Frank - O Caçador - A Enciclopédia: Resumos das temporadas (Parte 1)


AVISO:

*Não veja esta postagem se não leu nenhum capítulo desta série. Caso o contrário, poderá se deparar com SPOILERS.

   _____________________________________________________________________________

OBS: Ficaram bem grandes para resumos, mas tive que dividir em parágrafos para a leitura não cansar (ainda mais com esse fundo cinza, quase preto, que deve incomodar alguns por conta do contraste da cor do texto).

                                                                          1ª TEMPORADA

Nos primeiros dois capítulos ocorrem 4 tramas paralelamente, sendo uma ambientada no presente e as outras três no passado como flashbacks de casos antigos resolvidos por Frank (espectros controlados por humanos, possessão demoníaca numa arquidiocese e alucinações provocadas por uma criatura tóxica). A trama do presente se volta para Frank numa reunião com sua assistente Carrie e o diretor do DPDC, Ernest Duvemport, sobre a falha geológica que tem causado terremotos graves, mas o detetive não concorda com as ideias propostas pelo exército e se recusa a assinar o acordo para ser favorável à exploração da falha, o que consequentemente induz Ernest a demiti-lo. Graças ao apelo de Carrie e o "poder de convencimento" do próprio Frank, ele reconsidera, devolvendo o cargo, mas faz uma pergunta incisiva ao detetive sobre a tal catástrofe mencionada pelo demônio que possuiu o arcebispo dois anos antes. Ao longo da temporada, Frank assume as rédeas investigativas de casos sobrenaturais diversos. Alguns meses se passam após a reunião e Frank enfrenta a criatura mutante conhecida como Devorador, cuja origem está diretamente ligada aos efeitos físicos da falha geológica que, por sinal, estoura os medidores de campo magnético, variações emitidas por atividade sobrenatural. Uma nova secretária aparece, chamada Megan que se interessa por Frank, mas deixa uma ponta de suspeita em Carrie. Arnold Crissman, chefão da corporação responsável por estudar o Prisma Negro (o cristal que modifica humanos transformando-os em Devoradores) responde a um superior que está de olho em Frank e Megan é encarregada de colher informações.

A seguir, Frank encara uma criatura chamada Ambroz, um parasita que se aloja no intestino humano para crescimento. Valendo ressaltar que os casos do capítulo 03 ao 06 se passam em 2016. Após o caso dos "homens grávidos", Frank lida com o problema mais ameaçador à sua reputação no DPDC: Um clone seu age como um atirador matando inúmeras pessoas sem aparente razão, o que logo se descobre tratar de um ser mecânico controlado por uma garota chamada Mary que deseja se vingar de Frank por um caso do passado envolvendo a morte de sua irmã. Com a prisão de Mary, se revela que ela era uma contratada de Megan para levar Frank à cadeia e assim a cidade estar desprotegida, o que o chefe da fundação misteriosa deseja. Poucos dias depois, é a vez do temido Anjo da Morte aprontar pela cidade, arquitetando mortes acidentais contra pessoas que praticaram más ações, coisa que se distancia do seu padrão. Neste caso, o corvo (da série Contos do Corvo) explica a situação e ajuda o detetive a frear a ira da entidade e impedir que novas mortes ocorram. Este é o caso do capítulo 06, o último resolvido por Frank em 2016 e neste mesmo capítulo Frank e Carrie tem uma discussão que esfria a amizade e ambos ficam sem se falar até as festas de fim de ano. No ano seguinte, no capítulo 07, ele descobre que Carrie se transferiu para outro agente por pedido concedido pelo diretor, o que só deixa Frank ainda mais perturbado querendo convence-la do seu arrependimento. Paralelo às tentativas de Frank em revitalizar a amizade com Carrie, um caso fantasmagórico sobre o espírito vingativo de um menino que assombra uma escola o leva a uma investigação perigosa mesmo contrariando uma ordem do governo para não intervir. O garoto se chama Albert e foi morto num massacre na escola cometido por um dos alunos que sofria bullying e por conta disso matava quem se enquadrava no perfil de valentão.

Algumas semanas depois, surge um caso de suicídios num sanatório e Frank se interna para caçar um Zeta, monstro responsável por fazer pessoas alucinarem ao respirarem a fumaça que sai dos buracos das suas mãos. Em paralelo, Megan revela suas intenções à Carrie também exigindo que Carrie dê o pendrive pelo qual roubou informações dela pelo computador do diretor. Mais algumas semanas passam-se e Frank enfrenta vampiros ao lado de uma caçadora chamada Natasha que veio de muito longe para acertar contas com uma Ivana, uma vampira escolhida para liderar toda a legião por um século. Natasha também é vocalista de uma banda de rock da qual Carrie é super-fã e a mesma convence Frank a acompanha-la num show como retribuição. No final da temporada, Frank recebe o e-mail da pessoa que descobre a localização da bala e da arma necessárias para matar a Besta de Vanderville, criatura que assassinou a linhagem dos Montgrow. Ele tem sucesso na missão, mas percebe que tudo se facilitou de repente. Megan (ou Dorotheia, como ela diz ser seu verdadeiro nome) aparece diante dele revelando informações tenebrosas (só faltando o João Kleber pra dizer "Para, Para, Para tudo aí!") sobre sua relação com o tataravô de Frank, Nathanael Montgrow, cuja traição a motivou a lançar uma poderosa maldição sobre ele, transformando-o numa criatura sanguinária. Cada Montgrow descendente herdava o manto de caçador e era mordido pela besta que passava sua maldição à vítima, significando que cada Montgrow matou seu progenitor. A besta como Frank acreditava nunca existiu, ele somente assassinou o pai e como Frank não possui filho o ciclo encerrou. Megan se suicida ao retirar um anel que a mantinha viva e queima no sol. Arrasado, Frank se debulha em lágrimas abraçado ao corpo da besta (seu pai).

                                                                     2ª TEMPORADA

Frank se auto-exilou em Vanderville por 3 meses após não suportar o impacto que as revelações de Megan/Dorotheia sobre seu pai, a besta e toda a linhagem Montgrow lhe trouxeram. Carrie e Ernest divergiam sobre lidar com a ausência do detetive: enquanto a assistente mantinha sua fé de que ele ainda estaria vivo, o diretor do DPDC tinha uma visão bem mais pessimista, acreditando que seu melhor funcionário perdera a vida no duelo com a besta. Carrie, sem se convencer disso, viaja até Vanderville para reencontrar Frank custe o que custar. Em paralelo, Frank inevitavelmente se vê envolvido num caso sobrenatural quando prometeu a si mesmo nunca mais caçar. Porém, acaba investigando os ataques do enorme animal que virou lenda na cidade juntamente com o chefe dos lenhadores, Mario Gillen, para o qual trabalha, que viveu uma ocasião em que foi salvo por Klaus Montgrow, o pai de Frank, de um lobisomem. Durante a investigação, contudo, Frank é arrastado para uma cilada armada pelo próprio Mario que fora mordido por um lobisomem e é responsável pelas mortes, sendo submetido a uma metamorfose através de um colar de presas de lobisomem que pode transformar qualquer humano exposto à lua cheia. Carrie surge para liberta-lo, enfrentando Mario durante sua transformação. Frank joga o colar no mar após perceber que Mario se importava bastante com o artefato e isso faz com que ele caia na água na tentativa falha de pega-lo e provavelmente morra afogado. Frank retorna à Danverous City mais confiante e determinado e se reconcilia com Ernest.

Mais tarde, na sua volta definitiva ao trabalho no DPDC, confronta o Bicho-Papão contando com a ajuda de um médium chamado John Cober para entrar no sonho de uma menina atormentada pela entidade. Frank e Cober ficam amigos, mas o médium, no fim das contas, recebe a visita de um demônio que o sequestra. A seguir, Frank vai à Universidade de Danverous City cuidar de uma infestação de insetos gigantes que estariam causando mortes e descobre uma trama sinistra ligando um aluno participante de um concurso de ciência com uma entidade pestilenta saída da fenda. Alguns dias depois, o detetive recebe uma ligação de Megan, mas que logo descobre tratar-se de alguém mimetizando a voz da bruxa exigindo que devolva o anel de esmeralda cuja posse ela abdicou para confia-lo à Frank que tornou-se o portador fixo. Além disso, Frank encara uma seita que persegue violentamente pessoas canhotas na Danverous High School, tendo o auxílio de um menino morto num ritual da Sociedade do Orgulho Destro, ocorrido há mais de 20 anos, que se devota a um ser obscuro conhecido como Retalhador de Almas. No capítulo 05, Frank ganha uma promoção ao comprar um artefato místico que suga fantasmas e um repórter, Ash Nexton, com sua equipe de TV invade sua casa para transforma-la num cenário de reality show sobrenatural, tudo uma grande armação de Nexton para revelar a vida oculta do detetive ao público achando que fazer isso estará provando sua gratidão à Frank por ele ter salvo um ente querido no passado. No fim, o avô de Ash é invocado por meio de um tabuleiro Ouija para conduzir todos os fantasmas intrusos na direção da paz eterna e o repórter desiste do programa revelando que nunca estiveram ao vivo, o que dá um alívio em Frank (e tristeza em Carrie que só aceitou participar do reality para aparecer na TV).  O anel mágico volta a ser destaque no sexto capítulo quando Frank inala o gás alucinógeno liberado por um Zeta e acaba se suicidando devido às ilusões aterrorizantes. Ele conhece um grupo de fantasmas reclusos e fugitivos dos Espectros para evitar serem corrompidos e aprende técnicas para vagar como um espírito de forma que consiga voltar para o seu corpo antes que o s Espectros o violem. Mas para isso seria necessário um feitiço para tornar o corpo impenetrável e Frank teria de buscar magia. Frank lembra que Candice, uma das integrantes da Sociedade do Orgulho Destro, disse ser filha de um bruxo e a contacta com a ajuda de Carrie que fica pasma ao ver o amigo aparecer como fantasma diante dela. É o pai de Candice, Terrence, que fornece o suporte ideal para Frank, lhe informando sobre o anel que Frank dá à ele para entregar aos bruxos com os quais está associado e o exigem de volta. Porém, Frank está tomado por vingança e quer liquidar o Zeta não importa o que aconteça, contrariando os avisos e apelos de Evan, o líder do clube, e para isso ele precisa do anel que tem magia para fortalecê-lo enquanto ainda é um fantasma. Terrence o prende num círculo de fogo, negando a devolução do anel para proteger Frank de si mesmo, alertando que usa-lo é perigoso nas condições que ele está. Evan troca de lugar com Frank que ameaça matar Candice caso Terrence não dê o anel. A intromissão de um fantasma problemático do clube chamado Zach faz com que Frank e Terrence se alinhem para enfrentar os Espectros acompanhados de Zack que acusa o detetive de provocar sua expulsão. Frank recupera o anel por permissão de Terrence para enfrentar Zack, já que a magia o blinda da corrupção, após os Espectros irem embora para tomar o corpo de Frank. Zack é derrotado facilmente, indo embora intimidado, e Frank se teleporta para o local onde se matou, destruindo os Espectros ao acionar os poderes do anel e enfim retorna ao seu corpo.

Seguem-se mais dois casos: o regresso do demônio replicador que apaga Frank depois que ligou ao DPDC fingindo-se de vítima para atraí-lo a um hospital onde alguns médicos estão reféns e várias cópias suas espalharam-se. Frank se submete ao jogo de gato e rato do demônio, mas no fim não consegue salvar o paciente que teve uma bomba implantada no seu corpo. Ele livra-se da bomba, desarmada por Frank a tempo, porém o replicador havia o ferido gravemente enquanto o possuía e não resiste. No Halloween, uma profecia devastadora é concretizada e os mortos emergem de seus túmulos, mas em vez de rever pessoas queridas, se encaminham para realizar vinganças. Este foi o primeiro crossover com o personagem Jack, até então restrito às histórias de Nem Tudo É O Que Parece nas edições especiais de Halloween. Frank alia-se ao estranho "homem-abóbora" para uma guerra contra os mortos-vivos ao passo que Carrie precisa decifrar um códice para neutralizar a entidade que consome almas. Frank quase morre ao enfrentar o Devorador de Almas (preso numa estátua de ceifador num cemitério), mas sobrevive assim que Carrie recita o feitiço que decifrou. Contudo, Jack, algum tempo depois de Frank e Carrie irem embora, vai ao cemitério e recolhe a foice, sendo possuído pela entidade (essa história tem sequência no capítulo especial da temporada, "Dia de Todos os Santos"). Pouco após o reveillón, Frank e Carrie são inscritos num obrigatório programa de treinamento tático na ilha de Oahu (Havaí) chefiado pelo comandante Dawton Herber, no entanto soldados da operação são capturados por nativos que cultuam uma entidade pagã para sacrificar invasores, removendo seus corações, em troca de um século sem erupções vulcânicas. Frank e Carrie também somam à lista, mas são salvos por Dawton que impede um nativo de enfiar uma lança na assistente. É gerada uma dúvida ao final do capítulo a respeito da existência de algo sobrenatural na ilha. No capítulo 2x10, Frank arrisca falar com fantasma de uma menina chamada Emily morta numa cabine telefônica, cedendo a um desafio para dar o significado da morte que a convença, porém ela mata todos aqueles que dão respostas insuficientes ou se negam a responder. O detetive passa sete dias trancado em casa tentando achar uma definição concreta e é aconselhado por Ernest que surpreendentemente o visita. Frank ajuda a mãe de Emily a recompor as esperanças e a mesma explica os motivos que levaram à morte da filha. Emily ataca a própria mãe após Frank destruir a cabine com seu carro, mas é intercedida por ele que a acalma com palavras bem escolhidas para purifica-la.

O caso seguinte apresenta uma perigosa criatura conhecida como Homem-Mariposa que está por trás de mortes aparentemente acidentais, além de desaparecimentos. Um blogueiro chamado Tobias Carter, investigador das ocorrências envolvendo o Homem-Mariposa, firma uma parceria com Frank para alcançar o monstro e descobrem casulos incubadores contendo pessoas. Tobias ficaria vigiando os casulos enquanto Frank buscaria mais informações sobre a presença da criatura em épocas passadas. Mas Tobias chega ao bar onde os casulos estavam, vendo que todos foram rompidos e corre para avisar Frank que já havia saído para a usina hidrelétrica na qual o antigo Homem-Mariposa foi visto anos atrás. Tobias é capturado, mas é salvo por Frank que devolve o ovo à criatura atual. Ambos enfrentam um exército de Homens-Mariposas, as pessoas anteriormente encasuladas. Frank atira no ovo e a mãe morre antes que matasse Tobias com sua habilidade de provocar hemorragia ocular. Em seguida, o detetive embarca numa caçada um tanto quanto complexa (de bugar a cabeça, aliás) num parque de diversões que possui um estranho carrossel onde ninguém que subiu foi visto novamente. Frank é transportado para uma dimensão distorcida e conhece uma bruxa chamada Lisbell e um mágico chamado Daleque trabalhava no circo que pertencia ao parque. Lisbell conta que o mágico fez um acordo sujo para criar um feitiço de espaço-tempo para sabotar o parque de modo que culminasse no seu fechamento. A dimensão maluca é dominada por três palhaços que trabalhavam no circo e que podem fazer e serem absolutamente tudo o que querem, inclusive transformando-se em criaturas que Frank combateu antes. Frank escapa da terceira camada dimensional e acha o seu outro-eu, subindo com ele no carrossel para voltarem no tempo e ir à primeira camada da realidade para cruzarem caminho com a outra cópia do detetive, pois segundo Lisbell o feitiço dimensional seria desfeito caso as duplicatas se reunissem e tocassem umas nas outras. Frank, Lisbell e Dale retornam para o mundo real, mas o detetive não chega a revê-los. Lisbell engana Dale, roubando seu anel mágico, o que consequentemente o mata, e a bruxa comemora por mais um fragmento de esmeralda coletado, evidenciando uma conivência com o propósito interesseiro dos bruxos em relação às almas.

No capítulo final da temporada, um bruxo chamado Clancy, o líder da facção de bruxos em Danverous City (a quem Terrence, Lisbell e possivelmente Dale subordinavam-se) faz uma ligação para Frank reivindicando o anel mágico em troca da vida de John Cober que foi usado para um feitiço misterioso. Natasha reaparece trazendo uma notícia ruim: o museu onde está a lança do Sacre foi assaltado, mas o ladrão roubou somente o rubi incrustado na lança. Frank vai ao ponto de encontro para efetuar a negociação e ficar cara à cara com Clancy que pretende infestar a cidade de fantasmas perversos subjugados por magia através das três pedras mágicas (rubi, safira e esmeralda). Cober teve sua força vital drenada pelo feitiço que Clancy o coagiu a fazer, lhe dando poucas horas de vida. O médium morre. Uma equipe é montada pelo detetive que chama Jack para se unir à batalha contra os possuídos. Além disso, o corvo em sua nova forma humana também integra o grupo, agora sob a identidade de Franz. O Stein que Frank se apropriou no caso da vingativa Mary readquire vida graças ao poder de Franz, mesmo sem a necessidade de um Orb Esmeralda (que por sinal estava em posse de Clancy para seu feitiço). Com o time formado, Frank declara sua guerra contra Clancy para vingar Cober. No meio da confusão, o detetive pega um demônio e o tortura para saber a localização de Clancy. Ao chegar no santuário, Frank encontra um tranquilo Clancy que cita alguém muito importante aos demônios chamado Malvus. O bruxo mostra uma pedra semelhante ao diamante, mas que na verdade é o resultado de uma junção das pedras e essencial para um outro feitiço que pode reverter o controle dos fantasmas. Frank não vê outra saída e aceita a barganha com Clancy para salvar a cidade, caindo num abismo de luz criado pela pedra e indo parar numa dimensão anoitecida onde o detetive sente tremores no chão causados por alguma criatura oriunda desse lugar.

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X