5 criaturas "esquecidas" de Supernatural


Atualmente a série concebida por Erik Kripke está na sua última temporada, exibida no canal The CW nos EUA, e a mesma vinha com uma grande promessa de auto-referências que poderiam agradar em cheio os espectadores veteranos (aqueles que conheceram a série lá pelos idos de 2006/2007 ou até mesmo que assistem desde o primeiro ano, 2005, não falo apenas dos fãs brasileiros) que morrem de saudades dos tempos em que as aventuras dos irmãos Winchester não estavam planejadas para seguirem além de cinco anos. Era bastante comum ao longo das temporadas vermos determinados seres sobrenaturais realizarem mais de uma aparição, tais como vampiros, lobisomens, metamorfos, fantasmas, bruxas e demônios, só para citar os mais recorrentes. Por outro lado, existem aqueles que fizeram apenas uma única aparição de destaque nos seus respectivos episódios e parecem ter caído no abismo do esquecimento dos produtores. Não é possível que os showrunners não tenham lembrado de pelo menos UMA delas, nem que seja para referenciar só por referenciar (se bem que a temporada atual tem se valido unicamente desse recurso para manter a audiência do público das antigas).

Confira abaixo os 5 seres que sumiram, dos quais jamais voltamos a ouvir falar durante a série:

1 - Daeva 



Estes monstros originários do zoroastrismo tem suas formas invisíveis a olho nu, com exceção de suas sombras, e apareceram somente no décimo-sexto episódio da série intitulado "Sombra" ao serem invocados por Meg (a saudosa monstrinha demoníaca que se encantou pelo "aprendiz do cara da pizza" - entendedores entenderão hahah), na sua época de perseguição aos irmãos (mesma época em que os demônios de olhos negros costumavam ser implacáveis e ameaçadores de verdade), através de um altar que logo mais fora destruído, consequentemente desfazendo o controle que a demônia tinha sobre eles, o que os levam a ataca-la. A hipersensibilidade à luz forte que os Daevas tem foi aproveitada pelos Winchester para expulsa-los e afasta-los. É extremamente difícil para um fã atento da série recordar de uma menção posterior ao episódio em questão (e haja falta de preguiça pra rever todos os episódios pra captar uma referência - se é que existe nas temporadas seguintes). Eu particularmente não lembro de terem sido citados nas ocasiões seguintes, mas eles bem que podiam mostrar de novo as caras... ou as sombras. Dada a maneira que se manifestam, são uma das poucas espécies de monstros de fato amedrontadoras no universo da série causando uma sensaçãozinha de terror (a antiga pegada da série).

2 - Tulpa



Eu lembro do Sam, após derrotarem a criatura do episódio "Casa do Inferno" (1x17), perguntar para o Dean mais ou menos assim: "De todos os monstros que nós caçamos, quantos existem na mente das pessoas?". Pergunta retórica à parte, o tulpa é o ser sobrenatural que abre muitas possibilidades criativas por se tratar de uma criatura materializada por uma consciência coletiva, ou seja, um grupo de pessoas que faz algo imaginário adquirir existência corpórea. Na série isso ocorre quando estão focados num símbolo místico tibetano e uma vez criado o tulpa desliga-se da crença para poder existir passando a agir livremente. No episódio supracitado, o tulpa enfrentado pelos irmãos era um indivíduo chamado Mordechai Murdoch baseado numa lenda que se espalha num site denominado "Cão do Inferno". O "fantasma" assombrava uma casa abandonada que precisou ser incendiada para que o mesmo fosse destruído. 14 temporadas depois e nada dos tulpas voltarem até agora...

3 - Acheri



Um tipo específico e inferior de demônio que surgiu na season finale de duas partes do segundo ano da série (em "Demônios à Solta - Parte 1"), porém nada subestimável já que sua periculosidade é reforçada pela metamorfose assumida por ele, no caso a aparência de uma menina como isca para obter a confiança de suas vítimas. Um aspecto interessante desse monstro tem a ver com sua especialidade, precisamente por ser o único tipo de demônio a encarnar uma forma humana independente de possessão. Pelo que nos foi brevemente mostrado, a coisa é assustadora e infelizmente nunca mais foi utilizada na série.

4 - Kitsune



No terceiro episódio da sétima temporada (blergh!) um pedaço da infância nada convencional de Sam é revelado e o caso perpassa duas frentes narrativas entre passado (1998) e presente (2011). Na época, o caçula é incumbido de localizar uma kitsune que estaria por trás de assassinatos registrados e encontra a filha dela, Amy, mas por ironia do destino acaba criando um laço amistoso com ela por partilharem de insatisfações em comum sobre suas famílias, muito mais ligado ao sentimento de não quererem ser como seus pais. No desfecho da caçada do passado, Sam poupa a vida de Amy e recusa-se a fugir com ela, enquanto que no presente Dean consegue mata-la esfaqueando-a e na frente do filho dela, Jacob, o qual promete vingança contra ele. E até hoje esperamos Jacob cumprir essa promessa (o Dean esqueceu e a produção da série também, pelo visto). Seria uma boa fecharem essa ponta com Jacob crescido (provavelmente já de maior) agrupando a raposada toda numa retaliação bem arquitetada contra os Winchesters. Ponta esta que tem chances quase nulas de fechar-se. Após esse episódio, "Uma Garota Comum", as kitsunes apenas foram mencionadas em alguns outros nas temporadas subsequentes.

5 - Grigori



Uma espécie de anjo que, de acordo com Castiel, formou uma classe de elite que acreditava-se estar completamente extinta (ou uma extensa maioria deles), além de terem sido os primeiros anjos a pisarem na Terra, mas que se corromperam quando passaram a consumir almas humanas e então foram caçados e mortos por outros anjos. No episódio "Coração de Anjo" (10x20), Tamiel, que usava a identidade Peter Holloway, é o único de tal espécie angelical a ter suas ações hediondas conhecidas por Sam, Dean e Castiel, ao sequestrar a mãe de Claire, Amelia Novak, esposa de Jimmy Novak (a casca de Castiel), para alimentar-se de sua alma, além de lhe incutir visões falsas de seu paraíso particular vivendo feliz ao lado do marido. Podiam aproveitar nesta última temporada que Chuck/Deus é o vilão do pedaço e faze-lo considerar a ideia de recriar os Grigori para formar um exército, só que para isso seria necessário o Todo-Poderoso estar 100% recarregado de poder, mas, como é bem sabido, a ferida da bala disparada da arma (o Equalizador) o enfraqueceu, reduzindo suas forças a ponto de não mais possibilita-lo a criar novos anjos. Parece que é certo termos visto um anjo Grigori pela primeira e última vez.

Recentemente o site ScreenRant listou 10 criaturas "esquecidas" e/ou que apareceram num único episódio. Eu procurei citar os que acho principais e bem profundamente enterrados na memória do público e dos que comandam a série. Ao menos o Acheri foi incluído nessa lista que você pode conferir clicando aqui (se souber inglês ou o recurso de tradução aparecer).

Seguem abaixo algumas listas sugeridas sobre a série:

5 personagens de Supernatural que eu odeio

7 monstros mais desinteressantes de Supernatural

8 provas de que os irmãos Winchester zeraram a vida



*As imagens acima são propriedades de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagens retiradas de: https://supernatural.fandom.com/de/wiki/Daeva
                                     https://worldwinchesternet.blogspot.com/2009/10/lenda-da-serie-supernatural-31-tulpas.html
                                     https://supernaturalbrasil.fandom.com/pt-br/wiki/Acheri
                                     http://www.supernaturalwiki.com/Kitsune
                                     https://supernatural.fandom.com/wiki/Grigori

Comentários

As 10 +

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Mais 15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Hunter X Hunter

Crítica - Tá Dando Onda

Crítica - Circus Kane: O Circo dos Horrores

Os 10 melhores Rangers Vermelhos

Os 10 melhores memes de Dragon Ball

5 momentos tensos e agoniantes de Bob Esponja

5 questões intrigantes sobre Bob Esponja