Como fazer uma boa sinopse?


No site Nyah! Fanfiction, no qual publico algumas histórias daqui, vejo com muita frequência autores que não se comprometem a escrever uma sinopse decente à sua obra. É um pouco deprimente você bater o olho em coisas como um diálogo prévio de personagens utilizados como sinopse ou dizeres como "a sinopse tá ruim, mas a história é boa", "não sei fazer sinopse, leia e descubra" ou, pior, "sem sinopse". Há casos e casos, obviamente. O autor pode ter uma história super bem elaborada e escrita bem trabalhada e encontrar seu ponto fraco justo na hora da sinopse. O autor pode nem levar sua obra a sério e fazer uma sinopse precária justamente por isso (eu creio que muitos achem que site de fanfic é um lugar apropriado para postar qualquer baboseira propositalmente - ou não - ruim, eu digo que NÃO, é um lugar sim também para obras mais pormenorizadas, com enredos dignos de best-seller e que merecem um lugar ao sol). O autor pode não saber fazer sinopse e escrever mal. E pode haver aqueles autores que não fazem sinopse por pura preguiça (ou por não saberem também) e quando fazem é uma linha e meia - podendo ser a fala de um personagem - e olhe lá.

Sinopse que que quer ser chamada de tal não deve ter diálogos de personagens. Nem mesmo o pensamento de um deles colocado entre aspas.

"Ah, mas a história é minha, faço dela o que eu quiser!"

Ótimo, faça, está sob seu total domínio. No entanto, saiba que existe uma maneira correta de fazer uma sinopse que possua todo o magnetismo necessário para fisgar o leitor à sua história.

Para começar, ponho aqui a definição mais sucinta e simples de compreender que achei. Da Wikipédia:

"Sinopse é a forma resumida de apresentar o conteúdo (de um filme, livro, etc) para que o leitor fique interessado (em assistir, ler, etc) sem revelar o seu final, apenas mostrando o assunto principal."

Peguei um exemplo que é a sinopse de um das minhas histórias - não foi tão aleatório. "Monstro no final do livro" é uma minissérie em 5 capítulos, publicada tanto no UL quanto no Nyah! Fanfiction. Veja a sinopse dela:

Thomas Liebman, um jovem que mora com os pais em uma pacata área residencial, acaba descobrindo a existência de um misterioso que, curiosamente, pertence a seu pai. Ao receber um alertante aviso, Thomas fica dividido entre a curiosidade quase obsessiva de ler o conteúdo da obra e a obediência para deixa-lo como está. Não demora para que o jovem perceba que está no meio de uma enorme teia de segredos e mistérios acerca do livro quando uma fatalidade relacionada ao mesmo o obriga a iniciar uma perigosa investigação.

Esta é uma síntese de todo o conjunto da narrativa. Ela apresenta pontos prévios da trama: o protagonista (o nome e o lugar onde vive), os primeiros acontecimentos que o levam ao conflito principal (a descoberta do livro, o mistério em torno dele fomentado pelo pai) e uma consequência associada à ele (a fatalidade) que serve como pontapé inicial para a trama que faz o personagem mergulhar fundo no seu objetivo até o fim. Tudo isso de forma sintetizada, nada mais e nada menos.

A sinopse é o chamado para a aventura, logo tem a obrigação de ser convincente de modo a atrair satisfatoriamente o leitor que se interessar por ela. Nada de spoiler. Spoiler e sinopse é tipo água e óleo. Em outras palavras, se tem spoiler não é sinopse, acho importante frisar isso.

Quando se trata de sinopses de capítulos aqui no blog, eu geralmente lanço-a depois da publicação. Eu separo em "tópicos". Personagem X faz isso e aquilo; Personagem Y faz isso e aquilo e acontece isto. Personagem Z tem uma ideia... É basicamente desse jeito. Aqui vai um exemplo melhor (é a sinopse do capítulo 26 de Capuz Vermelho): Rosie e Hector atrasam seus planos para a operação de resgate quando Áker, o arauto de Yuga, os alerta sobre um grave problema [qual problema?] relacionado aos Coletores. Alexia descobre que foi salva por Eleonor, e a bruxa se dispõe a ajudar a entender seu dom premonitório [de que forma?]. A esposa de Yuga, Sekhmet, surge [como?] com o objetivo de matar Rosie [para quê?] sob o argumento de que a jovem é indigna para carregar o poder que guarda.

Outro exemplo usando novamente Capuz Vermelho (sinopse do capítulo 27):

Uma assustadora visão [como isso acontece?] faz Rosie refletir sobre sua arriscada decisão acerca da proposta de Yuga. General Holt é confrontado por Sekhmet [como e por que?]. Alexia descobre sua importância [qual?] e regressa ao passado através da hipnose ficando apavorada com o que vê [o quê?]. Rosie recebe um surpreendente convite de Abamanu [como isso é feito?] para um encontro pacífico [onde?], interpretando-o como uma aparente trégua. Entretanto, parecem haver segundas intenções [quais?]

São essas perguntinhas implícitas/invisíveis que tem papel fundamental para a instigação do leitor. As justificativas e as causas só podem ser descobertas unicamente se a história for lida do início ao fim.

O que seria errado? Pegando um trecho da sinopse do capítulo 27 de Capuz Vermelho:

General Holt é confrontado por Sekhmet.

Esse é o modo certo de "sinopsar" um evento ocorrido no capítulo.

Agora vem o erro (dando um falso spoiler da situação):

Sekhmet, usando o corpo de uma agente do Exército Britânico, invade o QG com estardalhaço, beija alguns soldados na boca e seduz com carícias o General Holt em troca de uma recompensa que é a promessa de lhe dar poder e conceder todo e qualquer desejo. 

Isso é quase uma narração. O erro, decerto, está na descrição prolongada do evento. Nem cabe um questionamento de como, porque, nem nada. Lembre-se: Sinopse é resumo com informações superficiais que deixam pontas de mistério.

A sinopse, além de favorecer o mistério, pode também gerar dúvidas sobre alguma situação que nela está resumida, o que serve como preparação ao que está reservado a ser destrinchado.

Responderei a seguinte pergunta: Como pude aprender a escrever boas sinopses? (modéstia à parte)

Duas dicas importantíssimas:

1) Inspire-se... lendo.

Se você tem o desejo de construir sua sinopse com características essenciais para uma que atenda à forma correta, o conselho que dou é absurdamente simples: Leia outras sinopses. De filmes, livros, de episódios (seriados e animes), de programas diversos e etc. Faça uma maratona de leitura de sinopses, se possível. Na TV a cabo eu explorava o guia de programação e devorava as sinopses dos filmes que me interessavam, até dos que já assisti, sempre lendo e relendo incontáveis vezes.

2) Pratique

Com base nesse aprendizado, a prática deve ser priorizada pois certamente é com ela que você irá obter resultados evolutivos. Para que sente um grau de dificuldade enorme, se faz até mais necessária que a primeira etapa. Vá aproveitando as ideias que tem na cabeça e coloque-as no papel na forma de sinopses, pode ser a ideia mais boba do mundo, mas tente resumi-la como uma sinopse deve ser. Se ponha no pele do leitor nesse momento. Analise se você se interessaria por aquela história se ela não fosse sua. Repita esse processo a cada vez que for escrevendo, aprimorando e adicionando mais carga de mistério e dúvida. Eu não segui esse modelo, eu também pratiquei mas não exatamente assim, pra mim foi super fácil, então isto se encaixa melhor para aqueles que encaram sinopses como a pior parte da produção de uma narrativa. Depende bastante inclusive da visão. Cada um tem uma experimentação diferente. E não adianta querer praticar sem estar disposto. Quem quer de verdade não dá brecha para a preguiça.

Espero que isso tenha sido de grande utilidade para quem estiver lendo, seja ficwritter ou escritor comum, e pede arrego sempre que precisa dar um texto prévio da história que é o procedimento mais simples, na minha opinião.

Deixei no marcador Contos por esse recurso também estar presente nesse tipo de história.



*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://cienciasnohirama.blogspot.com.br/2015/04/atividade-no-caderno.html


Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Bob Esponja

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

Crítica - Cópias: De Volta à Vida