Supernatural não aprende mesmo!


AVISO IMPORTANTE: 

Caso não tenha assistido o último episódio da série ("Gods and Monsters"- 14x02) não prossiga a leitura pois o texto abaixo contém revelações detalhadas. Leia por sua conta e risco se for um espectador assíduo. 

  ______________________________________________________________________________

Eu sei que não é do meu feitio redigir críticas semanais de episódios como a maioria dos sites de entretenimento fazem, mas ficou um entalo na garganta depois que me dei conta da natureza que cerca o desfecho do segundo episódio dessa atual temporada. Geralmente a série entrega produtos bem interessantes nos seus episódios nº 2. Neste em questão não ocorreu diferente. Todavia, a cereja que coroou esse bolo estava muito podre e mesmo assim foi colocada. Pra resumir, Sam, Mary e Bobby estavam no meio de um confronto contra lobisomens (reparei que aumentaram as presas dos totós heheh) num local onde o arcanjo Miguel (informação fornecida por uma vampira que sobreviveu ao "experimento" do Lúcifer reverso) mantinha monstros sob sua custódia e após a luta eis que o "aspirante" a novo big-boss resolve aparecer e o trio fica estupefato (Sam com aquela cara de quem tá segurando uma diarreia ao máximo). Só que não se trata exatamente do arcanjo e sim... Dean! O Winchester mais velho caminha trôpego na direção da sua família e o Sam pergunta se é ele mesmo ali passando mal. Vai dizer que não rolou desconfiança de ser o Miguel passando-se por sua casca? Por falar nisso, é o ponto que se configura em dúvida para os próximos desdobramentos.

Será Dean realmente resistindo ao controle de Miguel? Ou uma estratégia do arcanjo para se aproximar dos caçadores e abocanhar chances para sua meta de transformar monstros em sabe-se lá o quê? Os showrunners certa vez disseram que Dean ficaria uns bons episódios fora de cena. Isto poderia significar que talvez seja Dean falando com Sam na penúltima cena (o arco mais atraente do episódio certamente foi o de Nick e seus resquícios de Lúcifer, tô doido pra saber onde isso vai dar e a cena final proporcionou esse gostinho de ansiedade), mas que em teoria haverá um momento de grande impacto no qual Miguel reassumirá o comando (ou é o arcanjo o tempo todo!). Mas para que o título do post não saia como clickbait descarado, direi o porque dessas hipóteses não anularem o caráter preguiçoso que a série atingiu de uns tempos pra cá. Como exemplo correspondente, temos o Deanmon e o plot da Marca de Caim na mediana 10ª temporada. Três míseros episódios e pronto, problema parcialmente resolvido, depois disso é seguir em frente numa busca desesperada pela remoção da marca. Agora Dean está possuído por um arcanjo de um universo paralelo que aparentemente quer reproduzir suas façanhas na Terra 1 e o objetivo central em comum das forças do bem é o mesmo. O meu incômodo não é com o protagonismo do Dean (personagem sempre privilegiado de variadas formas pelo roteiro, o que demostra um certo favoritismo da produção para com o irmão mais velho de Sam), mas sim a maneira como estão abusando desse lance de trazê-lo de volta de algum revés especial ou "fossa". Não tem mais desculpa que absolva a série com essa ideia.

Já não bastavam trazer personagens "de volta dos mortos" (alguns realmente dos mortos) se aproveitando da serventia do universo alternativo introduzido. Parece que o alto escalão da série estaria negando que Sam pode viver sem o irmão sem se apressar na procura por soluções (tem o Gerador de Pulso Hiperbólico do Ketch que foi usado para expulsar Lúcifer do Presidente e o roteiro inventou que o troço foi perdido e precisa ser recuperado - desculpa esfarrapada detectada). Ao menos deixassem essa suposta encenação do Miguel para a metade da temporada (antes do hiato de fim de ano). Mesmo que seja fingimento do vilão, é uma forma espertinha que os roteiristas acharam para colocar "Dean" de volta na ativa nas caçadas (malandra essa equipe hein?). Tô confiando nessa teoria e, por mais que eu queira negar, algo me diz que não posso abrir mão. Na sinopse do terceiro episódio diz o seguinte: "Ainda tentando resolver o mistério do que aconteceu com Dean, Sam pede a ajuda da xerife Mills (ela de novo?! T_T) que pode estar coincidentemente no caso. Castiel continua a ser um bobão saco de pancadas uma figura paterna para Jack que surpreende até a si mesmo quando uma vida está em jogo." Eu determinei que não veria mais vídeos promocionais, então não tenho uma noção prévia do que pode vir a acontecer nesse episódio já que as sinopses são bastante superficiais (toda sinopse é, mas Supernatural exagera).

Dean é citado nas duas sinopses posteriores (as que foram disponibilizadas até agora). Na sinopse do 14x04 (Mint Condition) diz que ele está lutando, além disso não é vinculado ao caso da semana. Pode ser (um enorme "pode ser") que ele esteja barrando o controle de Miguel com todas as suas forças, o que não descarta automaticamente a hipótese do Miguel só estar enganando a turma para algum fim. Já a sinopse do 14x05 (Nitghmare Logic) Dean é mencionado como participando da caçada que será o foco do episódio a respeito de um desaparecimento - e parece que vai envolver pesadelos tornados reais. Os roteiristas foram de fato espertos em plantar essa sementinha de dúvida. Será Dean batalhando para manter Miguel "aprisionado" ou Miguel fingindo ser o próprio Dean? Das duas uma. A ideia que isso tudo me passa é a de que eles não sabem para qual caminho trilhar direito. Daí recorreram à essa artimanha roteirística que pode, no fim das contas, ser uma tremenda pegadinha (se não dos roteiristas, com certeza é do Miguel).

De qualquer forma, retornaram com o Dean. Resta saber de qual jeito especificamente. Mas, no geral, isso tá ficando bem chato. Não é reclamação pra dizer que estou na iminência de largar. Vou seguindo até o fim, mesmo pouco esperançoso.

*A imagem acima pertence ao seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://www.digitalspy.com/tv/supernatural/news/a865478/supernatural-season-14-dean-winchester/

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Os Incríveis

5 personagens odiados de Dragon Ball

Crítica - Tá Dando Onda 2