A CW e suas midseasons natalinas

Não bastando a trama fraca, resolvem trazer a "magia do natal"
para um episódio de enorme importância.
AVISO:  Há minúsculos spoilers do episódio 14x09, "The Spear". 

Pra começar deixando registrado e esclarecido que não tenho nada contra quem celebra a data, mas estou no meu direito de livre expressão de ignorar qualquer coisa associada e não ter apreço nenhum pelas singularidades comuns da festa. No mundo das séries americanas de canal aberto, em especial na emissora The CW, o natal é basicamente inserido como tradição temática obrigatória. Ocorreu em The Flash creio que em todas as temporadas. Com Supernatural isso não é enfiado sempre. Mas recentemente o nono episódio, o qual normalmente encerra a primeira leva de episódios veiculados para o período conhecido como Mid-Season Finale, da atual e morna 14ª temporada.

Os adereços natalinos estavam presentes em boa parte das cenas no principal ambiente onde a ação do episódio se concentrou. Ainda que não façam diferença no enredo, incomoda bastante, pelo menos pra mim, porque fica uma coisa muito deslocada. Eu posso ignorar cada detalhe, mas o momento da narrativa piscava um alerta de que a situação teria uma atmosfera sombria. Que necessidade tem um episódio de ápice que prepara um ponto de virada importante na trama se passar na noite de natal? Cadê o banho de sangue prometido? O natal é uma época que manifesta grande força a todo ano e se os elementos temáticos não interferem diretamente na narrativa, podem interferir na imersão do espectador que nunca cansa de reclamar da uva passa no arroz e, sobretudo, tá pouco se lixando pra data e quer mais ver a história andando consistentemente sem homenagear a festa do "bom velhinho".

Venhamos e convenhamos, é até desnecessário inserir clima de natal numa série fantasiosa. Quem gosta de comemorar, desconsidera minha opinião. Tô implicando com o menor dos problemas desse episódio, mas que a certo nível me inquieta. Poderia se passar na noite de natal, contudo sem fazer menções diretas à data ou apresentar indicações visuais que gritam "olha só, já é natal, que lindo!". Falando brevemente do episódio em si, infelizmente devo dizer que foi muito ruim (e ainda teve o retorno do Garth, personagem que detesto), o arco de Miguel dá a sensação de um vai-e-vem constante e com desdobramentos pouco interessantes. Jeffrey Dean Morgan foi confirmado para voltar como John Winchester no episódio 14x13 (o de número 300), o que é uma notícia tranquilizante e veremos se o caldo engrossa ou azeda de vez nos próximos 11 episódios que restam. OBS: Supernatural já teve um episódio dedicado ao natal chamado "A Very Supernatural Christmas" (3x08), exibido em 2007, e é também o único da série que nunca me dei ao trabalho de conferir por motivos óbvios. A Netflix também entrou nessa de "enfeitar" uma produção sua com o espírito do natal e a mesma é O Mundo Sombrio de Sabrina.

PS1: Miguel tá passando a impressão de ser pouco inteligente estrategicamente. Por que não invadir logo o Céu e chegar com o pé na porta auto-proclamando-se o novo chefe? O que o impede? Ficar engajado nessa de aprimorar monstros e criar um exército indestrutível não tem futuro. O Miguel da Terra 1, fosse tão mal quanto, não pensaria pequeno assim. Pelo visto, o plot do Grande Vazio + Lúcifer será empurrado para o mais tardar (leia-se: 15ª temporada).

PS2: Miguel só faltou colocar o gorrinho de Papai Noel, dizer "Hohohoh Feliz Natal!" antes de estalar os dedos - inclusive o que salva nesse episódio é a curiosidade gerada por isso (o que veio depois). Mal posso esperar (ironia, nem é pra tanto).

PS3: O gerador de pulso hiperbólico já era, a lança também... E agora? A adaga que mata arcanjos tá fora de questão com essa reviravolta bombástica de parar corações. Quais serão os novos recursos?

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://www.thewinchesterfamilybusiness.com/articles/article-archives/episode-previews/21389-wfb-preview-for-supernatural-episode-14-09

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Bob Esponja

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de O Homem de Aço