faço ideia do porque), aquela que tinha aquele garoto com roupa amarela (acho que até o Scooby-Loo também estava no grupo), o Pequeno Scooby-Doo (a penúltima série que vi antes de conhecer Mysterio S/A)... enfim, não tenho informações muito precisas quanto a cronologia de lançamentos, apenas sei que absorvi o bastante desse universo para rasgar a seda pelo conjunto da obra e seus devidos méritos reconhecidos.

No que tange à versão mais assistida por mim, a série clássica e a ótima "O Que Há de Novo, Scooby-Doo?" ficam num páreo acirrado. Se levar em consideração os filmes da primeira versão da década de 2000, tenho por mim que foi sim ela a mais longeva em termos de seguir acompanhando por anos.

Lembro de ter visto a chamada de Scooby-Doo Mysterio S/A no Cartoon Network, em 2011, e com o decorrer do tempo fui me adaptando ao clima mais sério dessa versão cujo acompanhamento foi um tanto quebrado e oscilante, mas foi possível ter uma impressão segura de seus prós e contras e não é a toa que é a minha terceira série favorita de Scooby-Doo (ficando atrás da versão de 2002 e o clássico do final dos anos 60), e é uma pena ter sido substituída por uma tal de Be Cool Scooby-Doo que não está com nada, já nasceu errada e espero que tenha uma morte rápida.


                                                                                      AGORA

 Bem, atualmente não ando muito próximo do universo de Scooby-Doo e seus amigos, mas recentemente surgiu aquela vontade de voltar a me familiarizar com essas crianças enxeridas e a escolhida foi Mysterio S/A (é, tenho um certo carinho por essa versão se percebeu). Qualquer dia, qualquer hora, estando meio folgado, revejo na net.


PS1: Durante todo o tempo que fiquei escrevendo, "What's New Scooby-Doo?" tocou na minha mente em loop.

PS2: Já ia me esquecendo: Scooby-Doo Atrás das Pistas. Série esta que não peguei mais que meros vislumbres numa manhã comum de sábado.

PS3: Sempre tive uma certa curiosidade quanto ao gosto dos biscoitos Scooby. É, nunca fiz o tipo normal de fã.

PS4: Em 2004 (achismo) desenhei um fan-gibi - incompleto - do Scooby-Doo. A capa, se bem me lembro, mostrava-o apenas do pescoço para cima, sorridente, um fundo azul marinho e um balão de fala ao lado escrito "Agora nos Quadrinhos". Infelizmente, a papelada encontrou o seu fim numa sacola de lixo quando eu e minha mãe fazíamos uma limpeza (talvez eu não participei, mas enfim...) nas várias pastas onde estavam meus desenhos. Não sei como ele foi parar na "lista negra", mas realmente não o possuo mais.

PS5: Sabe aqueles desenhos dos quais extraímos lições e ensinamentos? Pois é, Scooby-Doo certamente é um deles. Aprendi que no final os monstros sempre são as pessoas.

PS6: Como na edição anterior, encerrarei o post com um gif (isso ainda vai virar costume):





*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: https://en.wikipedia.org/wiki/Scooby-Doo
                                         http://sdbydoo.blogspot.com.br/p/gifs-do-scooby-doo.html



Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Vegeta

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Coringa

Gifs assustadores que não vão deixar você dormir! (Especial Palhaços)

10 melhores frases de Cavaleiros do Zodíaco

10 melhores frases de Death Note

8 momentos mais vergonhosos de Vegeta

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

Enquetes Dragon Ball #12 - Vencedores!