Por que eu não peço comentários? (Finalmente a resposta)

Juro que meu desempenho é muuuito superior à isso no papel
Houve um tempo, mais precisamente no primeiro ano do blog, que eu realmente esperava algum retorno por parte dos leitores que hoje carinhosamente chamo de gasparzinhos e costumava pôr bem no finalzinho da postagem a frase que não me atrevo mais a incluir. Gostou do post? Comente e compartilhe no G+. Desse jeito aí mesmo. Nunca era "nas rede sociais", o G+, na época que ainda valia a pena perder uns bons minutinhos acompanhando as postagens, era priorizado de uma maneira que parecia estar tornando ele a única opção de fato aceitável para compartilhar minhas obras. De modo natural fui perdendo, meio que sem perceber, esse hábito e lá no fundo tinha certeza que não bastava. Posteriormente, revi essa visão, mas sem me enxergar como um ex-mendigo.

Com esse esclarecimento não quero enfatizar nada que seja interpretado como "não gosto de receber comentários". Quem afinal em sã e plena consciência cria um determinado conteúdo após investir tempo e disposição nele e acredita que nenhum retorno vá lhe satisfazer? De vez em quando recebo umas opiniões e dou uma checada lá na aba de comentários do Blogger e formo um sorriso de contentamento quando vejo lá um nome diferente, mesmo quando é anônimo. É ainda mais gratificante quando a opinião é superpositiva. Mas sanando de vez a dúvida (que talvez não seja de ninguém, mas enfim...): Eu desisti de pedir feedbacks nas postagens exatamente por respeitar a liberdade dos leitores em opinar ou não sobre o conteúdo. Não que você pedir comentários seja algo grosseiro ou obrigativo, mas, claro, tudo possui seu limite. E já vi bastante desse limite sendo quebrado no Nyah! Fanfiction com autores que dão a entender ameaçarem parar com a história caso não tenha X comentários, o que é de uma tremenda falta de respeito com seu público. Mesmo com ideias em potencial isso acontece, o autor só mira seu interesse unicamente no número de críticas e encerra (às pressas) ou abandona a história sem dar a mínima para quem acompanhou "nas sombras". Ou sequer pensou nesse seleto grupo. Aproveito e aconselho: Tal atitude não é exemplo a seguir.

Falo isso porque particularmente eu não acredito, não me passa pela cabeça, você postar um conteúdo na internet e o mesmo ficar totalmente "invisível", do tipo que passa despercebido por todos e nunca sendo conferido, apreciado e comentado. Isso pra mim não existe. Então para quem está começando agora nesse lance de blogar (o negócio que rende fruto$ atualmente é Youtube, mas creio na existência dos blogueiros iniciantes nas plataformas gratuitas nesta época) e sentiu que não teve um bom começo de carreira por ter recebido um número de comentários abaixo do esperado, vou dar a dica mais simplista aqui: Não desista. Sempre olhe as estatísticas, seu blog pode estar sendo visitado em vários países diferentes. Exponho abaixo os números de acessos com relação ao público nacional e internacional do Universo Leitura entre as 10 horas de ontem (03/06) e às 09 horas de hoje (04/06) (de acordo com o Blogger):

Brasil: 181 | Estados Unidos: 11 | Holanda: 2 | Bélgica, Equador e México: 1

Nenhuma surpresa o blog possuir maiores acessos daqui do Brasilzão mesmo. Só resumindo, as três maiores concentrações (por semana, por mês e por ano) são no Brasil, nos Estados Unidos e na Rússia. Isto serve para tranquilizar quem acredita que perdeu tempo com um blog impopular. Olhar os números é de grande importância. Saber que tenho leitores fantasmas me deixa sim menos desanimado, pois antes ser lido sem reconhecimento expressado do que nunca lido e ainda assim continuar o trabalho (escrevendo para as paredes, como dizem). Reitero a questão da liberdade do público em comentar ou não seu conteúdo. Nas minhas fanfics eu sempre deixo claro que críticas construtivas são bem-vindas e que a pessoa está à vontade para tecer um comentário ou apenas permanecer lendo até o fim, mas que é sempre válido favoritar a história para assim eu ter ciência de que existe uma alma viva acompanhando meus escritos. Aqui é meio diferente, passei a deixar subtendido que quem quiser comentar o faça e quem não estiver afim... tudo bem, ao menos você está lendo algo que eu posto. E uma opção para quem não tem muito estímulo para comentar (às vezes pode ser até por timidez, eu sei bem como é) são as reações, bem aqui embaixo e que há alguns dias mudei para "Gostei" e "Não gostei" quando antes eram três opções "Ótimo", "Regular" e "Ruim", acho que do jeito que está é mais simples e completo.

Receber opiniões tem sua importância fundamental para o crescimento de qualquer criador de conteúdo, mas é preciso reconhecer que não é mandatório você pedir que comentem e nem as pessoas de comentarem. A liberdade reside nos dois lados.

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Bob Esponja

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de O Homem de Aço