A bizarra teoria de que o Síndrome é filho ilegítimo do Senhor Incrível


Recentemente o Imaginago apresentou mais uma das suas teorias do universo da Pixar e como se tratava de Os Incríveis eu nunca deixaria passar batido, ainda mais com um título que faz um questionamento gritante e que de cara soa ligeiramente absurdo. Apesar de um tanto soberba a intenção do Imaginago em querer mudar a percepção dos fãs ao filme (já falei uma vez aqui no blog e torno a repetir: é a melhor animação da parceria Disney-Pixar, na minha opinião) quanto á relação de herói e vilão entre o Sr. Incrível (Beto Pera) e o Síndrome (Bochecha/Guri-Incrível - curiosamente o nome verdadeiro do personagem permanece desconhecido até hoje), ele partiu de um ponto de embasamento muito contundente, embora óbvio o suficiente para qualquer um se perguntar a respeito e pensar com seus botões - portanto, a teoria é de fácil mentalização, muito provavelmente o Imaginago não foi o inventor dela (eu nunca reparei nos detalhes para formular uma tese dessas e olha que já vi Os Incríveis incontáveis vezes). E que ponto de partida é esse? Naturalmente as semelhanças físicas que ambos possuem, mais precisamente na primeira fase do filme quando o Sr. Incrível vivia seus dias gloriosos e lidava com o Bochecha que enchia seu saco para aceita-lo como sidekick (até o dia que se cansou de levar broncas e reprimendas do Sr. Incrível para cultivar um ódio mortal contra seu ídolo e todos os super-heróis). Perceba a diferença nas cores dos cabelos:


O Guri-Incrível tem um tonalidade capilar beirando a um loiro mesclado com um ruivo alaranjado enquanto o Sr. Incrível nitidamente tem um cabelo loiro numa cor mais clara. Quinze anos mais tarde (período exato de salto temporal entre o início e a época principal do enredo), Bochecha, já como atuando como Síndrome, tingiu seus cabelos para um laranja meio avermelhado, um fiel retrato de um ruivo "cabelo de fogo". Na hipótese do Imaginago, não houve um caso extra-conjugal (como diz a sua teoria sobre a Mulher-Elástica ter traído o Sr, Incrível, outra igualmente sem pé nem cabeça), afinal Beto ainda não namorava a Helena no tempo em que se relacionou com a mãe do Bochecha, seu suposto primeiro romance do qual gerou um filho. Mas se ele tenta dar mais sustento à teoria a partir da cena em que Bochecha é levado pelos policiais e o Sr. Incrível, full pistola com o moleque, pede para contarem para a mãe dele as estripulias que ele anda fazendo. O Imaginago acha que pela maneira que o Sr. Incrível falou aos policiais sobre a mãe do Bochecha já é um indicativo extremamente fortificador para a teoria de que ele a conhece. E eu pergunto: E daí? Não significa absolutamente NADA. "Mas Lucas porque o Sr. Incrível citou justo "mãe" na sua fala? Não era pra ele ter dito 'pais"?". Novamente isso não levanta uma prova cabal de que a mãe do Bochecha seja a suposta mulher com a qual teve o filho que não assumiu, mas também não me arrisco a afirmar nada para contrapor. A mãe do Bochecha é simplesmente a mãe dele, talvez em ninguém em especial, pode ser que o Sr. Incrível tenha falado "pode contar pra mãe dele" por ser normal que a única pessoa responsável, nesse contexto envolvendo um menor de idade se aventurando em situações perigosas, ainda mais sendo um menino, a passar pela cabeça dele seja a mãe. A falta de evidências alicerçantes dessa teoria é um negócio complicado de levar a sério (se é o que o próprio Imaginago leva a sério uma hipótese tão parca de indícios). Meu intento é contra-teorizar, nada de dados probatórios.

Voltando à questão da semelhança física: É sabido que o gene ruivo é recessivo, pois os ruivos são homozigotos ("aa", ou seja, genes iguais). Lembrando que gene recessivo = "a" e dominante "A". Não quero dar aula de biologia aqui (até porque eu me saía incrivelmente mal no conteúdo de genética, o bagulho era complexo e bugava demais a cabeça =P), muito menos bancar o sabichão (é pedante que chama né?), mas me obrigo a compartilhar umas informações pertinentes (tomando cuidado pra não me dar "tela azul" porque requer muuuuita atenção e foco). O gene MC1R é o responsável pelo cabelo ruivo. Geneticamente falando, para uma enorme possibilidade da criança nascer ruiva é necessário que os pais tenham o gene ruivo, não precisando serem ruivos. O Sr. Incrível é loiro, então certamente possui o gene para cabelos loiros e pressupõe-se que o gene para ruivos também. E a mãe do Síndrome (da qual não sabemos nada)? Para que nascesse o Bochecha do cruzamento com o Sr. Incrível, ela teria de ser loira ou ter cabelo castanho, além do gene ruivo, claro (então são heterozigotos, logo "Aa"). A Mulher-Elástica possui cabelos castanhos e nenhum dos filhos apresentam características físicas de uma pessoa ruiva (a Violeta é um caso à parte devido ao seu cabelo preto e se bem me lembro foi partindo desse aspecto que o Imaginago montou sua teoria da garota invisível não ser filha do Sr Incrível), portanto ela provavelmente não é dotada do gene ruivo. Um casal "aa" terá certamente um filho ruivo (casal que poderia muito bem ser os pais do Bochecha, mas também no caso de um casal de pai "aa" com mãe "Aa" que tenha 50% de chance de gerar um filho ruivo). Fato é que mãe e pai com genes ruivos não precisam ser necessariamente ruivos para darem origem à um bebê ruivo. Tudo um cenário de possibilidades, não de regras. Mas com nenhuma informação concreta sobre a mãe do Bochecha, fica difícil estabelecer alguma coisa referente à possibilidade genética que possa servir de reforço à teoria do Imaginago. Este fui eu tentando aplicar genética num filme de animação em CG (porque o Sr. Incrível não procurou a mãe do guri pra fazer teste de DNA?).

Ele segue o vídeo falando (com convicção!) que tem mais evidências (pausa para risos nesse momento hahahaha) após citar exemplos de personagens que preenchem o vazio paterno com figuras que idolatram (ele dizer "idolatração" em vez de idolatria foi de lascar x_x) como a Lilo (de Lilo & Stitch) e o Izuku Midoriya (protagonista de Boku no Hero Academia) que é um fã obcecado pelo maior super-herói do anime, o All Might, num paralelo com o Bochecha e sua admiração pelo Sr. Incrível. No minuto 6:45, depois que ele pega mais uma cena para soltar outra "evidência", ele fala que o Sr. Incrível sabe que é pai do Bochecha e o mesmo não sabe que é filho do seu ídolo, se baseando numa fala do Bochecha que diz ao Sr. Incrível que sempre pediu que ele fosse sincero mas nunca como ele pudesse ser sincero. Se há uma história obscura do passado entre os dois, numa relação parecida como a de um pai rígido dando lições ao seu filho rebelde e imprudente, para mim não passou da camada de fã alucinado tietando um ídolo tão obstinadamente que isso ganhou ares de "intimidade" ou "familiaridade". Mais uma falha de evidenciação do Imaginago. Não tem como saber se o Bochecha cresceu num lar sem pai, não há indicação plausível dentro do filme, embora instigue a suspeita de ausência paterna haja vista a idolatria pelo Sr. Incrível que corrobora a questão do preenchimento. Da mesma forma não há como saber se a mãe do Bochecha é mãe solteira nem se o Sr. Incrível chegou a conhece-la pessoalmente, sabendo da condição dela, numa ocasião em que o Bochecha ficou em apuros se metendo nas ações heroicas dele (sei que naquele ataque do Bomb Voyage foi a última vez que o garoto se intrometeu a ponto de estar em perigo, mas não dá para dizer se também foi a primeira) e que por sinal daria uma boa explicação ao motivo pelo qual ele pediu aos policiais para contarem somente à ela das trapalhadas do filho.

Agora vem a parte crucial da minha contra-teoria: As idades dos personagens. Vi numa wiki de Os Incríveis que nos tempos áureos o Sr. Incrível tinha cerca de 24 anos e que passados os 15 anos (única informação totalmente verídica) após seu casamento com a Mulher-Elástica e o sancionamento da lei que ilegaliza os super-heróis, ele está com 39 anos. Procede? Não sei, prefiro me ater à minha própria especulação do que sair confiando nas wikipédias da vida. Se quiser tirar essa e as outras dúvidas acima, só perguntar ao Brad Bird (afinal, ele quem roteirizou a bagaça). Mas vamos nos basear nesse suposto achismo de que ele teria 24 anos na primeira fase do filme mesmo que com um pé atrás? OK, finjamos que seja verdade Roberto Pêra nos seus 24 anos na época mencionada. O Bochecha poderia ter uns 10 ou 11 anos (mesma idade do Flecha?), aproximadamente. Eita que esse Sr. Incrível tem um fogo no rabo totalmente incrível hein! Pra se tornar pai tão cedo. Supondo que o Bochecha tivesse a idade supracitada, o Sr. Incrível teria iniciado seu caso com a mãe dele e a engravidado com 13 anos de idade (O_O). Independente da idade mostrada na wiki ser duvidosa, é visível que o Sr. Incrível tem uma jovialidade estampada na sua época de glória, o que chuto estar ali entre os 27 e 30 anos. Uma década e meia depois ele tem alguns traços de envelhecimento, mas comuns para uma pessoa no limiar dos seus 40 anos (a obesidade dele é um certo agravante para termos uma impressão de que ele é beeem mais velho do que realmente é). Se o Bochecha fosse uns aninhos mais novo, tudo bem (ainda sim, não compraria essa ideia do Imaginago), daria para relevar nesse ponto unicamente. Mas o Sr. Incrível claramente está muito na flor da idade nas primeiras cenas do filme para ter um filho aparentando uma faixa etária próxima da pré-adolescência (e se for reparar, ele até que é mais grandinho que o Flecha).

Pra finalizar, no vídeo foi incluída uma parte da luta final da família Incrível contra Síndrome, no rapto do Zezé, enquanto o Imaginago fala sobre a motivação do vilão aliada a uma vingança contra o Sr. Incrível dando a entender que por causa do abandono ele quis pegar o seu "meio-irmão" para atingi-lo. Só que tem um detalhe... o detalhe que torna essa teoria bizarra... o detalhe que o Imaginago aparentemente não pensou (ênfase no aparentemente). Sim, o Síndrome morreu com a obsessão doentia. Mas e aquele trecho onde o Sr. Incrível joga um carro na aeronave do Síndrome depois que ele ameaça retornar para sequestrar o Zezé? Parece que ele propositalmente ignorou isso que justamente faz da teoria dele tão absurda. Vi muita gente nos comentários apontando que o Sr. Incrível matou o próprio filho, o que seria insano já que segundo o Imaginago ele sabia que o Síndrome era seu filho. Se ele jogou o carro com intenção de matar ou apenas derrubar a aeronave, é discutível. Acho que ele teria consciência de que fazendo aquilo provocaria uma tragédia fatal, mas o Sr. Incrível de fato tem um temperamento explosivo e impulsivo - o Imaginago reconheceu isso no vídeo, as falhas humanas dele, pois foi criticado pela abordagem com que explanou o "lado sombrio" do Sr. Incrível, como se quisesse antagoniza-lo), então o fez levado pela emoção. Indiretamente ele matou o Síndrome, certo? Sim, mas não seu filho e sim um ex-fã psicótico e vingativo, pois se soubesse, ainda que não fosse legítimo, não creio que ele apelaria para aquilo, mesmo que quisesse impedi-lo de levar Zezé.

Para assistir o vídeo, clique aqui.

Uma dica para o Imaginago: Fuma uma banana para cada vídeo de teoria e não dois hectares de plantação.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://hypescience.com/dia-do-orgulho-geek-os-10-maiores-viloes-nerds-do-cinema/
                                   http://pandragondan.weebly.com/blog/top-five-films-that-could-have-been-resolved-a-lot-sooner

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Bob Esponja

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."