Caso Toyotaro (Foi plágio?)


Nesta semana saiu uma nova edição da revista V-Jump lá no Japão cuja capa mostra uma arte final de Goku nesta exata pose que por sua vez é a mesma que o Capitão América faz ao jogar seu escudo como elucida bem a imagem. O desenho foi feito por Toyotaro, o mesmo que se encarrega do mangá de Dragon Ball Super e com a similaridade gritante de ambas as posições dos personagens criou-se um espalhafato um tanto exagerado com várias críticas direcionadas ao mangaká que apagou um tweet com o desenho assim que essa bomba explodiu e gerou toda uma proporção que não deveria. "Quê isso, Lucas, ficou doido? Tá defendendo cópia descarada é?" Esse meu comentário não é passada de mão na cabeça do Toyotaro. Vamos analisar por partes: O que se tem falado até agora - e sendo bastante plausível - foi que ele utilizou uma técnica chamada tracing que nada mais é do que criar um desenho por cima de outro replicando uma posição. O plágio por definição é: copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria (para mais detalhes clique aqui). Quer dizer que agora uma mera pose tem direito autoral?

Poses iguais, de fato. Mas plágio? Onde, cadê? Não consigo ver, sinceramente. Não vou entrar no mérito de falar do que o levou a deletar o tweet, vai ver ele ficou nervoso com toda a repercussão negativa que veio à tona. O ponto aqui é esclarecer em relação à cópia da pose. O próprio Toyotaro já é conhecido por sua mania de reproduzir muitas posições de personagens antes desenhadas por titio Akira, inserindo-as em algumas cenas do mangá de Dragon Ball Super. Até aí tudo bem, pode ser considerado uma referência ou homenagem. A frequência disso é o problema. A diferença é que aqui trata-se de semelhança com uma outra obra e transmitindo uma suspeita de tracing (com 99,9999% de certeza). Mantenho minha visão de que todo esse bafafá em cima disso é bem desnecessário.

Não defendo o ato de Toyotaro, longe disso. É muita falta de profissionalismo o que ele fez, ainda mais vindo de alguém prometido a ser sucessor de Toriyama, porém distante de ser plágio (que seria caso fosse o Goku, sem a máscara, vestido com o uniforme do Capitão América jogando o escudo, colorizado com a mesma paleta e postado numa rede social qualquer dizendo ser "homenagem" ao super-soldado da Marvel). Temos somente a pose reproduzida e nada mais.

É errado desenhar por cima? Com certeza. Justifica todo o auê pra cair matando em cima do cara? Não. Parece que quiseram igualar forçosamente a intensidade de um erro como o plágio (que é crime, obviamente) com a de um tracing e com isso não digo que o mesmo é "nada demais". São erros diferentes com proporções diferentes. Um exemplo pra facilitar: Você mata uma abelha. Não é crime embora seja um ato naturalmente errado, sobretudo contra um inseto importante para o ecossistema. Agora você mata um cachorro, o que é um crime previsto em lei. Esse é o jeito menos problemático de explicar uma diferença tão simples para quem é cabeça dura ou se força a ser impulsionado por uma opinião já formada sobre o mangaká por ele não ser capaz de fazer o melhor mangá de Dragon Ball do universo.

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://www.vocesabiaanime.com.br/2018/05/artista-responsavel-por-manga-de-dragon-ball-super-acusado-de-plagio.html

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

10 melhores frases de Os Incríveis

15 desenhos que foram esquecidos

Crítica - Tá Dando Onda 2

5 personagens odiados de Dragon Ball