7 filmes de super-heróis que vi mais vezes do que posso contar!


Eu realmente não entendo quem é cinéfilo de carteirinha que assiste a um filme, ovaciona a produção e tudo que a compõe desde a estética as arranjos de trilha sonora mas simplesmente não tem aquele impulso de revê-lo. Principalmente quem é crítico profissional. Por que existem pessoas assim? Enfim, pelo visto nunca vou compreender, embora respeite o fato de muitos não gostarem do costume de reprisar filmes, eu particularmente não vejo problema algum, ainda mais se for um longa que tenha me conquistado por inteiro. Porém, quanto a isso, nem todos os filmes inclusos na lista abaixo são produções muito amadas. Mas certamente a maioria são de clássicos idolatrados até hoje.

A lista por sinal foi criada sob os critérios de filmes vistos mais de 5 vezes e de serem apenas live-actions, portanto filmes animados não são levados em consideração. Confira:

1 - O Homem de Aço 



Quantidade: umas 7 ou 8 vezes. 

A então nova história de origem do Superman dava o ar de sua graça no ano de 2013 trazendo uma roupagem menos "colorida" do escoteiro, mas que como forma de defesa ao filme eu afirmo que é uma base pertinente ao contexto de um herói inexperiente, essa é uma história que é pincelada a partir de uma aquarela com cores mais frias para só no mais tardar as tonalidades ficarem vibrantes e quando digo isso sou eu ansiando por uma sequência dessa que é uma das melhores ignições cinematográficas de um super-herói nos cinemas, diria que na categoria reboot ele se sobressai bastante. Vi na internet em qualidade duvidosa, vi em DVD, vi na TV fechada e iria voltar a assistir na Globo mesmo que eu tivesse me livrado de TV aberta e só para detectar os cortes que a emissora habitualmente faz nas suas sessões de filmes. Veria mais duas vezes para completar 10 e acho que vale umas novas reprises já que faz uns dois anos que não assisto a origem de Kal-el sob a lente sombria de Zack Snyder.

2 - X-Men 2



Quantidade: provavelmente entre 6 e 8 vezes. 

O queridinho dos fãs em relação à franquia iniciada por Bryan Singer que nesta sequência mostrou seu potencial máximo conduzindo uma história dos filhos do átomo, uma competência que praticamente 10 anos mais tarde, com Dias de um Futuro Esquecido, foi relativamente vista. Mas X-Men 2 é, em definitivo, o filme que melhor honrou os mutantes numa adaptação e também sem dúvida nenhuma é o que mais assisti. A contagem não existiu, mas pode estar nessa escala que mostrei acima. Primeiramente o vi na Globo em 2009 e no mesmo ano adquiri (muito empolgado, admito) o DVD e pude rever mais algumas vezes ainda nesse ano. A última ocasião que vibrei novamente com a cena do Noturno invadindo a Casa Branca ocorreu em 2014 numa exibição no canal Fox. Pode ter sido a oitava reprise (ou não).

3 - Batman: O Cavaleiro das Trevas 



Quantidade: acho que 6 vezes. 

Da lista este seria o que menos revi. Não foi um chute, só acredito que vi em um número mínimo o bastante para obedecer ao critério. Na primeira experiência com essa emblemática obra de Christopher Nolan, coroada por muito como a melhor adaptação de quadrinhos da face da Terra (o que eu acho um certo exagero, vamos combinar, o filme é excelente, mas não uma grandeza colossal que é a prova de qualquer adaptação futura - seja do Batman ou de qualquer outro personagem da DC ou da Marvel - não conseguir supera-lo), eu tinha ficado tenso pois minha prima me deu uma descrição (leia-se: spoiler!) da cena em que Harvey Dent transforma-se em Duas Caras (referindo-se à cena no hospital com toda aquela manipulação sacana do Coringa para confirmar seu ponto de que até o homem mais íntegro e justo pode ser corrompido) e exagerou nuns detalhes me deixando com receio verdadeiro de assisti-lo em algum momento, tanto é que por causa disso perdi a chance de vê-lo pela primeira vez através de um DVD piratex oferecido de bom grado por outra prima. Sorte que um tempinho depois ganhei o DVD original e me esbaldei além de ter encarado a cena do Duas Caras numa boa e nem ter me chocado tanto quanto imaginaria. É indelével o poder que esse filme tem.

4 - Homem-Aranha 2



Quantidade: Deve passar de 10 fácil, mas não tanto. 

Eu tenho um fraco por sequências, só pode ser. Claro, se for uma continuação que supera o primeiro filme, o que é exatamente o caso da segunda aventura do amigão da vizinhança nas mãos de Sam Raimi que superou todas as minhas expectativas na primeira olhada que aconteceu por meio de um DVD piratinha mas deu para aceitar sem choro até porque... era o Homem-Aranha! Dane-se se fosse ou não pirata, iria assistir sem pensar duas vezes. Com a decepção por Homem-Aranha 3 (nessa época, por sinal, eu até que gostava, mas não com a mesma preferência em relação aos dois primeiros), o meu anseio por rever o melhor filme do cabeça-de-teia (porque sim!), aquele espetáculo de consistência narrativa e com o bônus de cenas de ação empolgantes (como ficar tranquilo e apático quando rola a luta no trem entre o Aranha e Dr. Octopus e por extensão Peter tentando parar o veículo com todas as suas forças?) que eu não trocaria nem pelas da franquia Transformers, foi crescendo consideravelmente a ponto de sonhar (acordado) que um colega da minha classe distribuía DVDs do filme de graça. Em 2008 o filme havia estreado na Globo e há exatos dez anos eu via pela segunda vez esse clássico que é o exemplar indubitável de uma sequência melhor que o antecessor. E da-lhe mais reprises após a aquisição do DVD original... Aliás, falando nele dá até vontade de rever.

5 - Os Vingadores 



Quantidade: Só no DVD creio que tenham sido... umas 7 ou 9 vezes. 

Lembro bem do dia que recebi como presente de aniversário o DVD dessa preciosidade. E sendo no mesmo ano de lançamento e foi um dos filmes que realmente senti uma ansiedade enorme para ver no cinema e se não desse certo (e não deu ;-;) era esperar sair nas lojas. Nesse meio tempo me contentava com a animação dos heróis mais poderosos da Terra (um dos cancelamentos mais injustos da história!). Fica aí nesse número de assistidas que conferi o célebre primeiro filme dos Vingadores que possui o incrível mérito, à parte dos que o tornam um excelente filme do gênero, de não ser enjoativo a curto prazo. Vale muitas, mas muitas revisões mesmo, mas com moderação já que tudo em excesso ou cansa ou mata. O primeiro grande crossover de super-heróis do cinema não é para ser visto uma única vez perdida na vida, ao menos uma vez a cada ano porque o negócio é muito divertido. Grande feito tanto da Marvel quanto de Joss Whedon. Ainda me recordo da dobradinha que fiz com O Homem de Aço na virada de 2013 pra 2014 (e ainda deu tempo de ver a queima de fogos).

6 - Demolidor: O Homem Sem Medo



Quantidade: Quantas vezes a Globo exibiu esse filme mesmo?

Esse é o campeão super-heroico de reprises na TV aberta, pelo menos na minha vivência, além de ser um dos longas do gênero mais rechaçados que existe. O filme pode ter inúmeros defeitos visíveis (não é piada xD), mas de uma coisa EU aqui tenho certeza: ele entretém como uma oportunidade decente. O uniforme do Demolidor não é lá essas coisas, mas Afleck mandou bem nas cenas de ação, na verdade, o filme em grande parte tem coreografias aceitáveis, fora que tem a trilha de Evanescence e não vou considerar uma fraqueza minha por gostar da banda e fazer disso um mérito ao filme, mas a inclusão encaixou naturalmente, não ficou algo forçado. O Mercenário e a Elektra de fato conseguiram ser os elementos mais intragáveis, salvando-se o Rei do Crime como antagonista de respeito. Passou na Temperatura Máxima, na Sessão de Sábado e até na Sessão da Tarde numa vez que peguei a metade do filme que foi retalhado para se adequar a classificação. Eu sinto que vi em quase todas as exibições da Globo (todo inédito passa na Tela Quente primeiramente), me resta saber quantas e não acredito terem sido poucas.

- Quarteto Fantástico (2005)



Quantidade: Provavelmente passe de 10 assim como Homem-Aranha 2. 

Essa foi uma das experiências marcantes de ir à locadora pra alugar no sábado, assistir nesse dia, assistir no domingo pela manhã, depois à noite e devolver na segunda que não dava para rever pelo fato de uma coisa chamada escola. O que significa o meu apreço inocente por essa película voltada para toda a família se divertir (até minha mãe curtia, o favorito dela era o Coisa hahah) apesar da transposição a cinematografia não ter agradado gregos e troianos. Até hoje o acho um filme gostoso para se assistir num dia de bobeira sem muitos afazeres e posso suportar cada falha que ele certamente tem.

Hors Concours 

Os Incríveis 



Quantidade: Só queria ressaltar que... perdi a conta faz tempo! 

Excluí as animações da DC, mas este aqui, indiscutivelmente, merece figurar em toda e qualquer lista positiva de filmes de super-heróis e não pense que estou exagerando ao afirmar isso lucidamente. Um dos maiores acertos da Pixar é também o meu filme favorito dela. Uma versão de Quarteto Fantástico num viés familiar muito mais escancarado e substancialmente divertido (sem querer desmerecer a família heroica da Marvel). Não preciso prolongar esse tópico rasgando a seda para a família Pera e seu filme que abarrotou o coração deste que vos escreve de gigantesca ansiedade por uma sequência em 14 anos e nunca antes um filme enquadrado no que diz respeito a super-heróis me proporcionou uma sensação de intensidade igual. Faço das palavras do Flecha as minhas: Eu amo essa família!

*As imagens acima são propriedades de seus respectivos autores e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: http://www.nivelepico.com/2013/07/10/superman-o-homem-de-aco-com-spoilers/
                                     http://www.cinemundo.net.br/roteirista-de-os-vingadores-e-x-men-2-vai-desenvolver-novo-filme-da-marvel/
                                     https://www.einerd.com.br/entenda-por-que-a-trilogia-o-cavaleiro-das-trevas-nao-foi-muito-boa-para-o-batman/
                                     http://www.aracnofa.com.br/blog/2012/07/11/especial-homem-aranha-nos-cinemas-critica-homem-aranha-2/
                                     https://www.cineclick.com.br/galerias/10-easter-eggs-os-vingadores
                                     http://varievo.com/cinema/demolidor-o-homem-sem-medo-foi-tao-ruim-assim
                                     https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/noticias/2017/12/quarteto-fantastico-nao-deve-ser-incluido-em-compra-da-fox-pela-disney-entenda
                                     https://manualdosgames.com/os-incriveis-2-controversia-sobre-o-palavrao/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

Mais 15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Bob Esponja

Deixe as crianças dormirem