Crítica - Cadáver


O roteiro devia ir pro incinerador.

AVISO: A crítica abaixo contém SPOILERS.

A crise criativa em relação aos longas de terror norte-americanos permanece cavando esse poço sombrio de desinspiração total. Reclamar disso aqui no blog é chover molhado, já faz alguns anos que venho manifestado essa minha insatisfação, não adianta ter que me repetir sobre mais um produto defeituoso referente às diversas vertentes do terror, especialmente o sobrenatural. O gênero dificilmente esboçará sinais de melhora ou inovação no futuro, pois eu entendo que é uma fonte de entretenimento muito suscetível ao desgaste. "Cadáver" é o mais recente exemplar dessa safra insuficiente. Eu sinceramente não queria ter nada a dizer sobre esse filme justamente por ele não dispor de um material que valha a pena explorar tanto do ponto de vista do roteiro quanto do público. Simbolicamente, pode ser visto como representação do status quo do terror com a entidade demoníaca se arrastando e presa a um receptáculo mutilado (uma carcaça degradável).

A impressão que se tem é que existem dois filmes num só. Aliás, um pacote incompleto, considerando que o prólogo mostrando o exorcismo de Hannah Grace mais parece o clímax de um genérico filme tematizado de possessão diabólica e logo em seguida, com o desfecho do pai matando sua filha asfixiada com o travesseiro para acabar com seu sofrimento (a luz da coerência não iluminou a mente do roteirista, pois se a entidade era dominante, Hannah estaria fora de contato por mais que pudesse lutar contra o parasita e assumisse o controle por uns míseros segundos, logo a atitude do pai não deveria ter nenhuma eficácia se a entidade continuava lá), somos apresentados a um longo material extra introduzindo Megan Reed que é admitida à um necrotério no turno noturno após um trauma atormenta-la. O background dramático da personagem é um fiapo que não se desenrola, o filme não dá-se ao trabalho de destrinchar assim como não instiga o espectador a querer saber. Ela trabalhava na polícia e um caso de hesitação em atirar no bandido (que assassinou o parceiro e fugiu) condenou sua carreira a nível psicológico, fazendo-a ficar viciada numas pílulas que sabe-se lá quais efeitos produz (o famoso rivotril, talvez?). Me soa meio irônico que ela tenha sofrido um trauma de um fracasso como policial e resolver superar isso empregada num necrotério e logo durante a madrugada. Uma pessoa nesta condição está perfeitamente bem se acha que aguenta o tranco. Ninguém em plena e sã consciência guarda marcas de um evento traumático e sai procurando uma válvula de escape que promova lembranças vívidas do que motivou a desistência do antigo ofício. Não faço ideia se a pretensão do filme é sair da mesmice do tema. Caso sim, falhou lindamente nisso.

Verdade seja dita: Filme de terror visto à noite dando sonolência não é bom indício. Porque foi a sensação penosa que o enredo proporcionou ao longo da maior parte. Quem se enjoa fácil de jump scare não vai sequer levar um sustinho de leve devido às cenas explicitamente prepararem o espectador para o momento de impacto que gerará a reação, mas não induz ao resultado esperado pela previsibilidade. Em suma, jump scares amadores (na minha experiência, não fiz nem a cadeira balançar, são aqueles sustos ínfimos, de quase nada, isto quando se permite funcionar - se houvesse um medidor de sustos, o filme não renderia mais do que dois tracinhos vermelhos que iam subir e descer rapidamente). A entidade sai da gaveta do necrotério para fazer sua lista de vítimas (a cada vez que mata, uma ferida do corpo regenera-se) e claro que o casalzinho protagonista (Megan e o policial Andrew, seu ex-namorado) sairia sobrevivente. A solução óbvia foi jogar Hannah no incinerador. Mas será que resolveria ao todo? Além disso, perderam a oportunidade de dar significação maior à depressão de Hannah que a ligasse ao demônio que poderia ser uma espécie personificação (uma tremenda bola fora).

Considerações finais:

Cadáver é dotado de uma história incoerente cujo destino mais justo enquanto no papel seria o mesmo da protagonista/entidade (como se o fogo extirpasse um ser sobrenatural do seu hospedeiro x_x) porque não tem a mínima condição de levar um plot desses a sério. Com uma fraca execução dos atributos que todo terror necessita para arrepiar, prender ou fazer virar o rosto numa cena pesada, o filme é vazio e auto-insustentável. O melhor pior filme de não-exorcismo.

PS1: O cara feio com quedinha pela mulher bonita é um clichê expressado pela relação entre o guarda Dave e Megan. Mas se Megan valesse uma aproximação, Andrew não seria ex (a cara de antipática dela levanta suspeita de que ela foi quem estragou a relação, só não sei se por conta do estresse pós-traumático, o longa não esclarece tal detalhe).

PS2: A força que Megan descobriu dentro de si vai colocar todas as moscas em perigo de extinção. E a cadeia alimentar?

PS3: Endoideceram o pai de Hannah para que ele invadisse o necrotério feito um desvariado irracional pra engatar ação. O cara só queria destruir o corpo da filha, mas podia ter pedido com mais educação né?

PS4: Vamos entender o seguinte: Quando o possuído morre, a entidade fica no corpo para assumir suas funções. Não é cagação de regra minha, é a forma mais coerente de se trabalhar a possessão. Porém, no caso de Hannah, quando o pai a sufocou, a entidade estava no comando. Logo não faz sentido Hannah ter morrido se a entidade tinha 100% de controle naquele momento e Hannah era a "co-piloto adormecida". A morte do possuído só pode ser provocada unicamente pela entidade de maneira física, seja torcendo o pescoço até quebrar ou dando múltiplas facadas na barriga.

PS5: Randy (o motorista que transporta os corpos) é aquela pessoa que puxa assunto tagarelando e enchendo suas falas de pormenores desnecessários te dando vontade de manda-la calar a boca de um jeito bem irritado.

PS6: Nem vou criticar o título original e o BR porque já inventei títulos meia-boca pros meus contos.

NOTA: 3,0 - RUIM 

Veria de novo? Não. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilsutrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-248052/fotos/detalhe/?cmediafile=21565376

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X