Análise do terceiro (e provavelmente último) trailer de Dragon Ball Super: Broly


O inesperado (pelo menos pra mim) trailer 03 do novo filme de Goku e cia. veio recheado de cenas inéditas focando em toda ação que como todos sabem tem sempre um papel-chave para as coisas ficarem emocionantes e Dragon Ball sabe se reinventar nesse ponto ao seu modo nunca cansando os espectadores naquilo que melhor apresenta. Uma coisa é certa: Os combates desse filme - envolvendo Goku, Vegeta e Freeza contra Broly - prometem uma intensidade muito mais extraordinária do que tínhamos visto nos últimos episódios de Dragon Ball Super no trabalhoso confronto com Jiren.

O único probleminha se dá pela mostra ter chegado a um nível expositivo que permite facilmente adivinhar os seguimentos do enredo e para quais rumos essa história possivelmente irá caminhar. Vamos à análise:


No início do trailer pude confirmar o seguinte: Não são dois cenários distintos, glacial e vulcânico, mas o mesmo, o que acontece é uma mudança drástica diretamente influenciada pelo altíssimo poder destrutivo emanado de Broly que desperta atividade vulcânica na região ártica. Na análise do primeiro trailer eu teorizei que fosse o mesmo ambiente, apenas modificado por algum fator ligado à batalha central do filme. Bulma, trajando sua roupa especial anti-frio (deve fazer calor pra cacete dentro daquele troço =P) estava assistindo algo com uma expressão tensa exatamente nesse local com o clima já alterado pelo vulcanismo acendido. Pelo visto, a batalha contra o monstrão vai gerar danos bem graves às estruturas desse ecossistema, ou seja, muita destruição pra tudo quanto é lado.

Sobre a cena inicial em si, as montanhas cobertas de neve são explodidas por Broly fazendo despejar lava por toda parte e Goku emerge flutuando na espera de um próximo golpe com uma luz verde iluminando por cima dele representando o ki de Broly. O desastre nem se alastrou e Goku ainda está em SSJ Blue, indicando que o negócio anda desvantajoso pra dedéu.


Aí está, finalmente um vislumbre satisfatório de Vegeta na forma SSJ God. Eu já falei aqui no blog algumas vezes a respeito dessa transformação e eu realmente não consigo gostar dela, de verdade. Sendo honesto, a cor incomoda sim um pouco, mas o conceito por trás dela, no filme Batalha dos Deuses, foi introduzido de uma maneira estranha e não muito inspirada. Como Vegeta desbloqueou o SSJ God, afinal? Passou pelo ritual? No mangá (mais precisamente na saga de Goku Black) não lembro de menção alguma sobre esse procedimento de reunir cinco saiyajins para transferir energia.

Ambos podiam adquirir o ki divino simplesmente no treinamento com Whis. Mas Goku teve essa cortesia do roteiro (o ritual) para enaltecer seu protagonismo - o que, deixo claro, não é dos grandes problemas do filme - enquanto Vegeta pulou essa fase indo direto ao Blue no filme seguinte. Não que seja útil, mas a caminhada para se ganhar capacidade poderia ter sido igualitária para os dois, obviamente com as diferenças de forças bem estabelecidas - o que já são outros quinhentos não cabendo serem destrinchados nesta análise, pois isso oferece muitos ganchos pra debates e teorias.


Aqui temos o Broly em seu estado de fúria descontrolada (com uns floquinhos de neve caindo "lerigou, lerigou"!), supostamente manifestando-o pela primeira vez diante de Goku e Vegeta. Ainda persistem dúvidas quanto a extensão da força do guerreiro. Parelho ao Jiren? Ou num patamar acima? Espero algo minimamente próximo ao poder total do cinzento, mas um pouco temeroso a uma forçada de barra para subir o nível do Broly comparável ao dos anjos. Não, isso não.


O interessante é o trailer exerce um papel inverso ao do anterior que tinha uma pegada mais voltada na exposição dos momentos passados da história (trazendo a origem da união de Freeza aos saiyajins, o exílio de Broly ordenado pelo Rei Vegeta e tudo mais). Aqui nós vemos o presente predominando por 99%. Não há novidade alguma nessa cena, é apenas Freeza lançando sua supernova no Planeta Vegeta (só não entendo o visual meio "pelado" dele sem o bio-traje). Em seguida, temos uma imagem com os três saiyajins como bebês nas cápsulas, enfatizando a inevitabilidade do destino.

[Atualização: 08/11]

Uma pequena errata: Corrigiram o visual de Freeza, não me atentei que ele já estava com a armadura nesse trailer.



Aquela cena do teaser de fato fazia parte do contexto do filme e esta é uma extensão do que foi visto no curto vídeo lançado em Março desse ano. Goku tirando seu casaco para começar de uma vez sua luta contra Broly. Numa cena seguinte (repetida do primeiro trailer) Vegeta se defendeu de um soco dado por Broly ainda com seu casaco verde-limão. A ideia é de que quando o desafio apertar, aí eles tirarão essas vestes (isso me lembra um meme que vi na Kami Sama Explorer dos dois estarem pelados - sem mostrar as áreas delicadas - hahahahaha). A misteriosa sigla SAB estampada nos casacos não deve ser nada relevante, acho que não existe segredo nenhum a ser desvendado a partir desse detalhe.



A seguir, Broly demonstra uma de suas habilidades concentrando uma grande quantidade de ki blast na boca e o dispara tão forte que cruza o mar. Tem um rápido corte mostrando a energia explodindo ao ser liberada numa montanha, não dá pra saber se isso acontece no mesmo instante. Depois mais um pouco é exibido da luta com Goku (ainda em SSJ 1) que pelo que parece está tomando um belo sarrafo. As pupilas de Broly na imagem abaixo estão amarelas, logo está no seu modo fúria (a coleira que neutraliza parte dos seus poderes vai se escafeder com um aumento de força) que vai se prosseguir até esgotarem todas as opções de Goku e Vegeta. Parece que o "demônio" vai progredindo ao longo da batalha.

 À essa altura: Ou a coleira foi destruída ou está oculta pela cabeça. 

Vegeta SSJ God preparando para desferir um ataque... 

E Páh! Broly nem sequer saiu do canto! 

Aquela expressão que diz: "Agora ferrou!"

Broly não sentiu nem cócegas com o soco.
Novamente temos o Príncipe dos Saiyajins (diria que o maior algoz do Broly, tendo em vista o passado) como SSJ God sendo mostrado em ação, para o deleite dos admiradores da transformação (nem tanto para ser chamada de tal), mas trazendo o eterno rival de Goku numa desvantagem sem tamanho, talvez o primeiro sinal preocupante de que a forma divina não aplica danos a Broly. O filho de Paragus está com sua aura comedidamente emanada, mas seu poder continua fluindo sem limites e a tendência de só crescer. Será que Broly não é suscetível a um desgaste físico? Tem estamina infinita?



Esse trecho é tão veloz que no calor da emoção ao assistir passa batido. Broly está prestes a dar um socão daqueles no Vegeta que, por instinto, resolve se defender com os braços. É bom se atentar que a potência do soco fica implícita. Na verdade, se for pausar bem, a cena corta rapidamente antes do soco acertar Vegeta, mudando para a explosão gigantesca para dar um efeito impactante (instigar a expectativa do público, aliás), não necessariamente significando que o golpe causou ela (coitado do Vegeta hehehe). Ao fundo, ouvimos o grito de um aflito Goku chamando "Vegetaaaaaa!!!" (a voz da Masako Nozawa, a voz original de Goku, com seus bem cuidados 82 anos, é inconfundível e ainda guarda fôlego).



Decerto, o filme não está para brincadeiras no quesito ação. Outra prova de que o SSJ God é ridiculamente ineficaz a forma intermediária de Broly. Esse trecho deve ter chamado muita atenção da galera que não poupa umas zueiras com os personagens. Broly rasgando uma geleira com a cara do Goku no grau mais alto do seu espírito de luta selvagem e primitivo. Não lembro de ter visto algo parecido desde Gohan contra Baby Vegeta em Dragon Ball GT.



Logo depois vem Freeza na forma dourada se impulsionando para atacar Broly e é nítido que o Imperador do Mal se encontra bastante enfurecido com os contínuos aumentos de poder do inimigo. Seu papel determinante permanece velado. Deve estar ciente de que vai precisar mover céu e terra para acabar com Broly se aliando com Goku e Vegeta, isso é praticamente impossível de não acontecer. Uma outra alternativa a se considerar seria Freeza lutando por conta própria, sem receber auxílio dos dois saiyajins e agindo isoladamente centrado no seu objetivo.


Partindo dessa cena começa a tocar uma música, leva a crer que seja a trilha sonora do filme (pelos nomes na imagem e não sei exatamente qual é o intérprete e o nome da canção). Shenlong dará as caras (a imagem eu não encontrei, sorry). Resta saber em qual período da trama ele será invocado.


Num rápido corte vemos Piccolo abrindo seus olhos com a expressão habitual de sisudez. Não se sabe ao certo como será efetivada a sua participação nem se ela vai ser de alguma forma importante no embate principal - o resto dos guerreiros Z não passam de reles mortais desde o advento de Bills e Whis, então acredito que dificilmente veremos uma performance fora do comum do namekuseijin.


A imagem com o Whis, que meteu o bedelho na luta contra Broly, não foi achada, infelizmente. Mas ao que parece, Broly está o atacando, embora não mostrado explicitamente. A fala que é dita neste trecho, se não estou enganado, vem do próprio Whis. "Você não é um cara do mal. Tenho certeza disso.". Já é simples imaginar o que isso significa né? O anjo se interessou pelo potencial colossal de Broly. O que isso pode representar para o futuro? Uma possível ingressão de Broly no lado bom da força? Que os fãs apostem até o dia da estreia (aqui no Brasil) porque tem surpresas nessa caixinha.

[Atualização: 08/11]

Uma outra errata: Quem diz a frase citada é o Goku e não Whis (que erro feio e rude né?). Falei que a voz da Nozawa é inconfundível, mas não fui específico em afirmar que apenas quando ela exprime esse tom, na hora do "haaaaaa", geralmente nos gritos do Goku que exigem um timbre mais agudo. Ademais, a maioria das vozes japonesas dos personagens me soam um tanto indistinguíveis e daí minha confusão feita com a voz do Whis pela fala de Goku incluída numa cena com o anjo "lutando" com Broly, acabei fazendo uma associação equivocada. A frase foi colocada como uma espécie de gancho ao corte seguinte que mostra Goku em SSJ God. Além disso, é de uma linguagem simples, pensando bem seria meio atípico isso vindo do Whis. Porém, não automaticamente descarta a hipótese do interesse dele com relação Broly ou o guerreiro ser acolhido por Goku e sua turma.


Em seguida, Goku em SSJ God aparentemente testa alguma técnica nova contra Broly, chega a se assemelhar à antiga técnica da versão não-canônica, mas ao invés da esfera reduzir (até formar o ataque definitivo) ela se expande. O primeiro estado divino não recebeu efeitos em 3D na aura, agora parece que o Goku tá pegando fogo sem se queimar.


Cheelai deve ter visto algo que a deixou com um mau pressentimento, não faço ideia. No corte seguinte, Remo aparece por trás dela (não pense sacanagem heheh) segurando as esferas do dragão da Terra. Ambos são integrantes do novo exército de Freeza e acho que poderão ter algum destaque considerável em relação à ameaça transmitida por Broly.



Broly, na forma de SSJ lendário creio, carrega duas bolas de ki blast e voa na direção de Goku.

O cenário é de completa devastação pelos efeitos da luta.



Claramente a erupção vulcânica atingiu seu máximo, fazendo os três escaparem numa perseguição dotada de enquadramentos que promovem a atmosfera épica da coisa toda, a animação contribui perfeitamente à isso, dá a sensação genuína ao espectador de estar diante de uma longa-metragem animado, não duvido que foi uma produção bem feliz nas suas concepções técnicas (levantou o meu lado crítico agora hehehe).


Vai aniquilar a Terra?! 
Broly fará o diabo para dificultar o trabalho de Goku e Vegeta, disso não se tem a menor dúvida. Olha esse poder avassalador! Algo que dá boas esperanças das possibilidades que serão exploradas sobre o nível de poder do Broly e a que ponto ele consegue ser freado. E olha que esse mega-ataque está sendo feito ainda na forma intermediária (O_O).



Por fim, temos essa bela sequência de Goku e Vegeta combinando os seus ataques. Vegeta diz "Droga!" por dois motivos: precisar depender de Kakarotto para reforçar um ataque poderoso e a dificuldade insana para deixar pelo menos um hematoma no rosto do Broly. Ah, não se confunda pela roupa rasgada do Vegeta hein! Ficou absurdamente semelhante ao macacão que ele veste na saga Boo. O colete saiyajin deve ter ficado em frangalhos. Roupas danificadas dão a noção de que os personagens estão sofrendo pelo esforço hercúleo, mas umas feridinhas vermelhas cairiam bem.

As maiores questões suscitadas até agora:

Que função importante o Freeza irá executar? Como Cheelai e Remo vão se encaixar na trama geral? Bills vai intervir na luta contra Broly? Quais serão os pedidos feitos a Shenlong? Gohan terá uma presença no filme? O Instinto Superior será o último recurso? Broly morrerá e vai se sair vivo?

Nada de Gogeta! Parem de se iludir sonhando. Fosse uma participação carimbada no filme, indícios confirmatórios viriam muito antes da divulgação se fortalecer. Porém, contudo e todavia... eu prometo um post pra comentar a aparição dele se eu vier a queimar minha língua, como um cão arrependido com o rabo entre as pernas.

Todas essas perguntas e várias outras poderão ser respondidas em breve. No Japão, Dragon Ball Super: Broly estreia no dia 14 de Dezembro. No Brasil, com distribuição pela Fox Film, a data prevista é o dia 17 de Janeiro.

*As imagens são propriedades de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagens retiradas de: https://herosfact.com/dragon-ball-super-broly-final-trailer/
                                     https://dragonballsuper-france.fr/dragon-ball-super-broly-le-plein-dimages-hd-du-trailer-3/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Samurai X

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Bob Esponja

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Fullmetal Alchemist

Crítica - Cópias: De Volta à Vida