Vovô Gohan seria o culpado por Goku não ter habilidades paternas?


A forma como a paternidade de Goku é expressada na série sempre foi um ponto incômodo que fez muitos fãs se questionarem. Afinal, estamos falando do guerreiro saiyajin criado na Terra que recusou um pedido de ressurreição para permanecer no Outro Mundo e aproveitar oportunidades de lutar contra indivíduos tão fortes quanto ele, isso enquanto sua esposa estava grávida de seu segundo filho. Ou Goku desconhecia a gravidez? Vai ver a ChiChi também não descobriu àquela altura. De qualquer forma, ignorância e inocência não são análogas para justificar a decisão de Goku em seu favor. Em uma entrevista inclusa no mangá de Dragon Ball Super: Broly, titio Akira resolver dar seu parecer.

Ele alegou que essa paternidade um tanto seca e fria dos saiyajins é devido a uma questão cultural da raça. De acordo com ele, os guerreiros enxergam seus filhos meramente como aumentos de força. Pelo visto, o poder vem como um interesse acima de qualquer instinto afetivo na criação dos filhos. Toriyama ainda mencionou o Rei vegeta e Paragus, dois saiyajins puros que consideravam seus filhos meras ferramentas para concretizar seus orgulhos e ambições. A exceção seria Bardock que, no filme supracitado, demonstrou características próximas as dos terráqueos e por isso se importava com seu filho. Goku cresceu, contudo, sendo um pai ausente e pouco conectado (tanto é que na saga Boo, no instante em que estava prestes a retornar ao Outro Mundo após passar seu tempo-limite na Terra, ele simplesmente ignorou o Goten, seu filhinho caçula que tanto precisava da atenção do pai naquele momento, e iria embora sem lhe dar um abraço). Inspirado por essa declaração de titio Akira, teorizei que o vovô Gohan pode ser o principal responsável para que Goku tenha desenvolvido essa personalidade nada exemplar. "Mas Lucas, o Goku bateu a cabeça, foi isso que alterou o comportamento dele!" Olha, eu não sei exatamente se o lance da batida na cabeça ainda é válido canonicamente. Em Dragon Ball Super: Broly vimos um pequeno Goku sem traços consideráveis de um bebê, ali parecia ter aproximadamente uns 4 ou 5 anos.

Acho que nessa idade uma criança consegue se adaptar a um novo ambiente e uma nova pessoa a se encarregar de seus cuidados, então não acho que esse crescimento do Goku em relação ao que foi mostrado no passado em Dragon Ball Z interfira nessa ideia, até porque é sabido também que Goku era agressivo com o avô antes de cair e bater a cabeça (evento que ocasionou na mudança, como todo mundo sabe). Mas voltando ao cerne: O vovô Gohan ofereceu apenas uma disciplinação básica para Goku, e como vimos na série clássica ele sequer sabia ler ou escrever (muito menos o que era cerveja ou calcinha), coisas vitais de aprendizagem que foram ensinadas pelo Mestre Kame aos seus 12 anos (antes tarde do que nunca né?) e nessa idade, como se não bastasse a estatura inconsistente, ele esbanjava uma inocência pueril demais chegando a pensar que Bulma tinha dois avós nas suas esferas do dragão. Pode-se dizer que Gohan não ensinou ao "neto" a base de uma família, pra que serve um pai e uma mãe. Na minha perspectiva, o pequeno Goku do último filme sabia da importância daquelas pessoas na sua vida, mas obviamente ele não conviveu o suficiente com Bardock e Gine para aprender as funções de responsabilidade de um homem e uma mulher com filhos, isso seria essencial para o amadurecimento dele. O vovô Gohan limitou demais o mundo ao redor de Goku na montanha Paozu e isso é irresponsável.

Mas calma, não tenho a menor intenção de demonizar e achincalhar o personagem, só tô expondo um devaneio estimulado pelo que o Toriyama falou, não cabe a mim forçar ninguém a levar em conta. A batida na cabeça afetou uma parte do comportamento de Goku, mas numa outra a falta de ensinamentos da criação do vovô Gohan influenciou enormemente para que Goku virasse esse adulto crianção e que não tem o senso de responsabilidade adequado para levar uma vida terráquea como um pai de família convencional que ChiChi sempre o obriga ser. O mais engraçado disso tudo é perceber que Vegeta, vindo da realeza saiyajin, pôde achar um equilíbrio entre ser um bom pai e um bom amante de lutas. Já Goku não, ele está sempre priorizando sua evolução como guerreiro e deixando sua família em segundo plano (o que passou a ficar mais notório a partir da saga de Cell - será que o Goku que voltou do planeta dos Yadorat não é o real? não é teoria séria, tô viajando!). Os opostos de Goku e Vegeta ficam muito mais fascinantes analisando esse panorama.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de:https://aminoapps.com/c/dragonballoficial/page/item/avo-gohan/j04k_mNJSoI8Kvrdl7LnngmaR52RkZMXLo2

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Bob Esponja

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."