Critica - Liga da Justiça vs. Os Cinco Fatais


Resgatando o ápice do Timmverse da melhor forma possível.

AVISO: A crítica abaixo contém SPOILERS.

Para as viúvas do DC Animated Universe e especialmente de Liga da Justiça Sem Limites, este filme vem para matar as saudades dos áureos tempos em que desenhos animados de ação possuíam uma qualidade que os tornava assistíveis para todos os públicos ao contrário de hoje que a maior parte concentra seu objetivo de popularidade às crianças menores de 11 ou 10 anos e não consigo imaginar um marmanjo vintão (ou quase trintão) saudosista ao extremo para o estilo de produção antigo se divertindo à beça com um episódio de Jovens Titãs em Ação, por exemplo. Portanto, o filme aqui resenhado acalenta os corações dessa geração que acompanhou as séries desse universo na telinha (pelo SBT, aliás, cujo principal programa infantil nem pensaria na "loucura" de exibir um negócio desses com a apresentadora atual) e tem quem vá se contentar pouco ou muito ou ficar no meio termo. Para o bem da nostalgia, o filme mantém o padrão qualitativo de outrora.

Os únicos filmes do quais tenho conhecimento de fazerem parte do DCAU são A Morte do Superman (2007) e Batman do Futuro: O Retorno do Coringa, não sei bem como funciona a canonicidade, se valem os filmes que o nome de Bruce Timm está creditado como produtor ou roteirista ou todos que seguem o nunca desapegável traço de animação (independente de oficialmente não ser, enxergo Superman: Brainiac Ataca como pertencente, pra mim se situa antes de Liga da Justiça - e esse filme é porradeiro pra caramba, gosto demais). Batman & Arlequina (eu particularmente não entendo os que rechaçam tanto esse filme), por exemplo, poderia se passar durante As Novas Aventuras do Batman, série que deu continuidade à animação mais clássica do morcegão. Mais de uma década depois do fim de Unlimited, a Warner Animation resolve trazer de volta a maior superequipe da DC na saudosa moldagem visual. Ele expande a mitologia do universo, mas parece um tanto deslocado. Sabe aquele episódio filler que "esquece" da existência de alguns personagens importantes seja porque eles não são necessários para a trama abordada ou para descansar suas imagens? Então, por nenhum dos dois motivos o filme mostra as ausências de outros heróis. Por que a Liga parece tão desfalcada nesse filme? Cadê o Flash, Arqueiro Verde ou ao menos uma menção ao Lanterna Verde John Stewart? Por falar em Lanterna Verde, Jessica Cruz, personagem meio novata nos quadrinhos da editora tendo estreado em idos de 2014, é o centro das atenções que por vezes divide o protagonismo com Starman, o membro da Legião dos Super-Heróis que tem problemas mentais necessitando de uma droga para estabilizar sua cognição e no desfecho com uma luta contra três dos 5 fatais (Tharok - parece um descendente de Lex Luthor do século 31 -, Persuader e Mano) acaba voltando no tempo através de um dispositivo usado pelos vilões, indo parar em Gotham City. Não bastando a falta do remédio que o deixa biruta, ainda topa com o Batman que o joga no asilo Arkham.

A missão do trio é bem clara: capturar Jessica Cruz sendo ela a chave para libertar os dois fatais restantes (Imperatriz Esmeralda e Validus) nas celas de responsabilidade da Tropa dos Lanternas Verdes. Quando Jessica cede à pressão dos vilões, não o enredo não alterna os focos nas duas ações simultâneas, dois lanternas verdes (que não dão conta e morrem - descanse em paz, Kilowog) combatendo os prisoneiros soltos para auxiliar Jessica e a Liga enfrentando as bombas implantadas nas cidades americanas como uma chantagem de Mano (o mais forte do trio), oferecendo um destaque bem majoritário ao conflito de Jessica, o que foi bom, levando em conta a sua relevância narrativa (não compartilhada ao Starman na maior parte, exceto no final) bem como seu background dramático resumido a uma fobia desenvolvida por um trauma decorrente do presenciamento das mortes de seus amigos por caras armados encontrados por acaso enterrando corpos. Uma origem de consequências que vão de encontro ao papel exigido pelo significado do anel, mas que enriquece a construção da personagem (e até pode gerar identificação, como foi comigo, porque sinto que sou meio propenso a ter problema desse tipo, achar que o mundo é perigoso demais que não vale a pena levantar da cama todas as manhãs, é basicamente uma síndrome do pânico). O plano dos Cinco Fatais ganha uma dose de megalomania depois que a Imperatriz Esmeralda assume a liderança com seu brinquedinho-parceiro Olho Esmeralda incumbido de absorver a energia da lanterna principal de OA e em seguida usa-la para consumir o sol a fim de que a Legião nunca venha a surgir com a destruição da humanidade. Em suma, alterar a história, desejo clichê de qualquer inimigo estabelecido numa trama de viagem no tempo.

O formato direct-to-video é uma vantagem para incrementar um maior requinte de violência, coisa que já foi vista em A Morte do Superman com o herói cuspindo um bom volume de sangue. Isso é muito bem-vindo, desde que não forcem ao exagero, coisa que felizmente souberam medir, não precisa ter cabeças e tripas voando e sangue espirrando pra todo lado. O momento do sacrifício de Starman para salvar o sol suscitou ali a ideia de um crush com Jessica na despedida (não rolou um beijo roubado, mas deu a entender o interesse), embora nem de longe seja meu favorito. Quer saber qual? Jessica metendo o loco nos Cinco Fatais sobressaindo dos membros da Liga, realmente lindo e divertido de se ver.

Considerações finais:

Liga da Justiça vs. Os Cinco Fatais não é um revival que agrade a todos os fãs que, assim como eu, amam incondicionalmente esse universo audiovisual tão marcante para a história desses personagens, mas é bem carregado da ação empolgante e de todos os detalhes que compunham as séries antigas mantidos intactos para promoverem as mesmas sensações. No débito, só o número de heróis não convidados para essa festa.

PS1: Curti muito a dinâmica entre o Batman (severo e austero, diria que mais do que de costume) e a Miss Marte toda ansiosa por ver o cavaleiro das trevas reconhecendo sua competência... vai ter que rebolar pra conseguir aprovação dele.

PS2: Que o Superman desse universo é nerfado, não há dúvida. Mas dessa vez o azulão se superou...

PS3: Eu pensei que a Imperatriz Esmeralda ia dar o maior chilique pelo Mano acidentalmente ter estragado seu rosto com a mão fumegando, só que não, ela morreu na hora.

NOTA: 8,0 - BOM 

Veria de novo? Sim. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://poltronanerd.com.br/filmes/liga-da-justica-vs-os-cinco-fatais-nova-animacao-da-dc-ganha-trailer-80559

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X