Phineas e Ferb - O Suicídio de Candace (Creepypasta)


Um milagre está acontecendo! Estou ressuscitando uma categoria há tempos "esquecida" nesse humilde blog, eu finalmente caí na real e percebi que estava desperdiçando uma parte fundamental da diversificação que começou lá em 2014 e precocemente larguei, mesmo que creepypastas não se diferenciem muito dos contos de terror (que ficaram cada vez mais escassos por aqui), não é um termo limitável a um estilo de texto contando histórias assustadoras de determinada área (frequentemente associado às teorias envolvendo episódios perdidos) e sim que confere abrangência.

Agora chega de lenga-lenga que a pauta é quentíssima, não por ser novidade, acontece que a história já vem circulando há alguns anos noutros cantos das interwebs. Resolvi trazer pro blog e dividi-la com os gasparzinhos que a desconhecem. Phineas e Ferb, no meu ver, não possui nada de especial como desenho animado. Ele é construído sob uma estrutura repetitiva que atravessa todo episódio (ou a grande maioria) e que se resume aos dois protagonistas fazendo o máximo para aproveitar as férias antes que as aulas recomecem e passam seus dias construindo umas tranqueiras e gerigonças (realisticamente impossíveis para crianças da idade deles) para fazer valer cada dia de diversão. Daí a irmã deles, a Candace, basicamente a "anti-heroína" da série, tem uma espécie de obsessão em vê-los de castigo (ou levando aquela coça dos pais) por temer que as invenções causem algum estrago e ela tenha que pagar o pato pela bagunça ao invés deles (porque é lógico pensar que a responsabilidade sempre recai sobre o irmão mais velho). O mascote da família carrega uma história paralela, estou falando de Perry, o ornitorrinco de estimação (não existe nenhum Ibama da vida nesse universo, certamente =P), que na frente dos donos comporta-se como um animal comum, mas que por trás atua como um agente secreto lutando contra os planos malignos do Dr. Doofensmirtz (se bem lembro, há uma certa teoria que o aponta como pai de Phineas) e quase sempre as consequências de suas missões implicam diretamente nas invenções de Phineas e Ferb o que desmancha as oportunidades de Candice, bem no momento que sua mãe chega, provar que os garotos aprontaram.

Os dois núcleos do desenho são importantes para a discussão em torno dessa teoria. Primeiramente, claro, comecemos pela teoria em si. Os irmãos são dados como portadores de transtornos psíquicos. Phineas tem retardo mental enquanto que Ferb, seu meio-irmão, sofre de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Candace não fica de fora e também lida com um distúrbio neuropsiquiátrico: esquizofrenia. Reza a lenda que seus pais se divorciaram e ela ficou sob os cuidados da mãe que não era de dar muita atenção à ela. O argumento é de que Candace imaginava as situações ocorridas envolvendo as invenções da dupla e toda vez que ia contar pra mãe a mesma não acreditava. Por conta da frequência com que ela fazia isso, a mãe recorreu à ajuda do psiquiatra Heinz Doofensmirtz que prescreveu remédios para tratar a garota, porém nenhum deles surtia o efeito desejado e o estado de Candace piorou eventualmente.

Cansada das pessoas não acreditarem no que ela diz, resolve descrever todas as mirabolantes traquitanas dos irmãos num diário. Como se não bastasse a bizarrice, a história é levada a sério como verdade, ou seja, o desenho é baseado em fatos reais. Candace Flynn (mesmo sobrenome da personagem), segundo conta-se, existiu realmente, mas há duas versões conflitantes quanto ao trágico acontecimento mencionado no título. Na animação a mãe é chamada de Linda Flynn, enquanto a mãe real tem o nome de Greer Flynn que morreu em 1993, mesmo ano citado no qual Candace manifestou sua condição e iniciou o tratamento. A segunda versão associa a personagem à garota, de mesmo nome, que teria se matado em 2007 e postado uma nota de suicídio na internet, cuja mãe vendeu os relatos no diário para a Disney.

Para que a segunda versão faça sentido, a Greer Flynn da primeira não deveria ter morrido em 1993. Portanto, as histórias se contradizem. Fica no ar o mistério sobre qual delas tem fundo de verdade. Eu não peguei a data exata da morte de Candace Flynn em 2007 que por sinal é o mesmo ano de estreia do desenho lançado em Outubro. A Disney foi rápida pra produzir uma série animada "inspirando-se" numa tragédia e apresenta-la oficialmente num único ano hein. A principal contestação disso mira na decisão da Disney aceitando a oferta e transforma-la numa premissa de desenho animado, o que soa fora de um juízo sensato (analisando friamente, é bem macabro o_o).

Com relação ao Perry, a Disney pode ter adicionado o personagem para dar mais corpo à história, dando à ele uma via separada da linha narrativa principal que geralmente não se cruza com a outra. Mas não quero dar crédito pra essa teoria e falar o que não devo como afirmação, por mais que ela deixe uma pulga atrás da orelha e tenha seu caráter assombroso, logo, particularmente, não confio que uma das versões seja factual. Admiro a criatividade de quem a elaborou, de verdade.

No último link tem mais algumas creepys a respeito da série, incluindo esta.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/essa-teoria-sobre-phineas-e-pherb-vai-bugar-sua-mente/

*Teorias de Phineas e Ferb: https://www.mundoinverso.com.br/as-creepypastas-mais-famosas-de-phineas-e-ferb/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X