Crítica - Dragon Ball Z: O Retorno de Goku e seus amigos


Comemorando os 40 anos de Shonen Jump em fraco estilo.

AVISO: A crítica abaixo contém SPOILERS. 

O OVA lançado em Setembro de 2008 resgatou Goku e cia para um episódio especial de 34 minutos unicamente dedicado ao aniversário supracitado. Sem sombra de dúvida que o maior destaque da produção é a presença do irmão mais novo de Vegeta que interrompe a inauguração de um hotel do Mr. Satan (saudado como o salvador da Terra dois anos após a destruição de Kid Boo) da maneira mais espalhafatosa possível (basicamente é a visita daquele parente ou amigo da família que ninguém vê há tempos e sequer lembrava da existência hahah) atropelando tudo numa nave desgovernada (assim como a da sua esposa, Gure). O inexperiente irmão do Príncipe dos Saiyajins contraria os princípios de como um saiyajin deve se comportar, além de não ter poderes de luta acentuados para a classe social, por isso foi enviado a um outro planeta, o que justifica a sua sobrevivência à explosão do Planeta Vegeta. Porém, de longe ele é a melhor coisa do episódio.

O motivo da visita-surpresa é nada mais que uma perseguição de dois membros remanescentes do exército de Freeza, Abo e Cado (que aprontaram um bocado no planeta onde o casal vivia XD) que são ditos terem o mesmo nível das Forças Especiais Ginyu (não de qual integrante especificamente, pois não dá pra acreditar que os cinco baba-ovos do Freeza partilhavam de um mesmo nível). Os adversários que assumem ser indicados para lutarem contra eles são Goten e Trunks que iniciam levando vantagem, mas quando a dupla de soldados começa a se soltar eles veem o que é bom pra tosse. Mas antes da vinda de Abo e Cado, há uma enrolação tosca de qual dos garotos devem lutar e isso é apostado numa competição de tirar rabanetes da horta de Goku e ChiChi sendo aquele que tirasse o maior ficaria com a diversão de lutar contra os vilões. Bobo, bobo, bobo. Ao menos um ínfimo instante de comédia com Mestre Kame vale a pena nessa hora (o rabanete no formato de mulher peituda heheh). Foi aqui que tivemos uma primeira amostra do Goku abobalhado de DBS.

Ao lado de Vegeta, ele protagoniza uma briguinha infantiloide de "meu filho é melhor do que o seu". Vegeta tinha consciência de que o irmão não estava alvejado por pesos-pesados do nível de Freeza, Cell ou Boo, então a escolha dos garotos darem conta do recado foi sensata. O que estraga o clima é Goku e Vegeta em picuinhas de quinta série (como dois rivais de shounen na pré-adolescência). Eu esperava um pouco mais de maturidade do Vegeta. Nesse caso, a comicidade derrapou bem feio. Voltando aos "grandes" antagonistas, ninguém contava que Abo e Cado guardavam um truque na manga: a fusão. E uma fusão jogada gratuitamente sem uma mísera explicação, mas deixei passar. Gotenks entrou em cena, obviamente, porém não rivalizou diretamente com Aka (o resultado da fusão de Abo e Cado e faz sentido ele ser roxo, afinal aprendemos com a Xuxa que o azul e o vermelho misturados dá nessa cor =P), o que exigiu a intervenção de Gohan e até de Goku que sem nenhum esforço os derrotou. No final, tudo volta ao ritmo de festa com os dois palhaços redimidos.

Atente-se para as ausências de Tenshinhan e Chaos, ambos provavelmente ainda na reclusão injustificada (lembra que o Ten disse a Kuririn no fim da saga Cell que eles nunca mais voltariam a se encontrar? Que tipo de amigo diz isso sem mais nem menos após anos de companheirismo e aventuras?), talvez no meio de algum treinamento que não dará em nada. A animação do OVA é tudo aquilo que não é adequado a um OVA. Infelizmente, pecaram miseravelmente nos traços dos personagens, empobrecendo a qualidade de animação. Um descompromisso que não se justifica pelo clima de humor empregado, pois o mesmo não é executado com tanto fôlego. Goku e seus amigos mereciam mais e melhor.

PS1: A Gure é do tamanho da filha do Kuririn, então por que uma nave só pra ela? Vergonha de sentar no colo do esposo ou ele com vergonha de segura-la como um bebê? (foi casamento arranjado, na certa).

PS2: O critério não era o rabanete que fosse maior? Trunks arrancou um de raiz longa e isso pra mim não conta. Logo, Goten venceu pelo seu, claramente, possuir uma forma mais robusta. Por que tô implicando com isso hein?

PS3: Tarble participa da minha fanfic de Dragon Ball, Rebelião Híbrida que leva em consideração esse OVA. Porém, ainda há ajustes a serem feitos com relação à idade do personagem. Mesmo que ele pareça um adolescente (como é tratado na minha fic), acho que é poucos anos mais novo que Vegeta. Portanto, me encarrego de inventar uma solução mirabolante para resolver essa incongruência na versão long-fic que terá umas alterações em comparação com a versão em drabble.

Ler Rebelião Híbrida (minha primeira fanfic de Dragon Ball!) 

NOTA: 6,0 - REGULAR

Veria de novo? Provavelmente não. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://ok.ru/profile/559093814774/video/c1126134

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Samurai X

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Deixe as crianças dormirem

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Bob Esponja