Crítica - Ben 10: Invasão Alienígena


Um episódio avulso de uma série de TV que nunca viu a luz do dia.

AVISO: A crítica abaixo contém SPOILERS.

Só pra esclarecer: Nunca houve rumores de uma série live-action inspirada nesse filme, o que eu disse não passa de um devaneio meu sobre o quão promissora seria a ideia de se produzir um seriado com o mesmo orçamento desse filme (ou um tantinho mais acima) além dos mesmos atores paralelamente ao desenho animado - cuja fase em exibição foi provavelmente a mais responsável por popularizar o personagem e tornar a marca mais marqueteira do que já era e menos despretensiosa do que havia sido no início (a boa e velha fase pirralhenta do Ben 10 hehe) - ou que cancelassem a animação e investissem nessa vertente mantendo a pegada relativamente séria da fase adolescente como bem emulou o segundo e último longa-metragem produzido pela Cartoon Network e lançado há 10 anos. Eu, particularmente, não aprecio tanto Força Alienígena e Supremacia Alienígena, as duas temporadas que compreendem um mesmo estilo de animação (Omniverse, a etapa seguinte, é assistível, mas bem fraquinha, e o reboot recente... melhor nem tocar no assunto x_x).

É curioso o filme estar intitulado como Invasão Alienígena sem de fato construir esse evento, assumindo uma linha narrativa mais firmada na escala menor, ou seja, o nome do filme é praticamente uma enganação, até porque nunca muita originalidade nesse quesito (basta ver os títulos das temporadas citadas =P). Quando se ouve falar de invasão alienígena, qual a primeira coisa que te vem à mente? A invasão, no caso, envolve uma nanotecnologia alienígena consistindo em insetos meio robóticos e meio orgânicos, chamados de chips, que atuam como parasitas cerebrais. Ben reencontra uma amiga de infância chamada Elena Validus que o atraiu para a negociação com os caras do mercado negro de tecnologia alienígena (eu tô repetindo muito "alienígena" nessa crítica) a fim de pedir ajuda para que seu pai, Victor Validus, possa ser resgatado, porém o vô Max logo de cara detesta a ideia do neto confiar na garota revelando que Victor traiu os Encanadores ao roubar os chips originais, fazendo com que a equipe se divida quase competindo na investigação. Mas lógico que no fim das contas a união faz força e as mágoas são superadas. Mais evidente era a estratégia pouco espalhafatosa de Ben para resolver o problema: entrando no corpo de Victor Validus que estava possuído pela Rainha da colmeia de chips transformando-se no alien Nanomech enquanto os zangões, a galera "zumbificada" pelos chips, lutavam contra Gwen e Kevin - inclusive o filme não dá espaço para que ambos demonstrem plenamente seus poderes, relegados à ínfimas cenas de ação e cortes rápidos (a mão de vaca pesou nos efeitos). A trama mais elaboradinha não é suficientemente boa, todavia.

Para corresponder à baixa verba dá pra ver que resolveram trazer o menor enredo possível que não exigisse recursos avançados de CGI. Pegando o gancho, vou ser bonzinho na avaliação técnica, os efeitos tiveram um upgrade tímido em relação ao filme anterior. A fotografia escura e o modo de filmagem que remete à aura de telefilme são pormenores que ajudam a construir uma visão comparativa que favoreça este longa e faça você pegar mais ódio da porcalhada mal-feita que foi Corrida Contra o Tempo. Parabéns aos que escalaram o elenco, felizmente estão todos bem nos seus respectivos papéis (tanto no aspecto dramatúrgico quanto na caracterização, sinto que foram bem cuidadosos nas escolhas), nenhuma atuação questionável, sobretudo o próprio Ben Tennyson cujo intérprete (Ryan Keller) de sua versão teen é o grande acerto da produção para encarnar o herói, algo também ocorrido no primeiro filme. A única semelhança ruim com o filme do Ben 10 pirralho está na pouquidade de aliens mostrados em cena, novamente levando 3 dos 10 (naquela altura da franquia o Ben já tinha bem mais que 10 aliens no Omnitrix, pelo que lembro) heróis que são: Friagem, Enormossauro e o já mencionado Nanomech - parece que os reservaram seletivamente para cada ato. Macaco-Aranha e Alien-X foram apenas aludidos e o resto nada, provavelmente alguns aparecendo rapidamente nos hologramas quando Ben vai mexendo no "relógio" para escolher o alien. A batalha final dentro do cérebro de Victor Validus é pra lá de confusa, mas em contrapartida trabalharam bem na performance do Enormossauro, um dos favoritos dessa então nova leva de personagens (e de brinquedos também).

Considerações finais: 

Ben 10: Invasão Alienígena parece originado de um roteiro descartado de algum episódio do desenho ou até mesmo um episódio aleatório de uma série de TV que não existe. Logo, a continuidade entre os dois filmes é zero. Na verdade os dois partilham desse caráter de aventura solta e sem uma interligação, nem com o material original. Para garantir um caráter menos episódico, valeria uma adaptação do início de Força Alienígena, sem problema nenhum de manter este título.

PS: Em suma, os live-actions do Cartoon Network são insignificantes tal como o status atual da franquia.

NOTA: 5,0 - RUIM

Veria de novo? Não. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://guiamundocurioso.blogspot.com/2012/02/cine-familia-sabado-11022012-ben-10.html

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de My Hero Academia

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Another

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Bob Esponja