Vingadores: Guerra Infinita e os spoilers


Primeiramente, não vou ser hipócrita de fingir que esqueci de quando eu consumia spoilers de Dragon Ball Super sem levantar nenhuma reclamação. Não importa o quão badalado seja o produto, não importa onde você esteja navegando pela internet, sempre a iminência de receber um mega-spoiler vai persegui-lo independente do quanto você se determinou a evitar, driblar e fugir desse fantasma estraga-prazeres. Não quero julgar ninguém, que se faça esclarecido, mas é o seguinte... Se deixar levar pela emoção muitas vezes acarreta em problemas. Se você é youtuber, por exemplo, e já tem visto o terceiro filme dos Vingadores no cinema há poucos dias e começa a lançar alguns vídeos sobre o assunto, mas chega tal hora que, sem querer ou não, libera um spoiler fatal no título... sinto em dizer, mas cometeu um erro bem estúpido. Seja intencional ou movido à emoção, é um erro.

Novamente me desfaço de qualquer hipocrisia: Postei numa certa vez um texto comentando sobre um plot twist envolvendo o androide 17 em Dragon Ball Super no Torneio do Poder. O personagem aparentemente morrera se auto-destruindo num episódio para poucos depois retornar inteirinho. No título dessa postagem estava bem claro: Androide 17 vivo. Na postagem de compartilhamento, porém, me desculpei, porque nesse caso, de certa forma, eu também reagi com um nível de euforia ao revival inesperado do personagem e acabei errando tanto quanto quem está soltando spoilers adoidado por aí através dos vídeos colocando no título ou na thumbnail. Mas por que com Dragon Ball Super eu relevo enquanto que com Guerra Infinita me mergulhar nos spoilers é tremendamente arriscado? Obras diferentes, mídias diferentes... o que leva a um tratamento diferente também. Eu não consigo me ver absorvendo spoilers de Guerra Infinita tal como Dragon Ball Super. Tem um pouco de costume metido nisso aí? Tem, de fato, afinal de contas Dragon Ball Super como uma série semanal incita maior aceitação às revelações mais bombásticas para a maioria, coisa também reforçada pelos anos de conhecimento que se tem da obra e acho coerente pensar que quem a conheceu muito recentemente opte por se negar a spoilers.

Dragon Ball Z dava spoilers nos títulos, mas são situações distintas sobre obras largamente distintas. Não vou me repetir aqui sobre o conselho do pedido de desculpas, eu já fiz isso lá no post que opinei sobre os youtubers plagiadores. Tudo bem ter amado, aclamado e ovacionado o filme como uma obra-prima do gênero de super-heróis, mas o recomendável é se controlar sabendo que há desdobramentos importantes que podem arruinar a experiência de muita gente que não assistiu. Mas não, jogam o spoiler no título pensando mais no próprio calor da emoção do que verdadeiramente compartilhar com quem já assistiu (menos em quem não teve a sorte de ir numa pré-estreia e conferir logo). Um prazer egoísta, em suma. Mas é complicado se render ao impulso, falo por experiência própria como bem explanado no parágrafo anterior. Embora eu diga isso, não é exatamente defesa ao pessoal spoilador no Youtube, longe disso. Da mesma maneira que um grupo de pessoas luta para escapar dos spoilers, o grupo que já conferiu tem o dever de se segurar para não gerar insatisfações com quem ainda não viu.

Mas pensando pelo lado positivo (sim, ele existe), ainda que os spoilers mais superficiais me deixem meio triste, isto é mais um reforço para me motivar a assistir. E pelo que ando vendo, tenho a sensação de que estou perdendo um verdadeiro filmaço. Será?

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://www.imaginacaofertil.com.br/como-evitar-spoiler-da-sua-serie-favorita/

Comentários

  1. A internet é um território cheio de dinamites de spoilers prontas para explodirem a qualquer momento em que a pessoa der um passo errado. ImfInfelizme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Até num artigo da Wikipédia sobre as Joias do Infinito eu peguei um :(
      Nem pra ter uma noção básica dos elementos do filme numa pesquisa é seguro.

      Excluir

Postar um comentário

Críticas? Elogios? Sugestões? Comente! Seu feedback é sempre bem-vindo, desde que tenha relação com a postagem e não possua ofensas, spams ou links que redirecionem a sites pornográficos. Construtividade é fundamental.

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

Crítica - Tá Dando Onda 2

10 melhores frases de Os Incríveis

Mais 15 desenhos que foram esquecidos

15 desenhos que foram esquecidos