Análise do trailer de Dragon Ball Super: Broly


Saiu há poucas horas uma prévia completa do novo filme de Dragon Ball que dará continuidade à história após o Torneio do Poder reciclando conceitos como o amado saiyajin vilão Broly mas introduzindo alterações que se distanciem do plot  inconvincente que rondava o personagem no passado. Agora finalmente os fãs puderam ter aí um gostinho do que esperar do novo longa e olha que, da minha ótica, bastante coisa ficou concreta em um trailer de um minuto e trinta segundos.

Vamos logo direto ao que interessa e dissecar esse empolgante trailer:

O vídeo inicia apresentando um objeto envolto numa aura azulada cruzando o espaço sideral entre os planetas do Sistema Solar aparentando se tratar de uma nave saiyajin. Logo em seguida, temos algumas palavras e como não sou fluente em japonês e corri para fazer essa análise pouco depois do lançamento não tive tempo de me atualizar para saber se uma alma caridosa legendou, então passo. Corta para a cena de Goku comendo, junto com o pessoal, o Bills, Whis, Piccolo e Bulma, nenhuma surpresa nesse ponto, e ela é intercalada pela nave de "aura azul" alcançando a Terra. Depois o Goku é focalizado com uma expressão bem trivial que pode significar ele se animando com alguma notícia que envolva um oponente mais forte o qual possa enfrentar. Temos em seguida uma nave voando pela região ártica (cujos os pôsteres enfatizavam) em plena nevasca, certamente será um dos principais palcos de combate ali no meio do filme. Passam-se algumas cenas rapidíssimas de Bills, Piccolo, os novos personagens do exército de Freeza (Chirai, Remo, Kikono e outra, feminina, que não fora divulgada) Bulma (numa roupa diferente e expressão preocupada num ambiente de aspecto vulcânico observando alguma parada muito séria acontecendo - muito provável que seja um confronto de Goku e Broly). Por último, antes do próximo intercalamento com letras, aparece uma nave da tropa Freeza na região ártica (pode ser na Terra ou em outro planeta, prefiro crer na primeira hipótese).

Goku e Vegeta logo surgem com suas roupitchas estilosas que nada mais que casacos anti-frio (visuais divulgados anteriormente mas que somente agora comento). Eu só não entendo porque cargas d'água o Vegeta precisa desse troço para se proteger das temperaturas abaixo de zero do lugar se a joça da roupa, o macacão azul dele, cobre seus braços, enfim deve pura escolha estética mesmo. Logo passamos para um veloz close no rosto de Broly saboreando uma comida (lamen ou queijo, não sei), passando logo para sua cena descendo na nave em toda pomposidade. E uma esfera do dragão caindo num penhasco da região gelada. Como as esferas se encaixariam nesse conflito?

O que são esses soldados atrás dele? Humanos ou robôs?
Posteriormente, ainda na região ártica, temos Paragus proferindo alguma ordem para Broly e logo corta para o monstro saindo da jaula enfurecido com vontade de descer o sarrafo.



Ele parte para cima de Vegeta primeiramente que defende-se do golpe e dá um sorrisinho confiante (só faltou o polegar apontado para si que para muitos fãs não prediz boa coisa).


Vegeta é visto em Super Saiyajin sem mutia vantagem sobre Broly (ainda na forma base) que o impacta contra uma rocha congelada.


Como não podia faltar, a ilustre presença de Freeza, na montagem do trailer apresentado inicialmente na sua forma dourada com esse sorriso cabuloso. No entanto...



Eis que o guerreiro lendário arregaça com ele metendo uns sopapos no imperador no mesmo cenário vulcânico visto antes com Bulma (é um vulcão obviamente em erupção). Freeza demonstra um misto de surpresa com aflição supostamente estupefato com a grandeza dos poderes de Broly (e a minha teoria vai sendo destroçada a cada cena analisada... me convenço de que não sirvo pra especular pra no fim das contas dizer "Olha aí, não falei que eu tava certo?").

A seguir, Goku transformando-se em Super Saiyajin e Broly vai de encontro à ele para meter um belo socão. Vegeta se esforçando na medição de forças barrando as mãos do inimigo e logo depois Goku ativando o Super Saiyajin God.



Na cena seguinte, Goku já está no modo Blue (imagem que abre o post) escapando de um ki blast de Broly (que está na transformação intermediária, o cabelo está mais espetado e os olhos diferentes) e ambos chocam socos no exato corte da cena. Algo que me chamou atenção foi a paleta de cores e o filtro da animação, nesse momento em específico, remete a uma fluidez meio 3D de vídeo-game, mais precisamente do Dragon Ball FighterZ.

A próxima cena evoca relativamente um drama reforçado pela trilha sonora. Um pequeno saiyajin e seu pai "tocando" suas mãos separadas por uma vidraça, uma linda imagem. Chuto o que penso ser óbvio: Paragus e Broly. Ou talvez Goku... e Bardock? Não vou apostar muito nessa. Depois uma cena de destruição em larga escala, uma explosão arrasadora que creio ter conexão com o núcleo dos saiyajins. A montagem do trailer varia de 1 a 9 cortes por intercalações (as palavras em japonês esverdeadas) e as cenas que são separadas seja por cenário ou situação imagino que possuam ligações para estarem tão juntinhas, como na cena do pai com seu filho saiyajin e a mega-explosão.

Após o penúltimo interlúdio com as letras, temos a cerejinha do bolo com de sabor misterioso. Bebês saiyajins mantidos em recipientes que parecem câmaras de recuperação ou incubadoras. Deve ser um berçário e os dois bebês, separados por uma câmara (chamarei assim) vazia, podem ser Goku e Broly e é impossível não vir à mente o motivo tosco do antigo Broly que odiava Goku por não suportar seu choro quando eram bebês. Falei na postagem que comentava sobre a canonização do Broly que não inventariam nada pior do que essa "justificativa". Eu espero não estar errado. Prosseguindo, temos a mão de Goku, ele está com certeza caído, se fechando com raiva, dando a entender o imenso sufoco que Broly está fazendo-os passar.

Passando então para uma cena mostrando dois saiyajins pousando em algum lugar com uma nave destruída e um deles, pela capa, acredito ser o jovem Paragus, ou seja, é um flashback. O outro saiyajin tem uma similaridade gritante com o Kyabe (do Universo 06) fazendo fãs teorizarem, mas os saiyajins do U6 não são dotados de cauda, detalhe que, confesso, nem mesmo eu lembrava, portanto o companheiro de Paragus nesse momento deve ser alguém do exército investigando a tal nave.






Por último e não menos importante, voltamos ao cenário vulcânico com Broly saindo (não do Kamehameha) de um buraco, emergindo e manifestando sua aura esmeralda altamente fortalecida, com direito à olhos vermelhos malignamente brilhantes, diante de Goku em SSJ Blue que se espanta ao vê-lo agigantando seu ki ao ponto de reunir grande quantidade de energia e expandi-la, não é como aquela clássica técnica na qual o vilão carregava uma esfera de ki e as cores se alteravam em círculos que diminuíam até que ele disparasse, pelo visto o resgate do golpe ficou para a Kale mesmo.

Considerações finais (aqui jazia um parágrafo com teoria, mas descartei porque me dei conta de que forcei a barra e falei muita bobagem devido ao "calor do momento", o texto abaixo é bem mais consciente):

As amostras de Goku e cia partindo para alguma lugar na Terra (ou outro planeta), a chegada de Broly com seu pai, o aparente envolvimento um tanto quanto isolado de Freeza e a maior parte das lutas passando-se em cenários antagônicos (gelo e fogo, mas vai que seja o mesmo local modificado pelo intenso poder destrutivo de Broly durante a luta) transmitem a ideia de uma trama super-básica que terá maior benefício pela densidade da história oferecida pelos flashbacks. Em suma, o trailer revela apenas a camada mais superficial desse filme. Certamente há uma história enigmática por trás, mas não acredito que siga o padrão de Dragon Ball de um inimigo mais forte a cada saga. A menos que a teoria (a única realmente plausível que me sobrou) do mortal mais forte  que um deus (como Jiren o é no seu universo) que existe no Universo 07 seja, de fato, relevante para o plot do filme. Sobre o Freeza, a cena na qual ele está enfrentando Broly me leva a crer que seja o clímax do filme, mas não muda a hipótese do imperador acabar tendo realmente esse papel determinante mesmo que por pouco tempo. Eu teorizei que ele fosse, afinal, manipular Broly e seu pai e no terceiro ato do longa Broly acabaria virando a casaca e lutando ao lado de Goku e Vegeta, mas não, eu largo de mão dessa teoria, Broly será mesmo a única e principal grande ameaça do filme e não terá nada de suborno, manipulação ou lealdade testada, então será Freeza a auxiliar Goku e Vegeta no combate.

Tentando adivinhar a trama: Acho que a informação do novo saiyajin ao conhecimento de Goku e cia partirá de Freeza que poderá descobrir um nova frente de batalha do exército galático possivelmente liderado por Kikono (exercendo a mesma função de Sobert, em Renascimento de F, dadas suas vestimentas), mas o objetivo por trás dessa descoberta, como é de se desconfiar quando se tem Freeza no meio, é obscuro. Se Freeza vai se (re)apoderar dessa parte do seu exército, logo, pela sua cena com Broly, é aberto à questionamento sobre uma traição ocorrer à ele ou se ver obrigado a conter Broly junto a Goku e Vegeta quando o monstrão sair do controle. Das duas uma. Se bem que as duas opções se relacionam como causa e efeito, mas a segunda pode se dar por consequência do descontrole de Broly. E por falar nisso, pelo trailer, o guerreiro de "poder ilimitado" não transpareceu características distintas da sua antiga versão, se mostrando com o mesmo comportamento (os rugidos, a fúria descontrolada, a obediência ao pai feito um animal selvagem "treinado"), não tem nada, exceto o visual, que se diferencie do velho Broly e o que mais me preocupa é ele não ter recebido mudanças tão significativas assim, fazendo com que elas não tenham aquele peso justamente na diferenciação com o antigo, não parece ter sido algo tão profundo, por isso me deixa meio nervoso quanto a possibilidade de um Broly tão descerebrado e selvagem como o anterior e com um fiapo de reboot. Pelo menos um background mais elaborado pode tornar isso aceitável.

Dragon Ball Super: Broly estreia em 14 de Dezembro no Japão. No Ocidente, a estreia foi confirmada para Janeiro de 2019 mas sem um data precisa (por enquanto).

*As imagens acima pertencem ao seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: https://criticalhits.com.br/assista-ao-primeiro-trailer-do-filme-de-dragon-ball-super/
                                     https://www.facebook.com/KamiSamaExplorer/
                                     http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-141759/
                                     https://www.comboinfinito.com.br/principal/saiu-primeiro-trailer-do-filme-de-dragon-ball-super-e-insano/
                                     http://comicbook.com/anime/2018/07/19/dragon-ball-super-broly-trailer-images-base-form-lssj-berserker/
                                     https://www.dragonballlimit-f.com.br/2018/07/dragon-ball-super-broly-novo-trailer-do.html
                                     http://comicbook.com/anime/2018/07/19/dragon-ball-super-movie-broly-vs-freeza-fight/
                                     https://ovicio.com.br/broly-surge-no-primeiro-trailer-completo-de-dragon-ball-super-o-filme/

Comentários

As 10 +

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Os Incríveis