Por que o Broly é tão amado?


Parece ser uma questão bem simples à primeira vista, mas ela deve ser analisada levando em conta diversos pontos de vista. Eu particularmente enxergo o personagem como uma aberração jogada numa narrativa que aspira um fraco apuro criativo. Mas o que é o Broly na visão de seus idólatras? Um vilão mais raso que pires ser tão adorado num fandom gigante como o de Dragon Ball é de causar um leve desconforto ou só uma revirada de olhos bem longa. Aí é que está o X da questão. Quando se fala de Dragon Ball a última coisa a ser pensada é a profundidade.

Broly poderia resguardar na sua figura em si a simbolização de um elemento de battle shounen legitimado a agir como tal independentemente do que estiver por trás da concepção. O guerreiro lendário na forma base é um rapaz quieto e reservado que ao liberar seu colossal poder (o cara é basicamente um reator humano carregado de ki só esquentando) transforma-se numa fera indomável na retratação de um ser selvagem com músculos extremamente avantajados (imagine as toneladas que cada bíceps, tríceps e trapézio devem pesar o_o) que sai numa cegueira por destruição massiva.

A razão pela qual Broly é tão admirado e ousadamente tido como melhor vilão da franquia (oh, céus...) por muitos se dá pelo fator desafio assegurado. A oportunidade de ocorrerem lutas de tirar o fôlego com Broly é inescapável. Broly é pertencente à fase Z que nada mais e nada menos exterioriza com intensidade um alicerce da obra que uma vez tirado impede que o resto se sustente. Broly oferece essa garantia de explora-lo ao máximo daquilo que é melhor capaz de fazer: entrar na porradaria com os heróis e fazer os fãs babarem com coreografias de luta empolgantes. Quem liga pra background ainda mais tratando-se de Dragon Ball? Toda história sem densidade é uma pena levada ao vento e que se esmiúça aos poucos.

Mas até que a ausência de algo importante em Broly serve para alguma coisa. Se o que valem são as lutas, então não há motivo de cobrança, certo? Mas para todo grande personagem tem que haver por trás uma grande história coerente. Porém, Broly está longínquo demais desse campo. Em Dragon Ball um personagem não necessariamente precisa falar bem enquanto dá uma surra nos outros, se formos pela lógica dos entusiastas do Broly. Mas espera! O Broly justamente fala palavras certinhas no seu antigo filme de origem - ele só vira a besta monossilábica no filme seguinte.

Não é exatamente uma defesa ao personagem, longe disso. Broly não esbanja seu tipo como uma regra a ser seguida por todo e qualquer vilão da série. Mas todo um passado ruim merece um pouco de esquecimento. Com o filme de Dragon Ball Super aparentemente isso será corrigido. Teremos um Broly descerebrado mas com um desenho de trama mais desenvolvido ao contrário da sua antiga e superestimada encarnação que o fandom ama... por uma razão contundente.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.

*Imagem retirada de: http://1realahora.com/2018/07/17/dragon-bal-super-nova-imagem-revela-combate-contra-broly/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de Samurai X

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Another

Mais 15 desenhos que foram esquecidos