6 animes antigos que preciso começar a ver (e já!)


As série citadas abaixo foram postergadas por mim durante anos, mas antes do meu contato mais estreito com a internet decorria de simples falta de oportunidades. Eu acredito que todas elas tiveram exibições tanto na TV aberta como na fechada (a maioria, creio) aqui no Brasil, só que como sou da geração que consumiu TV Globinho em overdose, não tive a menor chance de conhecer estes animes tão famosos cujas tramas me despertaram um interesse real (ao contrário de outros animes tão famosos quanto), animes que prometi a mim mesmo apertar o play no primeiro episódio algum dia, mas... sou um rapaz muito procrastinador, como já falado aqui noutras vezes, e fiquei empurrando e adiando à medida que animes mais atuais e recentes continuavam ganhando minha atenção e preenchendo minha grade que limitei a somente três acompanhamentos e se passar disso vira bagunça.

Portanto, listei abaixo os animes dos anos 90 que urgentemente preciso ver porque essa vida é curta demais para ficar empurrando animes tão instigantes para a última hora:

1 - Yu Yu Hakusho 


Eis um verdadeiro classicão da Era Manchete pelo que andei lendo pelas bandas das interwebs e com o plot que a obra tem a apresentar eu não tenho motivos para duvidar do sucesso feito na longínqua e saudosa década de 1990, época onde a TV aberta brasileira escancarava as portas para as animações japonesas brilharem e fornecerem números satisfatórios de audiência. No meu entendimento, a história de Yusuke Urameshi, um delinquente que torna-se herói por acaso, fez parte do início de uma nova era que hoje, infelizmente, não exibe mais nenhum vestígio. O que nesse anime me pegou de fato? Pra começar: É sobrenatural. Em segundo: Tem lutas. E terceiro: Personagens interessantes à primeira vista. Fico curioso para conferir como Togashi desenvolveu esse background fantástico enviesado no misticismo e paranormalidade e não posso esperar nada menos do mesmo autor do ótimo Hunter X Hunter. Inclusive, vi amostras na TV há poucos anos, só que numa emissora local que não possui direitos legais sobre a transmissão e não segui por três razões: 1) A emissora tinha fama (ainda tem) de vacilar na exibição não respeitando a cronologia, chegando a cortar aberturas e encerramentos. 2) Ao que parecia, o anime já estava num estágio bem avançado do enredo. 3) Eu não gosto da emissora. Yu Yu Hakusho permanece na minha lista e espero mante-lo na outra lista que chamo de "Vale a Pena Ver de Novo".

2 - Samurai X 


Pensar que um anime deste gabarito foi exibido num programa matutino da Angélica (o Angel Mix) em 1999. O elemento que favoreceu a atração inicial foi a sua arte, bastante caprichada esteticamente.
Como tenho um fraco por animes que envolvam combates acirrados e sangrentos (dotado de boas histórias, logicamente), não deixei passar batido e o adicionei a lista. Originalmente chamado de Rurouni Kenshin, o anime narra a história de Kenshin Himura que larga a vida de samurai para viver um cotidiano normal, mas os perigos o perseguem o forçando à retornar ao campo de batalha. Uma premissa realmente atraente e sendo um anime com viés "realista" e pé no chão já torna-se um boa pedida para dar um tempo na fantasia e mergulhar nas histórias que exploram conceitos mais mundanos. Não importa se meninas com menos de 15 anos fazem o tipo do autor, eu percebo um anime digno de ser conhecido, então é aconselhável separar as coisas.

3 - Neon Genesis Evangelion 


Robôs gigantes mega-estilosos que batalham contra monstros gigantes?! Ótimo, eu topo. Evangelion é uma das obras do gênero Mecha mais conceituadas e aclamadas da história dos animes, mas como não me atraio por animes pela fama crescente que possuem, logo é bem verdade que a série carrega no seu gênero o ideal básico para me envolver. Já ouvi falar que a proposta é muito mais pesada, algo que transcende os conflitos entre robôs e monstros (denominados Anjos, por mais irônico que pareça) tendo um status de "difícil" ou "confuso". Será? Uma trama que promete bastante ação ao mesmo tempo que aprofunda outras questões pertinentes (psicológicas e filosóficas) não é de se jogar fora.

4 - Berserk (1997 - 1998)


Berserk provavelmente foi incluído no pacote dos adiados um tempinho depois dos demais e fiz várias pesquisas a respeito de sua trama geral. Pela sinopse da Wikipédia, não tenho impressões negativas quanto a premissa em si que reúne vingança, violência sanguinolenta, traição, significado de humanidade etc. Contém temas profundos e densos que nunca deixaram e nunca deixarão de me atrair e essa mistura de narrativa de época com guerreiros assassinos aliado a uma base fantasiosa voltada ao sobrenatural, tudo isso me mostra que talvez eu esteja protelando um anime que pode dizer a que veio logo nos seus primeiros minutos ou episódios.

5 - Tenchi Muyo!


De vez em quando rememoro uma manhã de domingo que liguei na Band e estava passando um episódio (provavelmente reprise) desta série um tanto quanto... peculiar, em primeira análise. E isto é razão suficiente para atiçar curiosidade e destrinchar seu enredo do início ao fim. Afinal, o que devo esperar de uma trama que mescla ficção científica com alienígenas e sobrenatural? Do infimamente pouco que lembro, me parece ser algo que rende boas cenas cômicas e tem bons animes que realizam essa mistura de fantasia e comédia com muita substância como Zatch Bell e Mob Pyscho 100. Fico na espera de que quando eu iniciar meu relacionamento com esse anime esta amálgama seja bem desenvolvida. Tenchi Muyo! já teve exibição através da Band pelo famigerado Band Kids apresentado pela memorável Kira (pra quem acompanhou diariamente na época e eu, por azar, nunca, não por não ter nascido ainda, mas desinformação mesmo), além de OVAs e certamente aparenta ser uma produção descompromissada com a seriedade.

6 - Cowboy Bebop 


Esta produção de cunho futurista (tudo se passa no ano de 2071) certa vez já me motivou a assisti-la por meio de pequenos trechos do seu filme já exibido em canais fechados da rede HBO. Caçadores de recompensas que se metem nas altas confusões seja na terra ou no espaço. Neste aqui vou movido por total curiosidade, sem grandes expectativas. Do jeito que está sendo meio difícil falar sobre animes que não conheço tanto, vou parar por aqui.

Como menção honrosa, cito Gundam Wing de 1995 (o anime que acreditei que fosse passar na TV Globinho por estar incluso num álbum de figurinhas quando na verdade sua exibição ocorria no Cartoon Network... enfim, olha o que faz a pura inocência de criança hahah). Não prometo nada, mas sim, eu desejo, anseio e quero muuuito conferir todos eles e quem sabe estabelecer um vínculo tão intenso quanto eu tenho com Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon, Digimon e entre outros.

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: https://www.animeunited.com.br/noticias/yu-yu-hakusho-obra-tera-nova-animacao/
                                     https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/nobuhiro-watsuki-autor-de-samurai-x-e-acusado-de-possuir-pornografia-infantil/
                                     http://nerdgeekfeelings.com/animes-neon-genesis-evangelion-entenda-a-historia-com-uma-linha-do-tempo/
                                     https://www.fatosdesconhecidos.com.br/5-melhores-animes-para-iniciantes-assistirem/
                                     http://www.arrobanerd.com.br/tenchi-muyo-sem-necessidade-de-seriedade/
                                     https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/see-you-space-cowboy-cowboy-bebop-vai-virar-serie-live-action/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Bob Esponja

10 melhores frases de O Homem de Aço

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)