Que Yamoshi nada! É Broly canonizado no filme de Dragon Ball Super! 😱


O impensável se concretizou. Pois é, pegando a todos de surpresa, foi soltada uma notícia de que titio Akira tornou o sonho de muitos fãs em pura realidade. Anteriormente as palavras Broly e canônico não se ligavam da maneira factual, mas agora que o Toriyama-sensei decidiu incorporar o personagem ao novo filme da franquia as coisas são bem diferentes. Por falar em diferença, não se deve interpretar a canonicidade bombástica do personagem à obra como se significasse que aqueeele Broly dos antigos filmes non-canon é o que estará sendo trabalhado no enredo do longa. A resposta é: NÃO. O Broly que o fandom venera não é o personagem que será abordado. Dando minha opinião honesta sobre a versão anterior, preciso dizer que o Broly daquela época era um personagem tosco, estupidamente raso e com uma motivação de conflito escabrosa de tão forçada (sério que haja quem considere a premissa dos choros do bebê Goku incomodarem o bebê Broly uma razão esplêndida que justifique o ódio do "lendário saiyajin"?). Além de ser mega-superestimado.

Explicando melhor a notícia em si: Toriyama irá dar uma roupagem ao Broly para que finalmente se encaixe na cronologia canônica. Os amantes do guerreiro só encontram um motivo para tanto hype em cima dele por conta das possibilidades de lutas quebradeiras que ele pode oferecer aliado ao carinho nostálgico atribuído ao filme de estreia do personagem (o oitavo da cinessérie Z). Se Dragon Ball para grande parte se resume à tiro, porrada e bomba, então não é de se surpreender que direcionem esse prazer de enviesar o lado fã para as lutas e especialmente ao Broly. O que titio Akira fez foi simplesmente aproveitar a forte popularidade que o nome do personagem possui como uma chance de desenvolver sua própria abordagem sobre ele. Reiterando: O Broly do novo filme sequer tem relações com o antigo, haverão mudanças que configurem diferenças abissais entre ambos, sendo assim o então misterioso saiyajin mantém o status de personagem inédito ainda que carregue o nome de um outro guerreiro já conhecido.

Transcrevi aqui as palavras de Toriyama comentando a novidade:

"Todos vocês conhecem o Broly? Ele é um saiyajin incrivelmente forte que só apareceu nos velhos filmes do anime, e aparentemente pelo menos eu fiz o design, mas praticamente não tinha envolvimento com o anime na época, tinha até se esquecido completamente do conteúdo da história. 

Então, sobre Broly. Eu ouço estes dias que ele ainda é muito popular não só no Japão, mas também no exterior. Com base nisso, meu editor sugeriu que tivéssemos um Broly aparecendo no próximo filme. Eu fui e assisti os filmes dele de volta então, e eu senti que isso poderia ser bastante interessante, se eu reorganizasse as coisas. Eu comecei a trabalhar com minhas próprias mãos uma história que o incorpora na série Dragon Ball Super. 

Mantendo em mente a imagem clássica do Broly para não decepcionar seus fãs, eu o atualizei e adicionei um novo efeito ao personagem, e acho que isso resultou em um Broly mais fascinante. 

Naturalmente, você poderá ver um combate feroz, mas também os caminhos do destino que levam ao encontro entre Goku, Vegeta e Broly. Envolve também a força Freeza e a história dos saiyajins que acabam tendo uma grande conexão com tudo. O conteúdo da história é muito grande e dramático. 

Aí vem aquele Todo-Poderoso Saiyajin, Broly! Eu também estou incluindo muitos outros conteúdos que você irá gostar, então espere ansiosamente, e seja paciente, por um tempo, até tudo se juntar!!"

É de suma importância que o lado negativo dessa questão também seja levantado. Sim, nem tudo são flores e mil maravilhas. É ótimo sentir a possibilidade de titio Akira entregar um trabalho fenomenal resgatando um personagem para dar à ele um polimento melhor (se bem que qualquer que brotar da mente dele a respeito de dar uma visão nova ao Broly pode ser melhor que a presepada dos antigos filmes). Mas não seria tão válido quanto apostar num vilão inédito? Isso é diferente do Freeza, que foi requentado, muito embora seu filme tenha sido bom (o problema é que insistiram na saga Sobrevivência do Universo). No caso do vindouro filme, é, em síntese, um novo personagem com características visuais que se assemelham à versão não-canônica e não uma reprodução do que foi visto anos atrás. Tudo bem, nada errado. Só que mesmo assim promove uma sensação de que o universo da franquia vai dar uma estagnada na expansão da sua mitologia e isso, naturalmente, não é muito bom pois vindo de um longa-metragem o mínimo que se espera são novos adereços mitológicos que permitam novos horizontes a serem explorados. Porém, é cedo para julgar mais incisivamente pelo pacote de informações ainda ser escasso. Hype, expectativas e tudo mais é uma coisa complicada...

Na minha análise do teaser, Broly ser a identidade do saiyajin que Goku enfrenta naquele cenário ártico era a menor das minhas especulações. A teoria sobre a canonização do Broly já vem de um tempo considerável e é um desejo que inúmeros fãs compartilhavam entre si. Na primeira aparição de Kale já com sua transformação foi uma loucura, uma "histeria coletiva", e agora quem antes ansiava e teorizava está deitando e rolando de alegria se sentindo uma "Mãe Dinah" da vida. Isso me mostra que nunca se deve desconsiderar que você pode esperar pelo inesperado quanto se trata de uma franquia com múltiplas camadas e possibilidades (das mais lógicas às mais viajadas) como Dragon Ball. Depois dessa confirmação, já não é mais possível duvidar de mais nada.

Abaixo está uma imagem do novo (e revelador) pôster do filme:

O homem com uma cicatriz... seu nome é Yamcha Broly!

Para conferir minha review do teaser clique aqui.

*As images acima são propriedades seu respectivo autor (Toei Animation) e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: http://dragonballzfanson.blogspot.com/2018/03/revelado-o-primeiro-teaser-do-filme.html
                                     https://pt-br.facebook.com/KamiSamaExplorer/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Bob Esponja

10 melhores frases de O Homem de Aço