O protagonismo de Goku é um problema?

Ainda não engoli essa platina capilar,
mas ele mandou bem no último episódio.
DBS 129/Toei Animation. 
Eu confesso aqui que não fui capaz de escolher pelo sim ou pelo não, portanto a minha resposta vaga é simplesmente: Sim e não. Depende bastante do contexto em que os eventos estão situados. Fico alheio a essa polarização extremada de Goku mais protagonista e menos protagonista e imagino que muitos sejam até contra a própria evolução do personagem em termos de poder/força. O ponto neste caso é o Torneio do Poder, então levarei em conta o contexto em análise para chegar num posicionamento. Bem, o negócio visto nesse cenário dificulta um pouco se mostrar a favor.

Analisando de uma maneira geral: Uma obra que gira em torno de um único personagem tem obrigação de dar à ele um brilhantismo denso do início ao fim deixando o restante dos personagens (coadjuvantes) a ver navios ou para escanteio? Olha, eu acho que nem sempre. Todo protagonista de shounens passa por altos e baixos na sua jornada numa busca incessante por crescimento rumo a um objetivo semeado e alimentado a cada nova conquista. Eles não ganham sempre. Sobre o Goku... Dragon Ball sempre tratou de apresenta-lo como o centro de tudo, ele está ali para desempenhar esse papel. Em suma, a essência de Dragon Ball está preservada em Goku e unicamente nele. Entendo quem critica todo o destaque que ele andou recebendo nessa reta final da Sobrevivência do Universo.
A saga abriu uma brecha para discussão sobre os ideais em jogo. Vegeta queria cumprir sua promessa a Kyabe. Já Goku deseja alcançar níveis ainda mais apoteóticos de poder lutando contra oponentes mais fortes. Vegeta sofreu um desenvolvimento que o humanizou. Goku continua no mesmo afã de combater guerreiros poderosos. Pesando na balança... Quem merece uma performance justa?

Por mim, Vegeta. Me desculpem os que se arrepiaram com Goku despertando o Instinto Superior Aperfeiçoado (eu também gostei da execução, não vou mentir) e preferem que o saiyajin criado na Terra seja o centro das atenções nessa batalha final.  Tudo bem... o anime é do Goku, ele sempre foi o protagonista, afinal a sua função única é esta. Porém, contudo e todavia... o contexto, desta saga em específico, pesa muito mais contra à essa "regra". Não enxergo prejuízo nenhum algum outro personagem ganhar os holofotes. Isso ocorreu uma vez, lá na saga de Cell. Gohan ganhou os holofotes com uma nova forma Super Saiyajin, superando seu pai. E olha o Vegeta com uma meta nobre para com um irmão de raça (desconsiderando a fronteira universal), somado a sua humanização progressiva no anime, não é de se ver como ruim que sua participação contra Jiren como um reforço a sua vontade intensa em fazer acontecer o que prometeu. E por que não os dois juntos? Lógico, na minha preferência sendo Vegeta a ter mais funcionalidades no confronto. Mas seria difícil para os roteiristas fazerem isso tendo em vista a forte presença de Goku e o que ele representa à franquia.

Mas não seria impossível. O anime respeita o protagonista ao mesmo tempo em que perde uma oportunidade singular de atribuir destaque a outros personagens. Poderia até ser o Gohan (ao lado do Goku, mas com evidência). Isso não mancha o histórico do Goku. E não estou falando como se não conhecesse o gênero shounen. Entenda: Não estou exaltando o Vegeta para rebaixar o Goku. Quem faz isso fica procurando plantar a discórdia nos grupos de discussão por aí na internet e meu propósito, como fã, se distancia largamente dessa atitude tóxica. Reitero: Dragon Ball se trata de Son Goku, eu sei disso, e tem como papel chamar atenção como protagonista. Mas na minha preferência acharia mais benéfico uma quebra de padrão nessa superexposição do Goku que poderia, sem problemas, ser vertida ao Príncipe dos Saiyajins. Goku tem o direito de crescer como personagem. Mas crescer sozinho, nesse cenário, não é lá muito justo conhecendo bem os anseios e como são desproporcionais no tratamento que recebem.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://universoestendido.com.br/animes/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-instinto-superior-de-dragon-ball-super/

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

10 melhores frases de O Homem de Aço

10 melhores frases de Samurai X

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

10 melhores frases de My Hero Academia

5 personagens indefensáveis em Todo Mundo Odeia o Chris