Biografia Nerd #9: Wolverine


O homenageado desta semana é um dos membros dos X-Men mais proeminentes que existe no Universo Marvel. Em uma série que aborda a história de grandes personagens da cultura nerd, é óbvio que Wolverine não podia ficar de fora. O carcaju já brilhou em várias aventuras pelos quadrinhos, em diversos arcos e sagas memoráveis, sempre destacando sua natureza selvagem e impulsiva, dilacerando com suas garras de adamantium todos aqueles que o ameaçam. Em meio a tantos mistérios em torno do seu passado, Wolverine não esconde seu heroísmo quando quer proteger a quem realmente gosta. Você confere abaixo sua biografia e sua significativa participação na segunda super-equipe mais incrível da Marvel, bem como sua origem.

Nome: James Howlett (Logan)
Nome original: Wolverine
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criador por: Herb Trimpe, John Romita, Len Wein

Primeira aparição nos quadrinhos e origem



O primeiro surgimento de Wolverine se deu em um arco de três partes na revista americana "The Incredible Hulk" em 1974, nos números 180, 181 e 182. No entanto, sua real criação foi em 1972. Na época, Roy Thomas substituiu Stan Lee como edito-chefe da editora Marvel. Foi introduzido nos "Novos X-Men" por Len Wein, quando este foi aconselhado a reformular os X-Men, inserindo assim Wolverine na nova formação do grupo que contava com mutantes de outras nacionalidades, com as habilidades similares do animal no qual ele foi inspirado: força, ferocidade e velocidade.

Na HQ de estreia, que por sinal era uma história do Hulk, Wolverine era uma agente trabalhando para a Força Aérea Canadense conhecida como "Arma X". Sua origem ainda era desconhecida, sendo assim apenas um coadjuvante lutando contra o gigante esmeralda. Na história citada, Wolverine apresentava luvas com garras de adamantium, que, no entanto, não faziam parte de seu esqueleto. Ainda não tinha suas famosas características: o fator de cura e o esqueleto de adamantium. Após algum tempo, a origem finalmente fora explicada aos leitores: O personagem se chamava James Howlett, nascido no século XIX, filho de John e Elizabeth Howlett. Apesar de estar em uma família rica, teve uma vida bastante difícil. Sua mãe era ausente, pela razão de ter perdido o primeiro filho. James, que era asmático, passava mais tempo junto de seus amigos, Rose e Cão. Certo dia, Thomas e Cão assassinaram John. A tragédia causou um grande trauma para James, que, motivado pela raiva, matou Thomas manifestado pela primeira vez sua principal habilidade: as garras de osso. Elizabeth suicidou-se por não suportar ver o ocorrido.


Falando com mais detalhes sobre sua origem, Logan foi cobaia de um experimento financiado pelo governo, no qual o principal objetivo era inserir uma liga metálica chamada adamantium, como parte do programa Arma X. Recebeu o codinome Wolverine durante a experiência e após ela perdeu todas as suas memórias e faria de tudo para recupera-las. Apenas veio a descobrir seu verdadeiro nome um bom tempo depois. O esqueleto revestido com o metal fictício lhe dá a habilidade de se regenerar facilmente, e devido a este fator seu envelhecimento é lento, o que faz com que sua real idade permaneça indeterminada. Os eventos que vivenciou após o experimento foram em duas guerras: Guerra Civil Americana e Segunda Guerra Mundial, sendo esta a última a qual lutou ao lado de Capitão América.

Grupos e arcos em que atuou. 



Tropa Alfa - Depois de conseguir fugir do programa, Logan viveu como um animal selvagem no meio das florestas canadenses, desmemoriado e agindo por instinto. Graças ao casal Heather e James McDonalds Hudson, que o encontraram e cuidaram dele, Logan pôde voltar ao convívio social. O herói Vindix o convidou para fazer parte de um grupo de heróis canadenses, a Tropa Alfa.

X-Men - A equipe onde Logan esteve mais atuante. Após ser convocado pelo Professor X para uma missão, cujo objetivo era salvar os outros mutantes de Krakoa, a "Ilha Viva". Logan obtém êxito na missão, e aceitou o convite do Professor para se tornar membro ativo dos X-Men, permanecendo nos EUA. Enfrentou inúmeros inimigos, como Apocalipse (onde já se tornou um de seus cavaleiros), Magneto, Samurai de Prata, Sentinelas, entre outros.

X-Force - Após o nascimento da primeira mutante depois do Dia M, Ciclope foi organizador de uma nova equipe em formação: a X-Force. Liderada por Wolverine, a equipe contava com X23, Apache, Lupina, Caliban e Hepzibah. A equipe serviu como uma espécie de Purificadores de vilões, o que permitiu que Wolverine e X23 manifestassem sua natureza selvagem, matando todos os inimigos que encontrassem pela frente.

Guerra Messiânica - Quando a Rainha Leprosa e sua Liga Sapiens sequestrou mutantes para ficar ainda mais forte, Ciclope convoca novos membros para a X-Force, mantendo Wolverine como líder. Os novos integrantes eram: Dominó, Vanisher e Elixir.

Vingadores - Wolverine foi um dos convocados para integrar a nova formação dos Vingadores. Capitão América convenceu-se de que ele seria um membro importante para ações mais violentas e bruscas, devido ao seu comportamento animalesco.

Guerra Civil - Durante a saga Guerra Civil, Wolverine foi encarregado para ir atrás do responsável pelas mortes ocorridas em Stamford, chamado de Nitro. Durante a busca, foi incinerado pelo vilão até os ossos, mas voltou e o derrotou em seguida.

Na TV


Wolverine já estrelou a primeira (e melhor) série animada dos X-Men, iniciada em 1992 e encerrada em 1997, totalizando 76 episódios em 5 temporadas. Nela, pudemos ver a rivalidade que há entre ele e Ciclope e o famoso triângulo amoroso Wolverine - Jean Grey - Ciclope.
Também participou da mais recente X-Men: Evolution, entre os anos de 2000 e 2003, sendo seu uniforme alterado para as cores laranja e preto. No ano de 2008 foi protagonista da série Wolverine e os X-Men, assumindo a liderança do grupo após um incidente entre Jean Grey e Professor X.
Mais recentemente, apareceu na série animada Os Vingadores: Os Super Heróis Mais Poderosos da Terra por algumas vezes, sendo estas no episódio "Conheçam o Capitão América" como um soldado na Segunda Guerra Mundial e no episódio "Os Novos Vingadores" onde uniu-se à Homem-Aranha e outros heróis para derrotar Kang. Também participou do último episódio da série na batalha final contra Galactus.
Fez uma aparição no desenho Ultimate Homem-Aranha, no episódio "Muito Louca", em 2012.

Nos cinemas


Como todos conhecem, Wolverine fez parte da formação dos X-Men na adaptação cinematográfica, que foi gerando uma trilogia, ainda hoje, muito criticada com o argumento de que o carcaju rouba a cena e ofusca personagens importantes, o que inclui Ciclope, o qual não é visto como líder da equipe. Hugh Jackman foi o escolhido e interpretou o mutante por 6 vezes, sendo duas em dois filmes fracassados ("O Confronto Final" e "Oringis") e quatro em filmes bem sucedidos (X-Men: O Filme, X-Men 2, Wolverine Imortal e Dias de um Futuro Esquecido). A maneira como encarna o personagem foi tão bem executada e aceita que não se pensa em outro nome para substitui-lo quando o mesmo tiver que abandonar as garras - coisa que, queiram ou não os fãs, um dia vai acontecer.
Não se sabe se Jackman retorna para o próximo longa da franquia, intitulado, até agora, X-Men Apocalipse, que estreia em 2016.
Só o tempo dirá e esperemos para ver o futuro desta bagunçada franquia... e que nosso querido Wolverine tenha um tempo de tela mais equilibrado.

Gostou do post? Comente e compartilhe no G+

Comentários

  1. Você tinha que dizer que hoje em dia o Wolverine é o direto da escola Jean Grey, porque isso é um marco importante na história dele, saiu de assassino sanguinário para direitor responsável por criança mutantes

    ResponderExcluir
  2. Wolverine é um dos meus personagens favoritos, mas ainda acho que Cilope >>>>> Wolverine.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de O Homem de Aço

Crítica - Tá Dando Onda 2

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."