Gohan fez o melhor possível mesmo falhando como líder do Universo 07

Ninguém entende a situação do mestiço
(ou não querem). 
Gostaria de fazer uma pergunta direcionada aos "zueiros" de plantão que produzem memes do Gohan chamando ele de medíocre e outros xingamentos: O que realmente esperam de alguém que recuperou suas forças num treinamento em cima da hora após anos em um condicionamento estagnado? Desejam que o personagem exploda furiosamente no despertar de um poder de fazer inveja até aos Deuses da Destruição. Não vou chover no molhado aqui, pois já falei sobre as razões pelas quais Gohan não "mitará" tão cedo e com embasamento. Já vi comentários até sugerindo uma morte ao personagem. Precisa disso? Querer um destino cruel a determinado personagem por ele, através do roteiro, não satisfazer o seu mundinho de faz-de-conta é no mínimo patético. Se eu colasse esta parte do texto em qualquer página do facebook voltada à Dragon Ball, nem ficaria surpreso de ser taxado de "Gohanzete" pelos fãs menos lúcidos. Eu defendo Gohan sim. Eu gosto do personagem sim. Mas tenho minhas ressalvas. Gohan jamais será o guerreiro saiyajin perfeito, disso precisa-se ter certeza absoluta.

O pessoal se ilude fácil com uma fantasia e quando vê o descambo que foi aí é "personagem lixo". Querem cobrar perfeição num personagem com uma mística diferente dos principais (Goku e Vegeta), o que é uma grande injustiça. Com o Gohan sempre foi assim: Ame, goste ou odeie. Ama-lo e exalta-lo eu não faço. Mas gosto. Não odeio. Aliás, odiar é palavrinha forte demais para alguém que encerrou sua participação no Torneio do Poder de forma nobre, um sacrifício digno de nota. O que houve de errado nisso? A vantagem numérica do Universo 07 permaneceu. "Ah, mas o Gohan não mitou!" Sim, e daí? Seria ótimo ele ter derrubado Dyspo da arena sem ajuda de Freeza, mas a meu ver foi ainda melhor a chance aproveitada para dupla eliminação mediante à força e agilidade do oponente. Eu ainda não faço ideia do que ainda querem do Gohan nessa altura do campeonato.

Ele fez sua parte e construiu uma boa participação. Seria errado alguém vir me dizer que não gosto do personagem por aceitar seu desempenho abaixo do esperado pela maioria. Então chama-lo de lixo, vacilão ou medíocre após expectativas frustradas é uma maneira de expressar que no fundo gosta dele? Esse é o ponto de discussão. Ódio e gosto se confundem. Em algumas pessoas isso funciona mais superficialmente, no sentido de Gohan não ter êxito fazendo com que o espectador, que não gosta, o critique. Não existe gosto lá no fundo (e não estou chamando de superficial quem é fã de Dragon Ball e odeia tal personagem). Tem quem odeie só por odiar. Assim como tem quem odeie por fantasias quebradas, mas quer, no fundo do coração, que o Gohan seja bem-sucedido. E outros que gostam do personagem, mas se contentam com o melhor possível que ele pode mostrar. Neste grupo eu me incluo, certamente. Sei que às vezes me cobro excessivamente quando vou escrever alguma história ou algum capítulo de uma série daqui do blog (pode ser o capítulo inteiro ou uma cena importante), mas nem por isso descarrego a frustração resultante disso nas pessoas do meu convívio. Em outras palavras, se já não exijo muito dos outros, pra quê vou exigir de um personagem que possui justificativas para não ser bom o bastante aos que criticam? Por isso é importante reconhecer limitações e, muito além de um anime, levar isso à vida real.

Pior do que ser cobrado é se cobrar. E Gohan não o faz, vide o "tapa na cara" que deu a si mesmo ao ter ciência de ser inexperiente depois de uma luta contra Kuririn. Ele tem muito mais a aprender do que a cobrar de si mesmo. Diante de tantos comentários desfavoráveis, a conclusão é óbvia: Gohan é o personagem mais incompreendido de Dragon Ball.

Postagem falando sobre a improbabilidade de Gohan ser bem aproveitado como lutador:

http://universoleituracontoscreepys.blogspot.com.br/2017/10/por-que-gohan-dificilmente-recebera-um.html

*A imagem acima é propriedade da Toei Animation e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://www.comboinfinito.com.br/principal/dragon-ball-super-124-125-gohan-sera-eliminado/

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Coringa

10 melhores frases de Vegeta

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Cavaleiros do Zodíaco

10 melhores frases de Matrix

Gifs assustadores que não vão deixar você dormir! (Especial Palhaços)

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de "V de Vingança"

Por que Gogeta muito possivelmente NÃO aparecerá em Dragon Ball Super: Broly?