Crítica - Ben 10: Corrida Contra o Tempo


Muita insensatez não terem produzido para a animação!

AVISO: A crítica abaixo não contém SPOILERS (não que isso importe), o filme está disponível no Youtube.  

Uma produção original do Cartoon Network, este longa-metragem de apenas 70 minutos é o primeiro de uma bilogia trazendo a versão infantil do personagem convertida ao formato live-action, o que chega a ser surpreendente que algo com esse resultado final tenha saído do papel. Não se sabe o que falou mais alto: a ambição, a ousadia ou a burrice. Um pouco dos três ingredientes, talvez - e claramente exageraram no último. Não estou atrás de filmes ruins para redigir críticas fáceis, por mais que eu admita que críticas negativas me poupam tempo de escrita. É que existe um negócio cabuloso chamado curiosidade mórbida que uma vez dominando os impulsos não tem reparação. Eu embarco mesmo e se eu achar que perdi minutos preciosos da minha vida, tudo bem, arrependimento não mata e não faz mal pra saúde (só dói), nas mais diversas vivências estamos sempre sujeitos a cometer equívocos, erros, mancadas e deslizes (ninguém nunca escapa de fazer merda nessa vida). Mas meu único consolo é a convicção plena de que o erro em assistir à esse trambolho não é pior do que a produção ter lançado o projeto (de filme) como um garçom que não serve a comida direito e já vai logo jogando o prato na mesa dizendo "come aí essa porcaria, é o que tem pra hoje". E o pior é que o garoto que vira herói nem merecia.

Mas não merecia o quê exatamente (algum gasparzinho pode estar se perguntando)? Um filme, um bom filme ou esse filme? Incrivelmente os realizadores não conseguiram espremer algo útil da mitologia de ficção científica do desenho animado para tornar valorosa a ideia de um live-action comprometido em ser levado a sério ao invés de criar um negócio que mais parece um comercial alongado de itens da linha de brinquedos do personagem (o elenco principal é composto de pessoas que certamente não tem cara de estrelarem superproduções do cinema, basta ver pelas atuações da Gwen e do vô Max hehehe). "Mas cara, essa merda saiu do Cartoon Network! O que mais tu esperava?" Acontece que eu esperava um telefilme do nível de, no máximo, Scooby-Doo: O Mistério Começa e não uma "propaganda" com CGI pobretão (até o Dollynho é mais bem renderizado que aqueles aliens x_x) embora ao gosto do freguês menos rigoroso, no caso o público infantil abaixo de 10 anos. O enredo corre demais para desenvolver de menos, tudo envolvendo uma história inexistente no desenho sobre um antigo inimigo dos Encanadores (eu sempre achei esse nome muito aleatório para uma organização de soldados que defendem mundos de ataques alienígenas) chamado Éon que pretende fazer uso de um dispositivo denominado Mãos do Juízo Final para favorecer uma invasão de seres alienígenas conhecidos como Chromias (da mesma raça do vilão) além de estar interessado no Omnitrix (que dá problema num dado momento para fins de economia nos efeitos). O longa não segue à risca certas "obrigações" estéticas em prol de fidelidade, exceto pelas vestimentas de Ben. Por falar nele, afirmo com veemência que escolheram certeiramente o ator. A performance de Graham Philips é idêntica à contraparte animada e ali sim podemos dizer que é Ben Tennyson em carne e osso, ponto pra ele.

Além das horríveis atuações do elenco de apoio, somente 4 dos 10 aliens dispostos no Omnitrix fizeram aparições (bem curtas, por sinal) e são eles: Chama, Massa Cinzenta, Diamante e Fera. Nada de Quatro-Braços, XLR8, Bala de Canhão, Fantasmático, Insectoide ou o Aquático. Tem uns momentos destacantes, porém nada salvadores ou compensadores.

Considerações finais:

A frustração de se assistir um live-action como Ben 10: Corrida Contra o Tempo só é atenuada pelo fato das vozes brasileiras do desenho estarem dublando os atores. O Cartoon Network se pouparia dessa vergonha caso a trama fosse utilizada para um filme baseado na animação... mas sendo animação.

PS1: Arrisco dizer que esse filme tem efeitos de qualidade similar aos daquela antiga série da Tiazinha que passava na Band (desenterrei uma pérola dos anos 90 hahahah) e eu não rever cenas para me certificar disso (O_O).

PS2: Deixei em aberto a questão do segundo parágrafo. Acho que cairia bem uma série de TV com orçamento decente.

PS2: Pra não sair como chato, relevo a cena do Massa Cinzenta e a explosão da Lata Velha. Pronto.

PS3: Que tipos de pais obrigam o filho chama-los pelos nomes??

NOTA: 2,0 - RUIM 

Veria de novo? Não. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://paraoseucelular.files.wordpress.com/2012/01/ben-10_filme_1.jpg?w=593

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de My Hero Academia

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Another

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Bob Esponja