Mitologia em Foco #3: Amaterasu


Depois de dias e mais dias pensando sobre como dar um rumo eficiente para a série, decidi então posta-la semanalmente. Isso mesmo, agora toda semana um novo ser mitológico será abordado, de modo que a série cresça cada vez mais em conteúdo. No entanto, se caso algo surja para dificultar a vida deste blogueiro solitário, justificarei o porque da edição não ter sido publicada em certa semana em algum post menor, como os das dicas de animação, filmes e séries, por exemplo.

Direto ao ponto! Na edição de hoje você confere a lenda de Amaterasu, deusa bastante presente na mitologia japonesa e na cultura popular nipônica.

A Lenda


A divindade é também conhecida como Amaterasu-Oho-No-Kami, que significa "Grande Deusa Augusta que ilumina o céu", sendo muitas vezes representada segurando um disco solar . É chamada de deusa do Sol, aquela que vela sobre os homens e os enche de benefícios. Seu nascimento originou-se no olho esquerdo Izanagi, tendo bastante importância no panteão xintoísta, onde constam várias personificações de forças da natureza. A deusa possui 2 irmãos: Susano-o, que tinha como único prazer atormenta-la, e Uzume, conhecida como a deusa Xamã de alegria.

Conta-se que Amaterasu morava em uma gruta, juntamente com suas criadas, que lhe teciam rotineiramente um quimono "cor do tempo". Sua função diária era a de iluminar a Terra, todos os dias pela manhã. Porém, seu irmão, Susano-o, deus do Oceano, causou uma brincadeira na qual ele jogou um cavalo esfolado nos teares das criadas tecelãs. Uma delas morreu, após se atropelarem. Aborrecida pela atitude do irmão, a deusa se recolheu em sua gruta, fazendo com que a luz desaparecesse, logo trazendo uma inesperada escuridão para os deuses e deusas que entraram em pânico, pois assim como os humanos eles também não enxergavam nada.

Para que a luz retornasse, eles bolaram um plano na frente da gruta. Pediram à Uzume, a mais cômica das deusas, que distraísse-os em frente à gruta fechada na qual Amaterasu estava enfurnada. Como parte do plano, Uzume dançou provocantemente, mostrando suas partes íntimas fazendo caretas engraçadas. Os deuses caíram na risada pelo fato de Uzume os proporcionar divertimento facilmente. Amaterasu, vencida pela curiosidade, deixou a pedra que fechava a gruta entreaberta, dando a oportunidade para que os deuses usassem um espelho estendido até ela. No reflexo ela viu uma mulher esplêndida. Os deuses, por fim, agarraram-na e Amaterasu permaneceu eternamente fora da sua gruta. O mundo fora iluminado novamente.

Nos animes 

No anime/mangá Naruto, Amaterasu é uma técnica utilizada por Uchiha Sasuke e Uchiha Itachi que são usuários Mangekyou Sharigan.

Em Fairy Tail, Amateras é uma magia utilizada por Hades e Makarov.

Já em Sailor Moon , Amaterasu é um Cardian, técnica de cartas utilizada por Al e Ann para absorver a energia dos humanos.


Trechos retirados e adaptados de: Portal dos Mitos.

Imagens: ecamideipu.blogspot.com
                www.cacadoresdelendas.com.br

Gostou do post? Comente abaixo e compartilhe no G+ 

Comentários

  1. Poxa... Já tinha ouvido falar e até ver em animes, como descreveu. Mas nunca me aprofundei na mitologia. Muito bom, continue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sah, fico feliz que tenha gostado.
      Tenho certeza que vai adorar a próxima edição... :)

      Excluir

Postar um comentário

Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Crítica - Tá Dando Onda 2

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris

5 personagens odiados de Dragon Ball