Ayu Brazil e a dificuldade de crescimento no Youtube


Existem determinadas situações que aparentam ser irresolvíveis e do nicho dos youtubers isso tem um impacto gradativo num sentido de macular com a produção de conteúdo bem como a disposição em possibilitar a mesma. Não importa o que seja ou como seja, você tenta de variadas formas se sobressair a uma crise que consiste em expectativas traídas com relação a números de visualizações, curtidas e inscritos. Tenta novos formatos e absolutamente de nada disso se tira um retorno satisfatório que pelo menos compense o que não foi atingido. Este é o caso da Ayu, ela que faz versões (covers) de músicas de animes, desenhos ocidentais e filmes da Disney e digo por mim que ela manda muito bem nesse trampo. De uma semanas pra cá ela não tem postado nada no seu canal principal (são três no total, se não me engano: Ayu Brazil, Fala Ayu e Canal Wayu - isso é shipp entre ela e seu namorado, o Wagner do canal Tragicômico, outro muito bom nesse ramo de covers da cultura pop) e eu já vinha matutando comigo as razões pelas quais isso tem acontecido.

Um ponto esclarecedor que vale ser destacado para evitar julgamentos precipitados quanto ao meu ponto de vista: Não é exatamente um texto direcionado à Ayu num viés de crítica carrasca, tampouco ofensiva. Tem gente que adora uma treta mesmo, quer ver o circo pegar fogo. Só que não é o meu intuito, se distancia e muito do quero apresentar aqui humildemente. Não é meu anseio chamar atenção das pessoas as quais me refiro e centralizo nos textos de opinião (quem dera pudesse, mas nem a Ayu ou qualquer outra "celebridade" do Youtube comentará num blog underground desses, jamais isso virá a ocorrer, o alcance do canal dela nem se compara ao do UL - e nem deve ser comparado, a propósito). Mas vou logo direto ao X da questão: De quem é a culpa por esse panorama desagradável e desanimador? Confesso que dou umas stalkeadas no Twitter da Ayu e às vezes via uns tweets falando acerca dessa insatisfação dela quanto a popularidade do seu canal. Ela é alguém que naturalmente deseja estar na aba Em Alta que por sinal carece de conteúdos agregadores e não uma enxurrada de baboseiras que dão a plataforma um aspecto de nova TV aberta. Mas será que a culpada mesmo é a plataforma que prioriza os conteúdos que melhor atendem aos interesses da maioria mais propensa a consumir porcaria? Que o Youtube anda mal das pernas nesse seguimento, disso não tem a menor dúvida. Mas o importante, a meu ver, não é esperar a plataforma cooperar, mas você cooperar além de também pôr os pés na realidade. Se você configura especificidades e regras na sua mente, a tendência é que quanto mais tentativas para suprir não derem certo, mais limitado você se sentirá (e menos opções imagináveis para contornar esse problema você terá).

Por exemplo: Vou apostar num formato novo com todo gás e auto-incentivo, mudar meu estilo de apresentação, fazer mais caras e bocas, contar piadinhas, mas quero que tal vídeo tenha 20.000 visualizações e 3.000 curtidas em dois dias. Quando chegam os resultados... Ah, que merda, só pegou esse pouquinho aí? Vamos supor que o vídeo angariou 5.000 visualizações e 948 curtidas no período estipulado. Para quem está desesperado por uma subida considerável nos degraus da tortuosa escada do sucesso no Youtube, isso é um fracasso. Com isso não estou querendo dizer que a Ayu está desesperadamente em busca de fama, embora seja fato que ela quer um sucesso como cantora. Apenas não sei quanto sucesso ela deseja. Ser uma cantora pop do nível (em popularidade, talento já são outros quinhentos) da Anitta, por exemplo? Eu também tenho grandes problemas com satisfação, em me contentar com certos ganhos, mas não dá pra apostar todas as fichas sob apoio das nossas expectativas. E ser realista faz parte disso, o que é uma prática de suma importância. Nada sai perfeitamente como desejamos e fraquejar toda vez que isso acontece não é a melhor saída, muito menos pensar em desistir. É por isso que devemos relegar nossas ambições a mais baixa categoria de planejamento particular, colocar sempre a persistência e a confiança no seu talento acima disso.

Nessa minha opinião não quero pagar de "guru do entretenimento" ou dar uma lição de moral. Todo mundo possui um ego, não adianta negar. Só que o ego muitas vezes é mal associado. Extrapolar obviamente é ruim, prejudica sua imagem, mas o bom ego é aquele que é bem nutrido quando existe autoconfiança sobreposta ao anseio superficial (nisso me refiro às configurações de especificidades que mencionei acima, você focar apenas no número de pessoas que prestigiarão seu trabalho). Tem o lance da monetização também, nesse ponto não sei se isso torna o canal o ganha-pão da Ayu. Tanto trabalho ser recompensado com tão pouco é frustrante, mas fazer somente visando esse benefício com certeza é pensar pequeno (o que não é o caso da Ayu). De qualquer forma, o importante de fato é aceitar a realidade. Se conformando mas ao mesmo tempo explorando novos ângulos e possibilidades pois não é possível ficar na mesma estaca pra sempre, as coisas melhoram e novas oportunidades podem surgir para levar a resultados mais frutíferos. Então minha perspectiva é: A Ayu quer ser famosa, talento ela tem de sobra, reitero, só que não posso ignorar o lado ruim disso que é supervalorizar o anseio pela fama em si. É uma coisa a ser controlada e depende unicamente da pessoa, ninguém fará isso por ela. Outra coisa válida a ressaltar é a terceirização da culpa. O Youtube pode ser uma bosta em conteúdos altamente populares, porém não é o responsável direto para o canal da Ayu não estar indo de vento em popa. O aconselhável mesmo é parar de achar culpados para justificar seus problemas e seus erros, posteriormente tratando de encontrar as devidas soluções. Não tenho ideia se a Ayu anda cobrando-se em demasia para resolver, mas fica aqui registrada a minha torcida para que ela retorne com força total, com uma visão aprimorada e amadurecida sobre o sucesso (querer não é poder, claro) e novas músicas autorais e covers além de muitos outros temas.

Para conferir o último vídeo postado pela Ayu (cover da música O Sol, do Vitor Kley), clique aqui.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagem retirada de: https://www.tecmundo.com.br/youtube/118156-aprenda-desativar-notificacoes-youtube.htm

Comentários

Postar um comentário

Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Bob Esponja

Deixe as crianças dormirem

10 melhores frases de Samurai X

Mais 15 desenhos que foram esquecidos