Francis Ford Coppola vai além de Scorsese e diz que filmes da Marvel são "desprezíveis"


O conflito de gerações ainda não terminou (e vai acabar um dia?) e desta vez mais um cineasta da velha guarda de Hollywood não poupou críticas aos filmes da Marvel. Martin Scorsese até tinha sido mais comedido nas palavras, chegando a reconhecer alguns méritos das produções do Marvel Studios (conforme citei na postagem onde comentei sobre a declaração de "não é cinema de verdade"), mas seu colega de sétima arte resolveu definir os filmes dos heróis da Casa das Ideias com apenas o adjetivo supracitado no título. A fala completa: "Quando Martin Scorsese diz que filmes da Marvel não são cinema, ele está certo, pois esperamos aprender algo do cinema. Ter iluminação, conhecimento, inspiração... Eu não sei o que alguém pode tirar ao ver o mesmo filme repetidamente. Martin foi gentil. Ele não disse que são desprezíveis, o que eu acho que são!", disse Coppola  numa entrevista ao Yahoo! Movies. Ele não justificou de forma clara porque são desprezíveis, mais reforçou o que Scorsese disse fazendo uma crítica rasa do que explanando as razões que sustentam sua opinião.

Mas não entendi muito bem o que ele quis dizer com "ver o mesmo filme repetidamente". Todos os filmes da Marvel, das três fases do universo cinematográfico, parecem iguais pra ele? Será uma crítica velada à fórmula Marvel de desenvolver um fio narrativo nos seus filmes conectando várias histórias e incrementando humor e ação explosiva nos roteiros? De fato, Scorsese mediu o peso das palavras e comparado ao que Coppola proferiu foi uma crítica construtiva (perto do que o Coppola falou, saliento). Mas sabe o que é realmente desprezível? Ver um diretor renomado, com estatueta do Oscar, nome na calçada da fama e um currículo ímpar se negar a ter o mínimo de reconhecimento sobre como o cinema se pluralizou e se renovou ao longo dos anos para atingir diversos públicos. Coppola repete o erro de Scorsese, refletindo a visão unidimensional, de que pra cinema bem feito existe um paradigma que não se pode desvirtuar, que é assim e assado e pronto. Espaço tem para todo mundo. O cinema vem com "livrinho de receita", mas o modo de preparo jamais será único.

Natalie Portman (a Jane Foster da franquia do Thor) rebateu a crítica de Coppola (que eu não lembrava que era diretor de O Poderoso Chefão) fazendo um pronunciamento bem semelhante ao meu no post sobre o Scorsese: "Acredito que existe espaço para todos os tipos de cinema. Não existe só uma forma de fazer arte. Acredito que os filmes da Marvel façam sucesso pois as pessoas desejam entretenimento após lidar com os problemas da vida". Sintetizou tudo o que penso.

Qual será o próximo cineasta macaco velho que vai expor sua falta de aceitação às propostas atuais do cinema?

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://www.papelpop.com/2019/10/coppola-diretor-de-o-poderoso-chefao-diz-que-os-filmes-da-marvel-sao-despreziveis/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X