Crítica - Homem-Aranha 3


A ovelha negra.

AVISO: A crítica abaixo contém lamentações. 

Provavelmente tenha sido o terceiro filme do amigão da vizinhança o exemplar que ajudou o público a notar um padrão desagradável que assola muitas produções. Eu estou me referindo à famigerada "maldição da trilogia" - com grande parte dos casos provando ser justamente o terceiro filme o grande culpado a arruinar e/ou desonrar tudo o que foi construído anteriormente. Homem-Aranha 3 não é um longa de múltiplas camadas, é um longa de excessos de tramas. Quem costuma ser sempre antenado nas notícias dos sites nerds deve ter conhecimento de que a maculação veio dos bastidores com a Sony metendo o bedelho ao ponto de restringir a liberdade criativa de Sam Raimi que seria tão bem-vinda.

A franquia podia não ostentar uma fidelidade escrachada, mas com o diretor nas rédeas tínhamos dois grandes filmes que souberam aproveitar o básico para uma exploração eficiente. Mas afinal o que deu merda em Homem-Aranha 3? De fato os exageros de inserções no roteiro. Gwen Stacy, Eddie Brock, Flint Marko, Duende Macabro (o item menos fiel no que relaciona a um vilão), Homem-Areia, Venom... Só citei os nomes para evitar de me prolongar sobre cada um dos tópicos isoladamente. Não acha que foi coisa demais jogada no balaio de uma só vez? Os filmes predecessores contavam uma única história linear, entretanto tal seguimento se torna completamente desembestado apresentando vários focos que pouco se inteligam no fim das contas (Vai dizer que a aliança abrupta entre o Homem-Areia e o Venom foi uma conexão competente? Eu sei que o simbionte conheceu o cúmplice do bandido que matou o tio Ben na luta no esgoto contra o Aranha sombrio, mas não me desce). É uma sucessão de erros que tristemente passam a ofuscar os tímidos acertos.

A peça mais aguardada do longa mais aguardado do ano que era o Venom me fez resignar à decepção já na época que o conferi pela primeira vez. Como os tempos eram outros e a captura de movimentos ainda não era algo comumente utilizado nos blockbusters, a existência de um Venom "franzino" e com efeitos não tão convincentes foi nos empurrada goela abaixo numa participação mediocremente curta. O maior antagonista (na minha humilde opinião) do herói sendo relegado ao terceiro ato para movimentar mais a bagunça que foi criada acabou tomado como balde de água bem fria no espectador. Ao menos a parte técnica compreende efeitos em sua maioria ótimos (com destaque máximo para a dramática cena em que Flint descobre ter se tornado o Homem-Areia mesmo que o conceito por trás disso seja mega-forçado - qualquer um viraria Homem-Areia e Mulher-Areia naquela tempestade fechada, o que põe a suspensão de descrença num patamar obrigatório extremo). A compensação de grande valia ocorre por meio das sequências de ação, mantendo o nível do anterior.

As decisões controversas do roteiro geraram fortes marcas de desgosto. A começar pelo clima de novela mexicana quando Peter vê-se forçado a terminar seu romance com Mary Jane. Além disso, Peter afetado pelo simbionte mudança de personalidade, mas com um cabelinho emo que... não faz jus à marra que ele esbanja pra cima do Eddie e do Harry. O filme muda de focos a todo momento, dificultando um melhor entendimento do que é relevante ali. Ora é a fama do Homem-Aranha, é o problema com Harry seguindo os passos do pai, é o drama pessoal de Flint com sua família, é o Eddie tentando ser um fotógrafo de respeito (mesmo falsificando fotos)... Me falta o ar só de citar mentalmente todas as vertentes narrativas que compõem essa azarada produção. Pena.

Considerações finais:

Homem-Aranha 3 pode ser considerado um amontoado de sub-tramas com uma direção de enredo que não sabe para onde quer ir, fazendo contínuas tentativas (errando feio em praticamente todas) e emendando tramas sem ajudar em nada ao conjunto geral. É uma história que atira no escuro pra ver se acerta algum alvo. No saldo final, não faz mais que sua obrigação primordial que é simplesmente entreter e nisso, ao menos, obteve um sucesso. Final infeliz.

PS1: O Eddie morrer pela granada querendo salvar o simbionte, tudo bem. Mas o simbionte também? Sério?

PS2: Devem ter acreditado que três vilões para simbolizar o número do filme deixaria mais épico. Argh...

PS3: Sabe o lance de cenas desnecessárias e enroladoras que falei na review do segundo filme? Pois é, nesse filme fizeram questão de elevar isso pra alongar um negócio que já estava cansativo.

PS4: Pra finalizar, relembremos a clássica dancinha do PeterEmo. Olha o gingado do rapaz:


NOTA: 6,0 - REGULAR

Veria de novo? Até que sim, mas pulando determinadas cenas, picotaria o filme mais do que a Globo.  

*As imagens acima são propriedades de seu respectivos autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: https://www.einerd.com.br/sabe-por-que-a-sony-nunca-vai-fazer-o-filme-do-venom/
                                     https://giphy.com/gifs/spider-man-peter-parker-tobey-maguire-jkmycFPVKYdI4

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Samurai X

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de My Hero Academia

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris