Crítica - Episódio de Bardock


Fanservice descomprometido.

AVISO: A crítica abaixo contém SPOILERS. 

Inicialmente a história proveio de um mangá em três capítulos publicados na revista V Jump 21 de Junho e 21 de Agosto de 2011, sendo posteriormente adaptado para anime no formato de OVA que teve exibição no evento Jump Fest em 17 de Dezembro do mesmo ano. Escrita e ilustrada por Naho Oishi, a trama aborda um what if que serve de sequência para o antigo especial de TV sobre Bardock (O Pai de Goku, de 1990) apresentando uma quebra na linha narrativa oficial ao salvar o saiyajin semi-civilizado da explosão do Planeta Vegeta e da extinção da raça e o fazendo retornar ao passado (especificamente mil anos, num período que o Planeta Vegeta era habitado por seres alienígenas pacíficos).

Mas como (você deve estar se perguntando), afinal? Olha, pra ser sincero, acho que nem o próprio Oishi sabe precisamente o que levou à essa viagem no tempo. Simplesmente não há muito a ser destrinchado nesse episódio especial de 20 minutos e uns poucos segundos. O roteiro é algo entregue ao mais puro fanservice que dá aquele foda-se na verossimilhança. Em outras palavras, um produto feito diretamente aos que pouco exigem da coerência e coesão no universo de Dragon Ball e só querem ficar vidrados babando pela transformação em Super Saiyajin do Bardock que vou taxar de forçação por não me dispor de palavras melhores que definam, mas essa palavra sintetiza a forma que o momento de fúria para implicar na transformação é conduzido. Bardock sente uma crise de inferioridade perante à Chilled, um antepassado de Freeza (acertaram na perversidade do baixinho, por sinal), e deixa aflorar em si um desejo profundo de tornar-se mais forte.

A falta de lógica afeta até mesmo a correlação com a primeira transformação de Goku, esta incidida por uma morte (Kuririn) ocorrida na presença dele. Mas Goku havia passado por dois treinamentos pesadíssimos em gravidade aumentada que lhe conferiram saltos quânticos de força. Seu pai, por outro lado, como um guerreiro da plebe, nunca usufruiu de meios para fortalecer seu corpo tanto em resistência quanto em força bruta, estando sempre abaixo do que um guerreiro da elite poderia demonstrar mesmo numa idade tenra. Portanto, não faz nenhum sentido que Bardock tenha um ímpeto de alavancar seu poder sem ter passado por evoluções físicas na prática. Foi tudo fácil demais né? Bem, antes transformação na base do choro e da frustração do que engatilhada pela (esperada, porém não ocorrida) morte do garotinho alienígena (Berry) que oferecia comida de bom grado ao saiyajin casca-grossa e mal o conhecia. Inclusive, dando para extrair uma boa coisa, temos uma bem desenvolvida representação do comportamento saiyajin com uma raça diferente em todos os sentidos. Bardock começa agressivo e mau-agradecido, mas eventualmente passaria a se importar com os moradores da vila dada a ameaça de Chilled que estava à procura de dois dos seus soldados mortos por Bardock mais cedo.

Considerações finais:

Dragon Ball: Episode of Bardock, apesar do combate empolgante entre Bardock e Chilled, é completamente dispensável, até porque nem canônico é, e aposta num roteiro preguiçoso e despreocupado com a lógica no melhor estilo Dragon Ball Heroes. Uma "fanfic" desnecessária que, contudo, pelo menos torna possível separar o que agradou minimamente.

PS1: Me dava pena do Berry com as grosserias do Bardock.

PS2: No inferno tem mundos pra invadir e conquistar? E morreu.

PS3: Se o roteiro tivesse sido trabalhado com mais afinco, a justificativa para Freeza temer um Super Saiyajin (pelas últimas e alertantes palavras de Chilled) estaria intacta, mas ela não funciona com base numa viagem temporal inexplicada.

NOTA: 4,0 - RUIM

Veria de novo? Não. 

*A imagem acima pertence ao seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/8-coisas-que-voce-nao-fazia-ideia-sobre-bardock-o-pai-do-goku/

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Hunter X Hunter

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Crítica - Tá Dando Onda 2

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris

5 personagens odiados de Dragon Ball