Baú Nostálgico #28: Krypto, o Supercão


                                                                                ANTES

A princípio, o Supercão era visto por mim como um personagem à parte das histórias em quadrinhos, criado especificamente para o desenho animado e muito dessa visão se deve ao fato de que eu nunca vi o próprio Superman mostrar as fuças em algum episódio como participação mais que especial e sendo assim eu não fazia julgamento de que isso em nada tinha a ver, tampouco significava algo. Era um desenho sem nenhum compromisso com algum universo estabelecido, então o jeito era levar menos a sério do que a própria série merecia. Aliás, por algum tempo acreditei que ele realmente se passava no mesmo universo da Liga da Justiça. É sério, acreditei piamente nisso, até assistia na esperança de um crossover muito louco não importando o plot.

Krypto pintou nas telas no modo supetão, aquele desenho que você não vê nenhuma chamada ou anúncio em alguma revista ou alguém falando que viu a chamada. Ele surge na telinha e você só acompanha sem ligar de não ter se preparado antes. Acho que tudo começou em 2006 e no decorrer do tempo eu passei a vê-lo como só mais um "tapa-buraco" no saudoso Sábado Animado (aquele bom e velho Sábado Animado com a abertura do gatinho que acorda sonolento e vai assistir TV antes de escovar os dentes e tomar café - quem nunca levantou da cama cedinho no sábado arrastando o cobertor pra ver desenho? eu nunca). Não sou lá tão versado na mitologia do Superman apesar do personagem estar entre os meus heróis favoritos (não vou dar aqui uma posição), portanto a história original do Krypto eu desconheço. Foi só depois de vê-lo como mero figurante na edição 4 de Crise Infinita, que adquiri em 2007 (a primeira HQ de super-heróis que obtive, pasme), que me convenci sobre ele ser um personagem de fato pertinente ao instável Universo DC dos quadrinhos.

A entrada de Ace, o Batcão, me deixava meio ansioso para um dia minha "teoria" ser confirmada. Esperei, esperei, esperei... e nada. Foram aparecendo personagens aparentemente originais, como o gato Rajado e aquela liga canina super-heroica, assim baixando meu "hype", muito embora o desenho não perdesse seu encanto e sua maneira de saber como entreter a quem assiste com toda a vibe alto-astral do Krypto em suas aventuras simples. Tinha também aquelas duas hienas que faziam ali o papel que seria do Coringa nos episódios em que o Batcão participava - geralmente ele surrupiava um pouco do brilho de Krypto e tinha uma frente para o protagonismo nessas ocasiões. Fora a dublagem brasileira, ótima também, ela dava um toque adicional de atração.

A música de abertura começou a tocar em loop no meu cérebro assim que digitei na caixa de pesquisa do Google, exatamente igual a quando estava escrevendo a edição de Scooby-Doo. Tem o selo Chiclete de aprovação.

                                                                             AGORA

Agora? Agora o quê? Curti esse desenho em seu tempo de exibição no SBT. Bem, agora... agora não sei ao certo se é possível rever ele, no presente momento. Vai ter de esperar.


PS1: "Esqueci" de falar sobre o dono de Krypto, o Kevin. De longe, é o personagem menos interessante. Em termos de gerar simpatia, o menino levava um banho da cachorrada.

PS2: Krypto já apareceu em Smallville, no episódio 4x14. Lembro de ter visto esse episódio na Warner Channel quando o canal passou a exibir a série do início ao fim (entre 2013 e 2014) e de também ficar meio frustrado pelo cachorro não ter aparência fidedigna ao material-fonte. Antes ter pego um labrador branco (no máximo), mas tudo bem, o episódio também não foi lá grandes coisas.

PS3: Trecho da música diz: ♪"É o super cão/ É um super-herói/ Veio do espaço para a Terra"♪
Para aí! Krypton tinha cães? É, preciso mesmo ler as histórias clássicas, o problema é saber como porque não sei o que restou depois de toda a polêmica envolvendo as scans.

PS4: Não encontrei um gif da série animada do Supercão, mas tem este aqui onde Superman dá um chega pra lá no seu mascote:



*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: http://logos.wikia.com/wiki/Krypto_the_Superdog
                                     https://comics-portugues.aminoapps.com/page/blog/os-10-melhores-cachorros-dos-quadrinhos-e-desenhos-animados/wjQm_qxIouJG8rlYQ4vjz5ZmLG32RJajrV


Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Bob Esponja

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

Crítica - Cópias: De Volta à Vida