10 anos de Dragon Ball Multiverse


Um dos doujinshins mais famosos do anime (pra quem não sabe, o termo significa uma história criada por um fã derivada de uma obra original e oficial, ou seja, o mesmo que fanfiction - ficção de fã) está completando neste ano de 2018 uma década de produção. Particularmente, o vejo como mais atrativo que o famigerado AF, pelo menos das fanfics quadrinizadas que dão continuidade aos eventos de Dragon Ball Z, então neste sentido Multiverse é, digamos, o que melhor propõe consistência a todo o cânone que estabelece, aproveitando até personagens de filmes da franquia.

Arrisco dizer que é um tanto subestimada, principalmente para os que se julgam as mentes mais enciclopédicas sobre tudo o que concerne a Dragon Ball e ficam se gabando por consumirem produtos oficiais e acham que histórias saídas das mentes de fãs merecem ser esnobadas ou sequer reconhecidas (pois é, infelizmente essas pessoinhas existem). Se é uma obra feita de fã para fãs, logo o fato de ser de tal forma não a desqualifica, muito menos toma o direito de ser apreciada da mesma maneira que alguém curte um episódio de Dragon Ball (o que neste caso, a essência do Z é elevada à milésima potência). Multiverse tem lá seus exageros descabidos? Com certeza, muitos deles voltados aos fanservices, como, por exemplo, uma transformação gigantesca do Rei Cold com múltiplos braços e chifres espalhados pelo corpo todo. Mas a obra em si conta com poucos defeitos (tipo, uns especiais com traços bem... estranhos).

O mais compreensível de todos é a publicação à "conta-gotas", sempre variando entre duas ou três páginas por semanas, este último número sendo mais frequente com capítulos especiais focados em histórias ambientadas nos universos. A trama geral da fanfic é um torneio multiversal que além dos personagens que já conhecemos, traz uma boa gama de caras novas, em especial o super namekuseijin Gast Carcolh do Universo 7. Pois é, os universos também possuem numerações. Onde será que já vi isso mesmo hein? Não, calma, Multiverse iniciou em 2008, podendo ser teorizável que Dragon Ball Super se inspirou neste conceito muito interessante para se trabalhar na série, inspiração esta que culminou no Torneio do Poder cujo prêmio é similar ao do Torneio Multiversal - um desejo às esferas do dragão. A principal diferença entre as duas abordagens é que em DBM são 20 universos enquanto que no Super são 12 ao todo. Broly, por sinal, é figura carimbada e de grande destaque no início. Em suma, em Multiverse desenha-se muitos dos sonhos de fã, como um Vegeta Super Saiyajin 3.

Conheci em 2016 e digo que não me arrependo da grande maioria positiva do que li. Então aqui vai os meus parabéns a toda equipe que sem ganhar um centavo consegue reunir uma vasta pluralidade de elementos em um bom texto e artes dignas de um ótimo mangá.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://dragonballmultiverse.wikia.com/wiki/Dragon_Ball_Multiverse

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Bob Esponja

10 melhores frases de O Homem de Aço

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist