O Universo Leitura ganhou uma coleção no G+! Vai adiantar alguma coisa?


Há poucos dias finalmente aderi a um recurso do G+ que são as coleções, o que pelo meu entendimento pode se comparar com a funcionalidade de uma página no Facebook na qual você é o administrador. Reformulando um pouco o ditado: Quem não quer ter cão, escolhe adotar um gato. Ela é pública, está aberta também ao meus seguidores, mas até o momento ela não tem tido aquela expressividade que parecia prometer com esse aspecto da rede social. Mas ainda compartilhei somente duas postagens do blog até agora, logo ainda é cedo. Só que nem se o UL fosse o primeiro local da internet a, por exemplo, postar uma carta de Michael Jackson revelando estar vivo seria suficiente para chamar a atenção do público. A plataforma em si é deplorável em ser colaborativa. Por isso acho que os frutos dessa nova "empreitada" não surgirão tão cedo.

Ou tudo ficará na mesma, o status continuará imutável. Portanto, eu digo que sim, o G+ tem uma parcela de culpa na falta de crescimento do blog, mas nessa balança de culpabilização o lado mais pendido é o meu (e já justifiquei nesta postagem aqui). A coleção serve para dar um espaço de divulgação próprio ao blog, um negócio que por quatro anos foi sendo vertido ao meu perfil. Eu não tinha tantas expectativas, aceitei criar por sugestão de alguém que comentou numa postagem minha (não lembro qual), acreditando que poderia render mais visualizações, comentários e curtidas (+1) mesmo nunca necessariamente ansiando por isso para a sobrevivência do meu trabalho. Alguém pode até dizer que me contento com migalhas e que faço minha arte para receber pouco. Como já bem disse aqui claramente: Expresso minha arte por gosto e nada mais. Se eu estivesse desesperado por visualização eu sequer teria feito uma conta no Google para lançar esse blog, ia recorrer direto ao Youtube fazer vídeo de reação, comentar aleatoriedades e falar que vai pintar o cabelo de cor diferente a cada 100 mil novos inscritos. Seria à isso que me prestaria se tivesse esse anseio intenso.

Não vou ser hipócrita, até porque já pedi comentários, marcava minhas postagens com +1 e teve períodos em que despertou no meu querer um desejo de um público maior e me sugeria coisas que iriam contra aos meus princípios de divulgação de conteúdo (como polêmica apenas para "alardear"). Não vou estabelecer nenhum tipo meta relacionada à coleção, do tipo "Se após um mês ninguém tiver curtido ou comentado as postagens, eu excluo", muito pelo contrário, eu escolho mante-la, se bem que ela é apenas mais uma das minhas tentativas de conseguir ao menos uma atenção decente de acordo com os padrões do blog. Pode não ser maneira mais eficaz de chamar atenção do público, mas de fato vale dar uma chance, afinal de contas eu também preciso me ajudar (comentando postagens, participando de comunidades, explorando outros conteúdos em novas coleções etc) ao invés de acusar a plataforma de negligência sobre os problemas técnicos que afetam muitos usuários de diversas formas. É nisso que o UL se propõe: Apresentar uma arte sem nada de certo valor em troca, pois nenhum dinheiro pode valer mais do que o reconhecimento de um público realmente interessado.

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Samurai X

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Bob Esponja

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist