As 10 piores tentativas de se fazer uma boa adaptação

   Fonte: www.papelnerd.com.br
Demorei um pouco a voltar com as listas após o hiato, mas no atual momento é bastante seguro afirmar que elas voltaram definitivamente. Tentarei o máximo que puder evitar novas pausas, pois se caso ocorrer novamente, este blogueiro solitário (usarei este apelido com bastante frequência em posts como este, gostei dele rs) perderá cerca de 50% de sua motivação, que raramente desperta de seu longo sono. Mas indo direto ao assunto e esquecendo de vez a pausa, a lista de hoje trata de adaptações que não deram certo. Os motivos? São muitos. Diretores incompetentes, roteiros preguiçosos, atores inexperientes, efeitos pobres etc. As tentativas são várias, mas as razões para se ver tornam-se poucas quando o resultado não sai como esperado.

Confira abaixo os 10 filmes que certamente são adaptações odiadas por muitos e toleradas por poucos.


10 - Demolidor: O Homem Sem Medo


Divulgação: © 20th Century Fox/Marvel Entertainment
Um dos mais desprezados pelos fãs até hoje, sem dúvidas. Mark Steve Johnson não foi a melhor escolha para assumir a cadeira de diretor, mas a decisão foi inevitável, tal como a decepção do público nos cinemas. O longa, apesar de possuir bons elementos, pecou exatamente em diversos pontos que o fizeram ser considerado o que é hoje - e sempre será: uma fraca adaptação de um ótimo personagem, que poderia ter se saído muito bem nas telonas, se não fosse pela direção indescritivelmente ruim que sofreu.


9 - Homem de Ferro 3


Divulgação: © Paramount Pictures/Walt Disney Studios
Afinal, o que tem a se dizer sobre a trama de um filme mediano, cuja adaptação de um arco das HQs foi lamentavelmente mal inserida e tratada?
Pois é, nada a se dizer, apenas lamentar o fato da trilogia ter acabado assim.


8 - Resident Evil 4 - Recomeço 


Divulgação:©  Sony Pictures 
Vez ou outra fico meio indeciso sobre qual longa realmente é o pior da série: Este ou "Retribuição". O quarto filme da franquia geralmente não é visto com bons olhos pelo público fá dos games no qual o mesmo foi baseado, justamente pela infidelidade com os mesmos.
A sequência só agrava este problema, e a tendência é que o próximo, intitulado "The Chapter Final" siga o mesmo rumo.


7 - Homem-Aranha 3 


Divulgação: © Sony Pictures 
De fato, uma das mais execráveis adaptações já feitas. Os motivos são óbvios e muitos: Excesso de vilões, trama bagunçada, clichês horrorosos, excesso de efeitos especiais... enfim, uma espécie de efeito "bola de merda" (substituindo o "neve", e com razão) que encerrou pessimamente a trilogia, de forma ainda pior que a franquia do Homem de Ferro.

O que mais doeu nos fãs foi exatamente a infidelidade aos quadrinhos (o Peter "emo" é uma das provas disso, infelizmente).


6 - X-Men: O Confronto Final 

Divulgação: © 20th Century Fox 
Mais um que sofrera da "maldição das trilogias" incluso nesta lista. O pior erro do longa (como se fosse suficiente alegar apenas um como pior) não foi a desnecessária inclusão de certos mutantes, mas sim a fraquíssima adaptação de uma das sagas mais aclamadas pelos fãs de quadrinhos. A pseudo-Fênix Negra mostrada no filme não é nem um terço da magnitude da personagem nas HQs. Um desperdício que não é fácil de digerir.


5 - Percy Jackson e o Ladrão de Raios 

Divulgação: © 20th Century Fox 
As diferenças entre o filme e o livro foi um motivo mais que suficiente para a adaptação cinematográfica da série literária de Rick Riordan ser execrada pelo público. Arrecadando pouco nas bilheterias, Percy Jackson e o Ladrão de Raios figura entre as adaptações de livros para as telonas que menos possui fidelidade com seu material-fonte. Sem falar nas atuações sem graça, principalmente do protagonista.

Não sei porque decidiram continuar tentando, já que sua sequência, O Mar de Monstros, persiste no mesmo erro e não teve boa receptividade da crítica.


4 - Mulher-Gato 

Divulgação: © Warner Bros. 
Filmes de personagem femininas na época em que este foi lançado não eram pensados como uma fórmula de sucesso igualmente lucrativa como com filmes de heróis. Mas eis que no longínquo ano de 2004 resolveram apostar... em Selina Kyle. A atriz escolhida? Talentosa, claro. Bonita, de fato. Mas nem de longe parecida com a personagem. Halle Barry como Catwoman foi uma das piores escolhas de elenco já feitas na história dos filmes baseados em HQs. Com um roteiro escabroso, o longa conquistou a preferência de poucos e o desprezo de muitos.

Certamente, uma adaptação que faz o espectador procurar uma HQ somente pra esquecer esse lixo.


3 - Motoqueiro Fantasma 

Divulgação: © Columbia Pictures 
No nosso terceiro lugar, temos outra tentativa frustrada, esta, por sinal, conseguindo arrancar lágrimas... de desgosto. Una o diretor do fraco filme do Demolidor, a "belíssima" atuação de Nicolas Cage e um roteiro que... pelo amor de Odin! Como tiveram coragem de fazer um filme assim? Eu até poderia incluir Espírito de Vingança nesta lista, mas isto é impossível já que ela trata de tentativas fracassadas e não de insistências em erros...


2 - Lanterna Verde 

Divulgação: © Warner Bros. 
O longa de 2011 é uma verdadeira aula de como não se fazer uma adaptação cinematográfica decente. Vítima do ódio profundo de muitos que pagaram para vê-lo nos cinemas, Lanterna Verde, tal como "Batman e Robin", é um dos mais mal-recebidos filmes de personagem de HQ.

Sobre os defeitos do filme... preciso comentar? O próprio já diz por si só.


1 -  Dragon Ball Evolution 

Divulgação:© 20th Century Fox 
E no primeiro lugar, está, merecidamente, a adaptação de mangá/anime mais odiada da face deste planeta. Eu diria que Dragon Ball sofre do mesmo problema que Watchmen sofria antes de Zack Snyder realizar o filme da equipe: ele é infilmável. É preciso mais do que recursos de efeitos especiais, obviamente um roteiro que caiba dentro proposta que o roteirista ou diretor achar que melhor represente o anime.

Os fãs agradeceriam e muito se o longa fosse cancelado, mas não, lançaram nos cinemas este balde de água fria que de Dragon Ball apenas possui o nome.

Este filme pode ser tudo, ser chamado de qualquer nome, menos de Dragon Ball...


E esta foi a lista das tentativas dos estúdios de cumprir a árdua missão de adaptar algo de outra mídia aos cinemas. Elas provam que nem sempre dá certo, e que a vontade de lucrar nunca deve se sobrepor a de expor uma obra bem adaptada.


Gostou do post? Comente abaixo e compartilhe no G+. 

Comentários

  1. Homem de Ferro e Homem Aranha ainda assim são melhores que Resident Evil, e o primeiro lugar é super merecido pela horrível adaptação nem consegui ver o filme completo de tão ruim e tosco que ele é...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tanto é que passou recentemente na Sessão da Tarde. É daqueles casos em que o filme se encaixa na qualidade do tal programa rsrs.
      Em breve, as melhores adaptações já feitas ;)

      Excluir

Postar um comentário

Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

10 melhores frases de Os Incríveis

Crítica - Tá Dando Onda 2

5 personagens odiados de Dragon Ball

10 melhores frases de My Hero Academia