Números ou estrelas? Sobre as notas nas reviews...


Antes de iniciar quero deixar claro dois fatos:

1) Dois filmes com uma mesma avaliação não necessariamente estão parelhos em qualidade. Por exemplo: A nota 8 dada a Thor: Ragnarok não é a mesma nota 8 dada à Liga da Justiça. Vamos pensar em cada filme como sendo materiais diferentes, sem os igualarmos baseado nas notas.

2) Não venho nesse post decretar que vou tirar as notas ou substituí-las por estrelas. Nada disso.

Entretanto, faz um tempo que andava numa encruzilhada sobre qual sistema avaliativo funciona melhor. Sim, de fato houve um momento passageiro, um pensamento fugaz, de aderir às estrelas, com a quantidade padrão de cinco. Seria feito da seguinte forma:

meia estrela = Péssimo (equivalente as notas de 0 e 1)
★= Ruim (equivalente as notas de 2 a 4)
★ e meia = Ruim (equivalente a uma nota 5)
★★ = Regular (equivalente a uma nota 6)
★★ e meia = Bom (equivalente a uma nota 7)
★★★ = Bom (equivalente a uma nota 8)
★★★ e meia = Bom (equivalente a uma nota 8,5)
★★★★ = Ótimo (equivalente a uma nota 9)
★★★★ e meia = Ótimo (equivalente a uma nota 9,5)
★★★★★ = Excelente (equivalente a uma nota 10)

Não é o sistema perfeito, mas, pelo menos pra mim, é aceitavelmente justo. Como dito, é uma ideia descartada, mas que ficou dentro de cogitação num determinado período. Nunca fui de falar aqui no blog sobre as mudanças e os diferentes formatos de reviews que apostei. Pra falar a verdade, nunca teve realmente um formato fixo. Nos primeiros anos eu colocava ficha técnica antes da críticas para o leitor ter as informações básicas do filme e isso valendo exclusivamente aos filmes. Em 2017 não pus mais fichas técnicas... nem mesmo eu sei porque, acho que pra economizar tempo na hora de escrever e sinceramente incluir ou não nomes de elenco, a duração, ano de lançamento e tudo mais não faz a menor diferença. Substitui-as por frases de introdução antes do aviso de spoilers e devo dizer que desse jeito é bem melhor. Mas a avaliação nunca mudou. A maneira como a faço, aliás.

As únicas mudanças mesmo foram nas cores representativas às palavras Péssimo, Ruim, Regular, Bom, Ótimo, e Excelente. Na primeira escolhi um tom de vermelho escurecido e no Regular (nota atribuída aos filmes, séries e animes considerados "água morna") anteriormente era amarelo e atualmente é num tom bege relativamente escuro. Acho bacana representar assim. Ah, não tem como esquecer do "O que ficou legal" e do "O que não ficou legal", nas cores azul e vermelho respectivamente, eles foram o que são os P.S hoje e meio que serviam para citar alguns elementos que se destacaram positiva e negativamente. Bem, não tenho como negar que a parte mais excitante de uma avaliação é dar o veredito através da nota. Com isso não quero dizer que é a escrita é a etapa menos proveitosa, só mais trabalhosa.

Também não vou me prolongar aqui sobre o que significa qualificar um filme ou qualquer tipo de obra com alguma nota sob os critérios pessoais pois isso já é uma vertente do assunto um tanto mais complexa (até porque nem crítico profissional eu sou) e o meu objetivo se limita apenas a mostrar mais abertamente a minha visão quanto a avaliar conteúdos. A nota é importante sim em toda espécie de crítica, análise ou resenha e vou continuar seguindo no modo tradicional.

Mas até que uma estrelas douradinhas cairiam bem nas críticas...

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://derepentelivros.wordpress.com/2015/04/14/livros-a-menina-que-roubava-livros/

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Crítica - Tá Dando Onda 2

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris

5 personagens odiados de Dragon Ball