Pode existir Venom sem Homem-Aranha? A resposta é SIM!


É um princípio bastante comum de que a nêmese de um super-herói nasce por decorrência dele mesmo. No caso aqui em questão, o simbionte Venom se apoderou do corpo de Eddie Brock e com ele estabeleceu uma ligação que favoreceu seu ódio pelo Homem-Aranha criando por fim uma ameaça mortal ao herói aracnídeo. Houveram inúmeras histórias abordando esse inimizade ao longo dos anos e obviamente os fãs que consomem os materiais de origem muito mais profundamente se acostumaram a tal ponto que é impensável desassociar ambos. De um modo geral, todo herói necessita do seu vilão em prol do desenvolvimento e vice-versa. Só que em regras aparentemente inquebráveis podem dar margem para exceções. E o Venom é justamente esse ponto fora da curva.

Num exemplo bem prático, o Bizarro apenas existe porque o Superman existe. De fato, não são todos os antagonistas dos heróis mainstream que se utilizam desse aspecto de existência justificada pelas presenças deles. Quase todos os vilões do Batman poderiam existir sem o morcegão interferindo nos seus planos individuais. Mas os nascimentos de vilões podem sim surgir por consequência dos heróis, às vezes responsáveis diretos ou indiretos. O que vai determinar se um vilão conseguirá ou não caminhar com suas próprias pernas independentemente de um herói é o seu pano de fundo. Isso vale para os quadrinhos e o cinema. Venom tem um HQ solo. Atualmente ganhou um filme só dele. Normal muitos taxarem o projeto como algo despropositado e sem cabimento e o fato do longa ser produzido pela Sony - que por muito tempo colheu os louros do sucesso com o amigão da vizinhança e todo mundo sabe que essa história não teve um final lá muito feliz x_x - é reforço suficiente para desacreditarem em qualquer chance do filme bombar entre o fandom. Muitos ficam repetindo um negócio chato que pode ser interpretado como puro mimimi: "Venom sem Homem-Aranha não dá", "Enfiem o Homem-Aranha nesse filme que dá certo", "Venom não sobrevive num filme sem o Aranha" e um monte de outras falácias semelhantes. Nos quadrinhos relevam porque lá literalmente TUDO pode acontecer (depois que Velho Logan foi tomado pela Força Fênix é difícil me surpreender com alguma coisa O_O) pela mídia abranger a liberdade que o cinema não permite e jamais um dia permitirá pois o grande público iria ficar sem entender bulhufas se tudo fosse seguido à risca do que se encontra nos quadrinhos. Voltando ao filme do Venom, o background do personagem possibilita a demarcação de um terreno fértil para uma narrativa que ele protagonize sem que haja uma Oscorp ou aranhas radioativas que oferecem habilidades sobre-humanas. O cinema tem sua própria liberdade de assumir rédeas diferentes dando novas roupagens.

Você pode estar com as expectativas para o filme zeradas, mas é necessário e de suma importância ter em mente que um vilão como Venom não precisa ser reduzido à inimigo do Homem-Aranha em tudo quanto é mídia. A ideia de uma gosma alienígena que assume corpos dá pano pra manga de modo que o protagonista segure esse rojão sem se queimar. Se bem me lembro, o Flash Thompson, nas HQs, foi possuído pelo simbionte e assumiu o codinome de Agente Venom (acho que tenho uma HQ dele). Imagina isso sendo explorado nas telonas com a devida adaptação? E por que não um Flash Thompson, nesse universo isolado da Sony, que recebesse o simbionte e pudesse rivalizar com o Venom de Tom Hardy numa possível sequência? O resto seria com os roteiristas pra botar a massa cinzenta a todo vapor e criar histórias convincentes e empolgantes. Criatividade eu tenho certeza que não falta. Portanto, sim, fico na torcida para essa empreitada da Sony e que ao menos torne-se uma redenção pelas burradas cometidas anteriormente com o Aranha. A maldição do personagem sempre foi esse estúdio que não desiste nunca de roer o mesmo osso, porém o contrário pode vir a ocorrer com Venom que pode ganhar até franquia se o filme se sair bem. É bom que realmente assim seja.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://legiaodosherois.uol.com.br/2018/venom-revelado-possivel-motivo-para-a-classificacao-indicativa-do-filme.html

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Os 12 talismãs de As Aventuras de Jackie Chan ranqueados!

10 melhores frases de Os Incríveis

Crítica - Tá Dando Onda 2

5 personagens odiados de Dragon Ball

10 melhores frases de My Hero Academia