Baú Nostálgico #17: Hamtaro


                                                                                   ANTES

Quem nunca vomitou arco-íris com esse anime hein? Eu nunca. Mas curtia bastante, sem me importar com o suposto fato de ser voltado ao público feminino. Mesma coisa com Meninas Superpoderosas ou Três Espiãs Demais, ambos podem sim ser assistidos por qualquer público e qualquer idade, essa limitação é imposta por gente que só quer tirar sarro com o coleguinha do lado. É o clássico "Não pode assistir não, é de menina!" - acho que já falei algo parecido na edição à Sam, Clover e Alex. Com Hamtaro não é mesmo diferente. Esse anime me conquistou pela sua leveza na forma de contar suas histórias. Histórias essas que confesso não lembrar com muito afinco embora eu saiba que aconteciam umas peripécias desses hamsters aventureiros. Não sei porque caiu na vala mais sombria do esquecimento - pelas emissoras, especialmente a GloBOSTA que sempre foi muito fresca com relação à animes.

Fazendo outra confissão: Eu detestava um personagem com todas as minhas forças. E ele atende pelo nome de Chefe. É essa fofurinha de sobrancelha franzida no lado direito da imagem (esquerda de Hamtaro). Que cara chatonildo do caramba era esse líder do clube dos Ham-Hans (é assim? me corrijam se eu estiver errado ou se alguém estiver lendo isso.). Lembro com clareza de ser o personagem com o qual não tinha nenhum apreço por seu temperamento (vaga lembrança de sua voz dublada caindo de amores pela fofinha Bijou). Talvez aquilo era um sinal de que não lidava bem com pessoas "difíceis" (e isso é verdade), mas, enfim, o Chefe era um pézinho no saco. Mais insuportável que isso era o triângulo amoroso entre ele, Hamtaro e Bijou, minha memória afetiva me diz que era algo predominante no anime em boa parte dos episódios e isso tornava a experiência menos divertida, porém no fim das contas eu continuava assistindo porque essas coisinhas tinham quase um poder hipnótico que fazia você ama-las independente de suas características - menos o Chefe.

E a música de abertura? Essa dispensa grandes comentários. O anime pode ter sido resvalado ao esquecimento, mas a abertura ficou gravada na minha mente que só esqueço se eu for submetido à lavagem cerebral profunda o que obviamente jamais vai acontecer.

                                                                              AGORA

Hamtaro, devo admitir, foi o anime mais infantil que assisti. Não sei se Doraemon é tão infantil quanto, mas nunca assisti e tampouco faço questão (ninguém faz parecer obrigatório como alguns fazem com One Piece e Naruto), talvez seja na mesma pegada. Sou um "senhor" vintão com bigode na cara e tudo... em outras palavras, velho demais para um entretenimento deste tipo, apesar de Hamtaro e sua turma morar no meu coração por ter participado de uma pequena parte e um pequeno período da minha infância que fez toda a diferença. Esse tipo de anime não funciona mais comigo por uma evidente razão, apesar de eu ter falado ser para todos os públicos e todas as idades. Quem cresceu assistindo pode escolher revê-lo sem problemas. Mas, pra mim, ele teve sua devida época em minha vida, época que, infelizmente, passou.


PS1: Não falei sobre a protagonista humana, a Laura. Só eu que sempre associei a imagem dela à Sakura (de Sakura Card Captors)? Eu via uma semelhança gritante até a acreditar serem a mesma personagem, hoje só enxergo uma vaga lembrança numa comparação entre as duas.

PS2: Meu hamster favorito do clube era o Fofuxo, o BFF do protagonista. Também lembro do Soninho, que eu torcia pra despertar e ter mais participatividade.

PS3: Antes de Hamtaro eu nem sabia que existiam ou o que eram hamsters.

PS4: Quando chegam as visitas indesejáveis na casa, é assim que eu fico:




*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar estar postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: http://yunogasaiyanderekawaii.blogspot.com.br/2016/04/anime-kodomo.html
                                     https://giphy.com/gifs/hamtaro-eCazklMmZtDvW




Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

10 melhores frases de Os Incríveis

15 desenhos que foram esquecidos

Crítica - Tá Dando Onda 2

5 personagens odiados de Dragon Ball