Supernatural precisa realmente acabar


Alguém poderia me retrucar da seguinte forma: "Mas o presidente da emissora já disse que enquanto os atores estiverem dispostos a continuarem, o show não vai parar e além do mais SPN tem uma base gigantesca e sólida de fãs com um apreço imensurável aos personagens e à obra como um todo". Pois é, meu caro hunter, mas é exatamente aí que mora o perigo. A evolução dos atores em suas devidas carreiras não pode ficar à mercê da permanência numa série bastante longeva somente por apelo dos fãs e muito menos por vontade dos próprios atores em seguir com o programa quando eles, principalmente, deveriam tomar consciência plena disso. É um tanto perigoso ficarem presos a personagens tão marcantes assim. Na verdade, já o estão. Ninguém que já acompanhou fielmente a série até hoje vai dissociar o Jared Padalecki do Sam Winchester caso o veja numa outra produção interpretando um personagem diferente - que não o será na sua visão, a menos que esteja atuando como o oposto do que ele faz na série, como um vilão, o que também não ajuda muito pois já vimos o Sam na pele do tinhoso, uma memória bem fresca para os fãs, e convenhamos que Padalecki não expressa uma atuação digna de Oscar (ou material de Oscar, como disse uma fã ao Jensen Ackles numa das inúmeras convenções da série) e é justamente essa limitação que põe tudo em xeque. Desvencilhar-se é tão difícil pra nós quanto pra eles.

Agora o fã que responde com grosseria alguém insatisfeito com o rumo da série e que acredita no mérito dela ter um final para breve não tem o menor respaldo. São 14 temporadas. 14 ANOS. "Ah, se tá achando ruim não assiste, não faz falta!".  Esse é o brilhante argumento usado comumente por fangirls tapadas cuja única teoria que elaboram sobre a série provavelmente é sobre qual dos atores fica melhor sem camisa. Não são ataques histéricos de fanboysismo que me fazem mudar de opinião acerca de como estou encarando atualmente a série. Nesse último episódio lançado - o primeiro da 14ª temporada - tudo que senti foi uma carga de epifania para algo que já sinalizava há certo tempo: A série está cansada. Por conseguinte, o espectador se cansa também. Você pode querer mais 10, 20 ou 30 temporadas - até os atores mostrarem cabelos brancos - por todo o carinho que tem por eles, mas não pode se cegar ao fato de que essa jornada saturou e passou da conta. Os textos declinaram (diálogos óbvios, desinspirados e superexpositivos), os efeitos pioraram (estão a nível Once Upon a Time e Power Rangers) e a exaustão dos atores principais fica estampada. Há outras decisões questionáveis dentro do enredo que aqui não cabem na pauta. Mas prosseguir nessa encheção de linguiça total só vai causar prejuízos a longo prazo. Parecem estar adiando o inevitável. Não posso ser chamado de hater por desejar que encerrem essa história logo, eu apenas me dei conta de que a série extrapolou seu próprio limite, está forçando a barra e por isso deve simplesmente ser finalizada. Tudo na mitologia judaico-cristã a ser aproveitado já foi mais espremido que bagaço. A nova temporada parece remeter ao que foi executado na décima: Dean precisa ser salvo a todo custo.

O que pode mais restar? Alienígenas, talvez. Pra tudo virar um pastiche insosso de Arquivo X? Esta série por sinal sofreu rejeição do público com duas novas temporadas revivais (10ª e 11ª) desagradáveis após mais de uma década do que deveria ter sido seu final (na 9ª temporada). Muitas séries bebendo da fonte do sobrenatural souberam acabar no tempo correto e apropriado, como Buffy, e outras se encerraram um pouco tarde, como The Vampire Diaries. Pra deixar bem esclarecido, o texto não tem intenção de revelar nas entrelinhas que vou largar a série (só por causa de um episódio inicial de temporada que achei meio médio meio merda). Como já falei aqui noutra ocasião, seguirei até o fim. O que eu espero (e anseio) é que esse fim esteja no planejamento da produção para um futuro próximo. Favorecendo a vontade de fãs que desejam uma carrada de temporadas pra série virar o One Piece dos seriados de TV é colocar a carroça na frente dos bois e deixar tudo ficar à deriva, potencialmente ir de encontro à uma bagunça ou um colapso e no fim das contas não vão saber de onde tirar mais criatividade para saírem do labirinto em que se enfiaram.

Por isso mesmo torço e muito para que encontrem uma solução para o marasmo não ficar ainda pior. Como fãs, sejamos honestos conosco: Já está na hora de Sam e Dean pendurarem as armas com balas de sal e isso precisa acontecer rápido. Antes tarde se salvando do que se esticando pra nunca terminar direito.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://pt.blastingnews.com/tv-famosos/2017/06/sobrenatural-13-temporada-e-o-fim-sera-mesmo-001775233.html


Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Bob Esponja

Deixe as crianças dormirem

10 melhores frases de Samurai X

Mais 15 desenhos que foram esquecidos