Crítica - Dragon Ball GT: O Legado do Herói


O tataraneto medíocre do Son Goku.

AVISO: A crítica abaixo contém SPOILERS. 

Antes de mais nada, é válido salientar, para quem nunca sequer parou pra conferir esse episódio especial, que trata-se de um prelúdio dos eventos ocorridos nos últimos episódios da série. A jornada de Goku Jr. numa breve exploração de seu caminho destinado a igualar ao de seu ancestral mais proeminente. O episódio tem pouco mais de 40 minutos, basicamente um média-metragem, e, infelizmente, não orna com os melhores recursos para traçar uma narrativa emocionante, visto que seu protagonista carece de uma graça. A começar pelo fato de ser parte integrante de Dragon Ball GT, esta desprezada peça do universo criado por titio Akira que nem saiu de sua mente criativa (qualquer mente criativa, fanfiqueira ou profissional, e alucinadamente fã de Dragon Ball é capaz de realizar coisa melhor - ou menos pior, no mínimo).

Como uma senhora idosa, provavelmente centenária (a única da família que restou para ser parente próxima de Goku Jr já que a maioria foi tudo pra cova), Pan está mais agradável, mas continua durona e pelo menos adquiriu sabedoria para repassar ao desinteressado e inexperiente neto (de exemplo, temos o instante no qual ela conta sobre as esferas do dragão e o pirralho voltou sua atenção ao videogame nem dando metade de explicação) que sofre os reveses de uma vida normal de terráqueo frequentando a escola e sendo vítima passiva de bullying (isso evoca a lembrança de uma outra produção relacionada a Dragon Ball, mas deixa pra lá =P). O líder da "gangue" de bullys é Puck que se regenera de uma forma que fez parecer que o roteiro não quis perder tempo desenvolvendo algum outro personagem novo que acompanhasse Goku nessa viagem rumo à montanha Paozu a fim de buscar as esferas para salvar a vida de Pan (internada num hospital e inclusive me compadeci do pobre Goku Jr. não admitindo a possibilidade da avó bater as botas eventualmente).

Pra você ter uma noção quão despreocupado o roteiro é, surgem três personagens vilões pra lá de genéricos e sem nenhum contexto palpável por trás. À frente do trio, está uma mulher de pele esverdeada que aparenta ser uma versão chupinhada da Zangya, membra da gangue de Bojack (os criminosos da Galáxia Norte que escapam no nono filme da fase Z) que inicialmente apresenta-se como uma gentil e prestativa moça afugentando lobos famintos que atacavam Goku Jr. e Puck, os levando para sua casa em seguida (na intenção de papa-los numa hora, tipo a bruxa com João e Maria). Uma regra que toda criança passa a conhecer é utilizada para convir à escapatória da dupla: Nunca confiar totalmente na gentileza de estranhos. Nesse caminhada tortuosa, Goku Jr. vai aprendendo como funciona o mundo, porém seu jeito medroso fala mais alto e torna-se difícil acreditar que o menino seja apto a seguir os passos dos grandes lutadores da família saiyajin. Basicamente uma mistura de Gohan da saga dos saiyajins com o Goten do início da saga Boo que era meio insossinho - o problema mesmo é aturar a choradeira e a fragilidade emocional do garoto.

Em compensação, há certa reverência ao clássico pelo teor dos apuros vivenciados por Goku Jr, situações na floresta que remetiam ao que o pequeno Goku enfrentava, como tigres e outros animais selvagens. Além disso, um paralelo traça-se com a relação entre Pan e Goku Jr. nos fazendo lembrar do vovô Gohan e do Kid Goku. No fim, Goku Jr. alcança um estado de poder pleno e derrota o último obstáculo (um javali grandalhão roxo e bípede que transmutava suas mãos em armas - quê???) na transformação em Super Saiyajin que passou praticamente o episódio inteiro dando sinais de despertar e o garoto a liberou num momento de tensão para salvar a mãe de um filhote de urso (e olha que o Jr. iria correr salvando o filhote e largando a mãe para morrer, que covardia). Para coroar o desfecho, temos a ilustre participação de Goku - como um fantasma ou algo assim - interagindo com o tataraneto despreparado e dando aquele conselho de mestre no melhor estilo Son Goku. Porém, como dito, a essência do especial ligada à DBGT desconta na emoção que não toca como deveria.

Considerações finais:

O Legado de um Herói tem seus altos e baixos, mas como um produto meramente objetivando mais estender o fraquinho desenvolvimento do descendente de Goku do que propriamente honrar a memória da franquia em geral homenageando a gênese dela, logo ele é uma partícula meio descartável tal qual a série da qual derivou-se.

PS1: Onde estão os pais do Goku Jr.? Ainda vivos? E o Mestre Kame? As ervas acabaram?

PS2: Se tivesse escutado a vovó Pan não teria pagado o maior mico desejando que Shenlong saísse da esfera de quatro estrelas. Pra isso enfiaram o Goku pra orientar o garoto como é que se faz.

PS3: Não leve tão a sério a frase de introdução. É referência e zoeira ao mesmo tempo (tá, 50% referência e 50% zoeira). Referência àquela fala do Jaco no episódio 74 de Dragon Ball Super onde ele encontra Gohan vestido de Grande Saiyaman e ao reconhece-lo o chama de "filho medíocre do Son Goku". A fala tornou-se um meme no fandom e Gohan foi alvo de chacota a partir dela ao longo da continuidade da série. Eu critiquei o rótulo "medíocre" dado ao Gohan, mas por haver uma justificação plausível do seu condicionamento atual e para sua enferrujada experiência com lutas, então não estou sendo hipócrita em chamar o Goku Jr. da mesma forma por ele ser bisneto do Gohan, ainda mais pelo motivo que citei no início. É claro que o garoto não é literalmente um imprestável e fracassado, ele tem um poder latente. O que fiz foi meio que uma zoeira crítica ao que taxavam o Gohan, tendo em vista que seu bisneto não foi instruído para lutas desde cedo e tem dificuldades para acessar seu poder oculto. Enfim, acho que a mensagem ficou compreensível e clara (assim espero).

PS4: Curioso que Goku Jr. desmaia após voltar a forma base e quando acorda não lembra-se de nada da luta, atribuindo os créditos da derrota do homem-javali púrpura à mamãe urso e seu filhote. Efeito colateral estranho...

NOTA: 6,0 - REGULAR

Veria de novo? Provavelmente não. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://pt-br.dragonball.wikia.com/wiki/Dragon_Ball_GT:_O_Legado_do_Her%C3%B3i

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Bob Esponja

Deixe as crianças dormirem

10 melhores frases de Samurai X

Mais 15 desenhos que foram esquecidos