Baú Nostálgico #16: Tom e Jerry


                                                                                ANTES

Primeiramente, como é bom estar de volta com esta série gostosa de escrever! "Se você adora a série, Lucas, então porque cargas d'água tu deu hiato?" Porque haviam outras prioridades. Além do mais, uns 3 meses de pausa não fez mal algum. Muito pelo contrário, BN voltou com novo gás e eu com forças renovadas para dar prosseguimento à essa viagem ao passado que é feita com muito carinho a cada edição. E neste retorno falarei um pouco de um clássico inquestionável, um desenho com uma premissa tão simples mas que incrivelmente conseguiu cativar milhares de crianças ao redor do globo. Não é apenas uma rivalidade de gato e rato, é Tom e Jerry! Talvez o mais clássico dentre os clássicos. E como um verdadeiro clássico, nunca morre.

Você ficava irado em todas as vezes em que o Jerry levava a melhor e o Tom só se ferrava levando a culpa por toda a bagunça da perseguição? Creio que qualquer um que se diga fã de Tom e Jerry, não importando se acompanhou o desenho nos anos 80/90 ou nas exaustivas reprises nos anos 2000, deve ter tido esse sentimento de raiva. O que não acredito é alguém torcer para o Jerry, que demonstrava sinais bem nítidos de ser o vilão. Não que Tom possa ser considerado o mocinho. Na verdade, não existe bem e mal no desenho. Apenas dois animais distintos querendo se dar bem, sem contrariar seus instintos. Tom não mede esforços em devorar Jerry (eu torci para esse evento por muito tempo e sei que não sou o único). Jerry não perde tempo em roubar a comida da casa que seu arqui-rival deveria proteger. Fazendo um balanço de preferência... bem, acho que não fiz mistério algum: Tom é uma vítima e sempre estive a seu favor no objetivo de acabar com a vida do ratinho encrenqueiro.

Não me vem à mente um período exato de quando comecei a assistir as peripécias desses dois - algumas que tocam o foda-se nas leis da física -, foi meio que por acaso. Pintou na TV de repente, parei pra assistir e gostei. Um curso natural e o desenho é só um entre vários que seguiram assim na minha infância. As releituras para novas gerações não são nada dispensáveis, apesar de, honestamente, preferir As Aventuras de Tom e Jerry, exibido de 2006 à 2008, não por ser precisamente a que mais vi (exibições no Bom Dia e Cia e Sábado Animado), mas pela variedade de enredos, é uma série que tem uma pluralidade de cenários explorando várias possibilidades, o que acho até melhor do que se limitar apenas às perseguições na casa, portanto ela ganha pontos por essa razão. A música de abertura é fixa no subconsciente de forma que seja impossível não lembrar dela assim que bato o olho numa imagem com Tom e Jerry. Conclusão: É a série dos dois mais marcante na minha vida, muito embora não despreze o antigo cuja fórmula de divertir é tão digna quanto a da outra.

Há a releitura mais recente, O Show de Tom e Jerry, que vi somente cenas avulsas na época em que eu ainda me dava ao trabalho de conferir algo interessante no Cartoon Network. Parece divertida, mas acontece que este blogueiro solitário sente-se velho demais para ver uma produção com caráter mais infantilizado e destinada a uma geração da qual não pertence.

                                                                                AGORA

Disse que me sinto velho demais para o novo desenho, mas não significa que devo enterrar as séries anteriores, especialmente As Aventuras de Tom e Jerry. Portanto, vale revê-las, até porque faz um tempo que não vejo esses dois briguentos se enfrentarem na telinha.

PS¹: Dos personagens secundários, o cachorro Spike era o meu favorito.

PS²: A raiva sentida contra o Jerry só não era maior do que a curiosidade monstra em saber o rosto da dona do Tom. Jamais entendi os porquês de ocultar o rosto dos personagens humanos.

PS³: O final perfeito ou não?






*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/tom-e-jerry-e-o-desenho-favorito-dos-pais-brasileiros/
                                     https://sociedadesuburbana.wordpress.com/2012/02/11/ton-and-jerry/



Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

Crítica - Tá Dando Onda 2

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Mais 15 desenhos que foram esquecidos