O fim do Google + e novo rumo de divulgação!


Para quem não foi um eremita nas duas últimas semanas, pelo menos, deve estar bem inteirado sobre a acachapante decisão da administração da rede social em querer desativa-la daqui à 10 meses. Sim, o G+ vai acabar mesmo (*toca trilha triste de anime*). Por um lado isso é ótimo, mas por outro é bem desconsolador. Por que estou meio à meio? O G+ era detentor de um potencial enorme para ficar em pé de igualdade com Facebook ou Twitter, gigantes dessa mídia, e tinha um design atrativo e confortável, era realmente divertido usufrui-lo. Só que a baixa popularidade fez recair um descaso um tanto quanto injusto na plataforma, ocasionando numa gestão de péssima qualidade que envolve bugs incontáveis de modo que ficasse insustentável manter o entusiasmo de divulgar alguma coisa. E por falar em divulgação de conteúdo, o G+ limitava o alcance das postagens, ou seja, você podia compartilhar com todos os seguidores dos seus círculos que, com sorte, três ou quatro, apenas, viam e curtiam, assim como as postagens públicas que eram restritas a um "seleto grupo" e nunca de fato visíveis para todos. E como se não bastassem razões mais que suficientes para colocar uma pá de cal na rede, eis que surgiu a grande notícia bombástica do que motivou o decreto para a extinção do G+.

Para não gastar mais linhas, insiro aqui o link para você conferir a notícia completa sobre o caso (clique bem aqui). Já leu? Pois bem, prosseguindo ao que realmente interessa: Como tudo vai se escafeder em Agosto do próximo ano, não vai me restar outra saída a não ser me render a alguma rede social famosinha. No entanto, pretendo fazer com que isso aconteça muito em breve. A substituta escolhida não é nada mais e nada menos que o Twitter. Eu nunca de fato consegui explicar pra mim mesmo o ranço que eu tenho dessa rede social, talvez seja pela sua utilidade que no fundo me soa fútil e desnecessária (com todo o respeito aos usuários que a amam de paixão). Então sim, a rede do passarinho azul será a próxima casa de divulgação do Universo Leitura, a saída de emergência antes da tragédia acontecer (que ao menos foi anunciada). Se bem que o G+ está aparentemente ensaiando sua morte, pois curiosamente pouco depois da notícia estourar eu atualizo a página algumas vezes ao dia e no meio delas fica desse jeito aí:

Sumiu tudo!! Como assim??? 
Atualizo novamente e as postagens retornam. Será outro bug? Enfim, por mais difícil que seja admitir, eu necessito de um novo tronco para amarrar meu cavalo. Mesmo que seja o Twitter. Aliás, é uma opção que transmite mais segurança do que o Facebook, sempre alvo de polêmicas capciosas que ferram com seus usuários. Mas tenho de ser honesto comigo: Ainda que o G+ continuasse, eu não permaneceria lá por mais tempo. Inclusive, dias antes da bomba explodir eu determinei que 2018 seria meu último ano no G+. Aí o que acontece depois? Tcharam! O G+ será desligado no ano que vem! Olha que surpresa. Pressentimento existe será? É como aquela frase do Ralph de Os Simpsons: Estou feliz e zangado. A alternativa mais convidativa, considerando que sou um blogueiro em busca de um público fiel e sólido (mesmo que continue pequeno), é a rede de 280 caracteres. Mas como vai ser daqui pra frente especificamente? Se meu PC não papocar no final desse mês de Outubro, irei criar um conta no Twitter e até o dia D farei a divulgação nos dois, tanto lá quanto no G+. Com o tempo vou parando de postar coisas à parte da divulgação e muito provavelmente, acho que de vez em quando, vou dar uns pitacos sobre variados assuntos no Twitter. Se até Agosto de 2019 eu estiver ativo no blog ainda, a divulgação passará a ser integralmente no Twitter daí em diante. Ou poderia aposentar o perfil do G+ e criar logo um Twitter e não ficar postergando.

Melhor: Posso me inscrever agorinha no Twitter e iniciar a divulgação do blog somente no fim do mês, não necessariamente começando tudo nesse período, e em seguida aposentar o perfil que vai ficar lá mofando até a hora do sepultamento. Se vai funcionar? Não faço ideia. Tanto pode dar na mesma merda que foi no G+ (público sempre diminuto) quanto pode gerar um salto de popularidade fazendo do Universo Leitura uma casa mais visitada. A casa é de todos, podem entrar à vontade, eu não sou um velho rabugento e mal-humorado com uma espingarda que vai expulsar todo mundo. A menos que você expresse coisas desagradáveis e escatológicas que firam a política do blog, aí tomarei uma atitude sensata dentro do meu direito (o temível - ou nem tanto - "Ban"). Portanto isso é tudo pessoal, está decidido, todos aqueles que me seguem, que compartilharam e curtiram minhas postagens no G+, podem continuar me seguindo no Twitter - eu nunca imaginei que poderia um dia falar isso, mas vou ter que engolir o "choro" e acreditar que isso me traga benefícios. Torçam por mim.

*A (primeira) acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://www.tudocelular.com/android/noticias/n123947/versoes-antigas-google-plus-descontinuadas.html

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

10 melhores frases de Os Incríveis

15 desenhos que foram esquecidos

Crítica - Tá Dando Onda 2

5 personagens odiados de Dragon Ball