Por que o canal Kami-Sama Explorer não sobrevive sem Dragon Ball Super?


Sendo um assíduo inscrito desde o período em que saga de Goku Black estava indo ao ar na TV Japonesa (em 2016), eu tenho andado preocupado com a presente situação deste que é um dos (poucos) canais brasileiros com propriedade para tratar de pautas relacionadas à Dragon Ball visando enriquecer o conhecimento da fanbase (ou fandom) e nunca vou deixar de reconhecer a credibilidade que eles provaram ter nesses 3 anos que passei experimentando os conteúdos abordados, sejam teorias, sinopses, spoilers, curiosidades ou notícias em primeira mão. Nos últimos meses o canal passou a sofrer um declínio nos números de visualizações, alguns vídeos recentes mal ultrapassam 10 mil cliques, o que para um canal no YouTube angariando 177 mil inscritos é um quadro alarmante. O fator prevalecente? O fim de Dragon Ball Super transmitido no final de março de 2018. De lá pra cá o canal tem reduzido a frequência de vídeos e nem ao menos o anime promocional e não-canônico de Dragon Ball Heroes, geralmente com episódios mensais, serviu para segurar as pontas, até porque manter o público engajado após o término de DBS (ou hiato, não se sabe direito, pois tem o mangá que prossegue com uma história inédita e isso deixa pontas de esperanças para um eventual retorno do anime) requer um jogo de cintura nada simples.

Tenho zero de entendimento sobre monetizações no YouTube, não faço ideia dos valores obtidos com os vídeos, mas esse aspecto não vem ao caso, não é nesse mérito que vou entrar (apesar de que sei que eles lidam com problemas referentes à ganho financeiro com esse trabalho, acho que a baixa nas visualizações impulsionou nisso e obviamente que sem uns trocados nesse ramo a coisa capenga). O cerne em questão aqui tem mais a ver com as preferências do público inscrito no canal (que talvez não seja, em grande parte, o mesmo que acompanha a página no Facebook). A apresentadora, a Tatá, postou algumas análises do mangá de DBS em concomitância com as de DBH nesse período pós-fim do anime de DBS, inclusive trazendo informações complementares de DBH dos mangás e jogos dessa linha alternativa da franquia para ajudar a assimilar a cronologia da história (que é confusa pra cacete, mas até que vale a pena tentar um exercício mental pra conectar os eventos, isso se você for dotado de um bom foco e muita paciência). Mas do que o canal tanto necessita para que se reerga firme e forte? Para o bem ou para o mal, uma única coisa: Dragon Ball Super voltando às telinhas japonesas. Essa dependência pelo anime mal-acostumou o público, pra mim está bem claro, falo isso com toda franqueza e como um fã.

Existe o site original da KSE, o mais antigo a reunir conteúdo didático acerca de Dragon Ball (e demais obras de Akira Toriyama) e permanece ativo. Nunca entendi porque informações lá encontradas não eram trazidas ao canal para melhor aprofundar os conhecimentos gerais dos fãs em relação à franquia. O anime do Heroes certamente não sustenta um número satisfatório por não ser canônico e não passar de uma propaganda esticada dos jogo, ainda que preserve a qualidade de animação da última saga de DBS. Um conteúdo didático não faria milagre para contornar essa crise pelo simples fato de que o público fiel pouco se dispõe a absorve-lo e acredito que uma maioria esmagadora de inscritos não preza pelo interesse de compreender elementos e conceitos que a obra muitas vezes não pára para explicar detalhadamente. Todos querem ansiosamente saber quando ou se (agora mais uma questão de "quando" do que de "se" haja vista que teve continuidade após o Torneio do Poder) DBS voltará no próximo ano ou em 2021 ou em 2022 ou o futuro que seja. Eu desejo essa volta para o mais breve possível. No entanto, desejo tanto quanto que o canal saía dessa fase renovado e apostando em conteúdos mais robustos e completos (como acho que devia ter iniciado) ao invés de depender unicamente de DBS para ser produtivo como canal de Dragon Ball mesmo que nos vídeos de análises de episódios hajam toques agregantes aqui e ali.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://oportaln10.com.br/jerimumgeek/kami-sama-explorer-analise-episodio-87-de-dragon-ball-super-16505/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de My Hero Academia

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X