Por que sou contra ao Dreamcast? (Fanfic)


Alguém que já se aventurou pelo universo das fanfics deve ter topado, em algum site, com histórias que se utilizam de uma técnica que à primeira vista não aparenta ser nada demais, porém para qualquer leitor e autor que empresta cuidado à suas obras e detém uma certa seletividade ao conteúdo, a perspectiva muda se for feita uma análise que não necessita de muita queima de neurônios. Me refiro ao famigerado Dreamcast que pela tradução já se tem uma ideia de como funciona no âmbito das histórias criadas por fãs. É o elenco dos sonhos. É você sentir como se sua fic fosse uma novela ou série e você o showrunner ou produtor e elencar atores para "interpretar" personagens e depois prosseguir escrevendo. Essa liberdade imaginativa até certo ponto funciona.

O X da questão é: E quando passa a tornar-se um mau hábito consequentemente transformando-se em zona de conforto? Pois é, o Dreamcast, se excessivamente trabalhado, pode virar uma limitação criativa com relação à descrição de personagens. Você não vai estar criando um personagem, vai imagina-lo com base na aparência de um ator ou atriz que ficará com esse "papel". No processo de criação de um personagem a descrição de sua personalidade e aparência é de suma importância (logo a etapa mais difícil o que é justificável), tanto para a própria narrativa em si quanto para o seu crescimento enquanto autor. E se surgir a ideia e a vontade de lançar um livro? Obviamente você que passou anos a fio escrevendo histórias contendo personagens com as fuças dos seus atores e atrizes favoritos precisará tomar uma iniciativa para largar essa técnica super-preguiçosa. Sim, perdão pela franqueza, recorrer ao Dreamcast transparece preguiça. O próprio Dreamcast em si é uma limitação que impede a assumida de riscos e impulsionado por algum medo de errar.

Seja medo ou preguiça, o Dreamcast, na visão particular deste que vos escreve (e que por sinal adoraria que suas histórias fossem transpostas à TV mas nem por isso opta por imagina-los como atores interpretando seus personagens), não é uma escolha muito promissora para quem quer ser levado a sério como autor. Fazer de vez em quando, tudo bem, sem problemas. Só deixo claro que o ponto aqui é a respeito daqueles que usam, abusam e se embriagam desse recurso e não se prestam a arriscar e corrigir seus pontos fracos. Eu gostaria sim de dar essa dica para muitos ficwritters, mas vem aquele receio de ser mal respondido ou mal compreendido pois a força desse hábito pode levar também a defende-lo com unhas e dentes sem deixar espaço para ouvir críticas construtivas.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo e foi usada e editada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://twitter.com/kawaiipotatorob

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de My Hero Academia

Números ou estrelas? Sobre as notas nas reviews...