Hatsu é um herói e Zamasu o vilão?! As diferenças e semelhanças ideológicas de ambos


Em Dragon Ball Super, na saga de Goku Black, conferimos um vilão diferenciado em determinados aspectos, fora a ambição nefasta que supera a de antagonistas anteriores simplesmente resumida à destruição dos humanos (o que não está circunscrito somente à terráqueos, afinal saiyajins e indivíduos pertencentes à outras raças alienígenas também são considerados humanos - não é informação que tirei da bunda pra pagar de "sabidão", OK? Veja esse vídeo) para conquistar a glória como um deus único e inquestionável. Este foi Zamasu, o aprendiz de kaioshin do Universo 10 que, chegando a matar Gowasu, seu tutor (cansado de ficar só servindo chá pro velhote =P), gananciava um poder que o elevasse à alcunha divina para ser adorado e venerado, nutrindo um ódio profundo por humanos e decidido a extermina-los. Entretanto, o verdinho resolveu dar cabo do seu plano se apoderando do corpo de um mortal (!), no caso Goku, mais precisamente de uma outra linha temporal acessada por meio do anel do tempo, numa troca realizada através de um desejo feito ao Super Shenlong. Não bastasse essa contradição, mais tarde, em Dragon Ball Heroes, após ser revivido, Zamasu firma aliança com Hatsu, um mortal (!!) integrante dos Guerreiros da Área Central, numa artimanha para aniquilar com Zen'oh-Sama e todos os deuses.

Na conformidade de objetivos entre os dois, há pequenas distinções notáveis (e que até sobrepõem-se às semelhanças). Mas a hipocrisia, de maneira geral, é a mesma! Zamasu e Hatsu tinham projetos de poder praticamente iguais. O primeiro desejava o poder e o triunfo sobre uma casta inferior de seres, enaltecendo a classe divina, mas precisou recorrer ao corpo de um humano poderoso para atuar de acordo com seus intentos e seu apreço por divindade se relacionava com ele mesmo já que assassinou deuses por mero egocentrismo, e o segundo tinha uma gana de tirar Zen-oh, o ser supremo criador de todos os universos, do pedestal que ocupa por julga-lo incompetente pois o anão colorido (ou os anões coloridos, eu quase sempre me esqueço que tem dois) age de modo caprichoso, tal como Bills no exercício de sua função, apagando universos arbitrariamente. Diante do discurso final de Hatsu, no episódio 19 do anime de DBH, onde ele afirmou que pretendia libertar os mortais da falsa liberdade e acabar com a subserviência imposta por Zen-oh e os deuses (além de confessar que foi a quebra de limites de Goku e Vegeta que lhe fez descobrir um certo fascínio pelos mortais), vem um simples questionamento: Seria Zen'oh o vilão e Gogeta o anti-herói? E outro: Na comparação com Zamasu, seria ele o vilão? Eu considerei na minha review do episódio 19 de DBH que essas últimas palavras do Hatsu não passariam do clichê discurso falsamente pacificador por se ver derrotado e talvez até seja isso mesmo. Essa epifania iluminada do Hatsu é desconfiável por evidentemente vir de um personagem com ideais extremos postos na prática sob métodos tão extremos quanto, o que inclui destruir um planeta habitado pelos mortais que ele queria tanto "proteger". E é nisso que se encontra a hipocrisia de Hatsu, tal qual Zamasu.

Quem caiu nesse papinho furado do Hatsu ignorou completamente a ideia de que substituir Zen-oh significaria, para ele, obter poder absoluto sobre mortais de todos os universos. O que iria garantir que ele fizesse igual ou pior que Zen'oh que não passa de uma criatura com a mentalidade de uma criança na primeira infância? Eu acho que temos exemplos da história real de pessoas que lutaram pela liberdade com meios radicais "justificados" por fins aparentemente bondosos. Portanto, a fala de Hatsu não o coloca acima de Zamasu na questão da "repressão do bem". E muito menos Gogeta deve ser qualificado como anti-herói, ele não fez mais que a sua obrigação (por mais que a resolução do embate tenha sido preguiçosamente fácil com aquele "One Punch Man" chinfrim). O que exime a crítica aos Zen'ohs é o modo infantil de agir, eles não possuem a menor maturidade para compreender tamanha responsabilidade. Pois bem, o veredito: Zamasu e Hatsu estão dentro do mesmo balaio, são farinha do mesmo saco, apesar das características opostas no meio das várias similaridades que compartilham.

Vejam aí que engraçado, um simples "anime de lutinha" nos levando a pensar com reflexão. O mais interessante é ter advindo de uma série promocional de um jogo de Dragon Ball descompromissado com lógica e coerência. Prova que não apenas Hatsu deveria ser (muito bem) aproveitado, dado esse ponto ideológico que marca sua personalidade, o arco do Conflito Universal merecia uma chance no mangá de DBS para futuramente tornar-se animação como sequência canônica.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://aminoapps.com/c/dragonballsuperoficialtm/page/blog/n-o-v-i-d-a-d-e-s-dragon-ball-analise-do-episodio-8-de-super-dragon-ball-heroes/42ke_vPNCYuJ6Rvg1oKrz4d8E5GbQpW6p40

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X