Biografia Nerd #9: Wolverine


O homenageado desta semana é um dos membros dos X-Men mais proeminentes que existe no Universo Marvel. Em uma série que aborda a história de grandes personagens da cultura nerd, é óbvio que Wolverine não podia ficar de fora. O carcaju já brilhou em várias aventuras pelos quadrinhos, em diversos arcos e sagas memoráveis, sempre destacando sua natureza selvagem e impulsiva, dilacerando com suas garras de adamantium todos aqueles que o ameaçam. Em meio a tantos mistérios em torno do seu passado, Wolverine não esconde seu heroísmo quando quer proteger a quem realmente gosta. Você confere abaixo sua biografia e sua significativa participação na segunda super-equipe mais incrível da Marvel, bem como sua origem.

Nome: James Howlett (Logan)
Nome original: Wolverine
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criador por: Herb Trimpe, John Romita, Len Wein

Primeira aparição nos quadrinhos e origem



O primeiro surgimento de Wolverine se deu em um arco de três partes na revista americana "The Incredible Hulk" em 1974, nos números 180, 181 e 182. No entanto, sua real criação foi em 1972. Na época, Roy Thomas substituiu Stan Lee como edito-chefe da editora Marvel. Foi introduzido nos "Novos X-Men" por Len Wein, quando este foi aconselhado a reformular os X-Men, inserindo assim Wolverine na nova formação do grupo que contava com mutantes de outras nacionalidades, com as habilidades similares do animal no qual ele foi inspirado: força, ferocidade e velocidade.

Na HQ de estreia, que por sinal era uma história do Hulk, Wolverine era uma agente trabalhando para a Força Aérea Canadense conhecida como "Arma X". Sua origem ainda era desconhecida, sendo assim apenas um coadjuvante lutando contra o gigante esmeralda. Na história citada, Wolverine apresentava luvas com garras de adamantium, que, no entanto, não faziam parte de seu esqueleto. Ainda não tinha suas famosas características: o fator de cura e o esqueleto de adamantium. Após algum tempo, a origem finalmente fora explicada aos leitores: O personagem se chamava James Howlett, nascido no século XIX, filho de John e Elizabeth Howlett. Apesar de estar em uma família rica, teve uma vida bastante difícil. Sua mãe era ausente, pela razão de ter perdido o primeiro filho. James, que era asmático, passava mais tempo junto de seus amigos, Rose e Cão. Certo dia, Thomas e Cão assassinaram John. A tragédia causou um grande trauma para James, que, motivado pela raiva, matou Thomas manifestado pela primeira vez sua principal habilidade: as garras de osso. Elizabeth suicidou-se por não suportar ver o ocorrido.


Falando com mais detalhes sobre sua origem, Logan foi cobaia de um experimento financiado pelo governo, no qual o principal objetivo era inserir uma liga metálica chamada adamantium, como parte do programa Arma X. Recebeu o codinome Wolverine durante a experiência e após ela perdeu todas as suas memórias e faria de tudo para recupera-las. Apenas veio a descobrir seu verdadeiro nome um bom tempo depois. O esqueleto revestido com o metal fictício lhe dá a habilidade de se regenerar facilmente, e devido a este fator seu envelhecimento é lento, o que faz com que sua real idade permaneça indeterminada. Os eventos que vivenciou após o experimento foram em duas guerras: Guerra Civil Americana e Segunda Guerra Mundial, sendo esta a última a qual lutou ao lado de Capitão América.

Grupos e arcos em que atuou. 



Tropa Alfa - Depois de conseguir fugir do programa, Logan viveu como um animal selvagem no meio das florestas canadenses, desmemoriado e agindo por instinto. Graças ao casal Heather e James McDonalds Hudson, que o encontraram e cuidaram dele, Logan pôde voltar ao convívio social. O herói Vindix o convidou para fazer parte de um grupo de heróis canadenses, a Tropa Alfa.

X-Men - A equipe onde Logan esteve mais atuante. Após ser convocado pelo Professor X para uma missão, cujo objetivo era salvar os outros mutantes de Krakoa, a "Ilha Viva". Logan obtém êxito na missão, e aceitou o convite do Professor para se tornar membro ativo dos X-Men, permanecendo nos EUA. Enfrentou inúmeros inimigos, como Apocalipse (onde já se tornou um de seus cavaleiros), Magneto, Samurai de Prata, Sentinelas, entre outros.

X-Force - Após o nascimento da primeira mutante depois do Dia M, Ciclope foi organizador de uma nova equipe em formação: a X-Force. Liderada por Wolverine, a equipe contava com X23, Apache, Lupina, Caliban e Hepzibah. A equipe serviu como uma espécie de Purificadores de vilões, o que permitiu que Wolverine e X23 manifestassem sua natureza selvagem, matando todos os inimigos que encontrassem pela frente.

Guerra Messiânica - Quando a Rainha Leprosa e sua Liga Sapiens sequestrou mutantes para ficar ainda mais forte, Ciclope convoca novos membros para a X-Force, mantendo Wolverine como líder. Os novos integrantes eram: Dominó, Vanisher e Elixir.

Vingadores - Wolverine foi um dos convocados para integrar a nova formação dos Vingadores. Capitão América convenceu-se de que ele seria um membro importante para ações mais violentas e bruscas, devido ao seu comportamento animalesco.

Guerra Civil - Durante a saga Guerra Civil, Wolverine foi encarregado para ir atrás do responsável pelas mortes ocorridas em Stamford, chamado de Nitro. Durante a busca, foi incinerado pelo vilão até os ossos, mas voltou e o derrotou em seguida.

Na TV


Wolverine já estrelou a primeira (e melhor) série animada dos X-Men, iniciada em 1992 e encerrada em 1997, totalizando 76 episódios em 5 temporadas. Nela, pudemos ver a rivalidade que há entre ele e Ciclope e o famoso triângulo amoroso Wolverine - Jean Grey - Ciclope.
Também participou da mais recente X-Men: Evolution, entre os anos de 2000 e 2003, sendo seu uniforme alterado para as cores laranja e preto. No ano de 2008 foi protagonista da série Wolverine e os X-Men, assumindo a liderança do grupo após um incidente entre Jean Grey e Professor X.
Mais recentemente, apareceu na série animada Os Vingadores: Os Super Heróis Mais Poderosos da Terra por algumas vezes, sendo estas no episódio "Conheçam o Capitão América" como um soldado na Segunda Guerra Mundial e no episódio "Os Novos Vingadores" onde uniu-se à Homem-Aranha e outros heróis para derrotar Kang. Também participou do último episódio da série na batalha final contra Galactus.
Fez uma aparição no desenho Ultimate Homem-Aranha, no episódio "Muito Louca", em 2012.

Nos cinemas


Como todos conhecem, Wolverine fez parte da formação dos X-Men na adaptação cinematográfica, que foi gerando uma trilogia, ainda hoje, muito criticada com o argumento de que o carcaju rouba a cena e ofusca personagens importantes, o que inclui Ciclope, o qual não é visto como líder da equipe. Hugh Jackman foi o escolhido e interpretou o mutante por 6 vezes, sendo duas em dois filmes fracassados ("O Confronto Final" e "Oringis") e quatro em filmes bem sucedidos (X-Men: O Filme, X-Men 2, Wolverine Imortal e Dias de um Futuro Esquecido). A maneira como encarna o personagem foi tão bem executada e aceita que não se pensa em outro nome para substitui-lo quando o mesmo tiver que abandonar as garras - coisa que, queiram ou não os fãs, um dia vai acontecer.
Não se sabe se Jackman retorna para o próximo longa da franquia, intitulado, até agora, X-Men Apocalipse, que estreia em 2016.
Só o tempo dirá e esperemos para ver o futuro desta bagunçada franquia... e que nosso querido Wolverine tenha um tempo de tela mais equilibrado.

Gostou do post? Comente e compartilhe no G+

Comentários

  1. Você tinha que dizer que hoje em dia o Wolverine é o direto da escola Jean Grey, porque isso é um marco importante na história dele, saiu de assassino sanguinário para direitor responsável por criança mutantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, esqueci desse detalhe por pura desinformação ._.

      Excluir
  2. Wolverine é um dos meus personagens favoritos, mas ainda acho que Cilope >>>>> Wolverine.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.

As 10 +

10 melhores frases de Vegeta

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de O Homem de Aço

Gifs assustadores que não vão deixar você dormir! (Especial Palhaços)

10 melhores frases de Coringa

10 melhores frases de Cavaleiros do Zodíaco

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de Death Note

As Meninas Superpoderosas: A História de Brenda

Crítica - Saint Seiya: Soul of Gold