Crítica - Não Olhe


O agridoce da vingança.

AVISO: A  crítica abaixo contém SPOILERS.

Geralmente não me atraio por filmes ligados à temática do bullying por uma questão bem pessoal, especificamente porque eu carrego tortuosas e fadigantes memórias do período escolar em que me coloquei dentro de situações que caracterizem essa forma de violência. Em outras palavras, sou uma voz da experiência que não dá o play por mero receio de resgatar as lembranças que quero manter enterradas e ao mesmo tempo tem propriedade para analisar a pauta sob um ponto de vista filosófico e sentimental (caso o filme colabore com avaliações desse tipo). Esse longa é um thriller psicológico que parece uma creepypasta do Reddit adaptada. E se tem uma coisa que ganha minha atenção de primeira para um suspense com pitadas de terror é uma mistura de dúvida e reflexão, além de espelhos. Sim, espelhos são itens fundamentais para compor uma narrativa que compense o tempo que você lê ou assiste. Espelhos dão rendimento, espelhos promovem boas histórias.

Mas a possibilidade de uma trama cativante não torna inescapável que as exceções não aconteçam. Maria é uma estudante introspectiva, solitária, sem vida social e vítima do abuso de colegas, mas até a pessoa mais excluída do mundo pode ter ao menos um amigo - falso ou verdadeiro - e quem preenche essa lacuna é Lily, uma loirinha que no desenrolar das coisas vai provando ser uma autêntica falsiane devido a um ciúme adolescente pelo seu namorado com sua melhor amiga - justo a "estranha" da turma. O clima escolar pode, em alguns momentos, fazer lembrar de Carrie: A Estranha, ainda possuindo um baile (de inverno, o que obriga Maria a aprender a patinar no gelo porque ela precisa ser humilhada e passar vergonha) como um evento de preparação à algo determinante para que a grande virada do enredo ocorra. Os pais de Maria a cobram rigorosamente, sobretudo seu pai, um esteticista, que aparentemente esconde uma personalidade sombria voltada a sua superficialidade (que o faz preocupar-se com a aparência da filha como se isso resolvesse o problema de exclusão social da garota - prestes a completar 18 anos). Não é pior do que a cobrança que é feita a si mesmo. A princípio suspeitei que daí veio o "alter-ego" cheio de desinibição, prazeres e vontades que a versão boazinha trancava no íntimo do seu ser.

O mote atrativo é a presença de uma metade maligna nascida do âmago de Maria que manifesta-se no reflexo do espelho. Entretanto, o pior erro do filme é escancarado nos minutos iniciais, estou falando daquela imagem de ultrassom com dois bebês que à primeira vista parecem estar se digladiando no útero. Obviamente que Maria é uma gêmea que sobreviveu e a outra não teve outro destino senão a morte (por nascer deformada). A partir dessa evidência imagética, principalmente para quem tem contato profundo de anos com histórias de terror, os desenlaces ficam mais previsíveis. A gêmea má que assume o lugar da boa através de um meio sobrenatural (um beijo no reflexo - veja, eis uma lição de amor próprio!). A propósito, nem necessitava de uma significação fantasiosa para construir a problemática geral. A vantagem da dúvida sobre a real natureza do caso de Maria devia ter sido o norte certeiro que seria responsável crucial por instigar o espectador. O que foi realizado ao início do filme macula com o que era pra se fazer a surpresa na cena final. Àquela altura eu já sabia do se tratava. O desfecho perde muito da sua força (que nem chegava tanto) por conta de tal deslize (Maria deitada ao lado de sua mãe, arrasada por descobrir a traição do marido cuja revelação é cortesia de uma armação bem a cara de vilãzinha de novela, e as imagens passam como slides fotográficos até que no fim vemos uma segunda Maria no outro lado da mãe e que na verdade é a filha morta). Antes tudo mantivesse-se no campo psicológico, abordando as consequências do bulliyng.

Quando o "alter-ego" (chamado de Airam, porque... é Maria ao contrário e a coisa fala pelo reflexo, é isso aí x_x) assume o controle da vida de Maria o enredo descamba para uma mão frouxa na entrega de uma carga de intensidade que fizesse jus à mudança radical. Só que não, as vinganças de Maria são meia-boca e inconvenientes (ela não vai ser punida por cortar a garganta do pai?) embora não tenham efeitos que reverberem sobre ela. Mas tem um lance que vale uma ressalva: O quão longe uma vítima de bullying está disposta a ir completamente seduzida por uma obsessão em provar sua dignidade por satisfação própria. Os massacres de Columbine e Realengo (nos EUA e no Brasil, respectivamente) são provas cabais do resultado devastador que o bullying pode acometer na psiquê de uma vítima (ainda mais se houver passividade, negligência e vista grossa). Mas isso vai de cada um. Pode ser predisposto (um gatilho) ou não. O ímpeto assassino é uma decorrência que varia de acordo com os danos psicológicos sofridos e pode ser reprimido seja pelo motivo que for. A vontade de revidar, pagar na mesma moeda, ou fazer pior, é possível de passar na cabeça de qualquer um e isso respinga para quem não tem nada a ver (Maria assassinou o namorado de Lily, que tinha acabado de conquistar, por rejeição ao seu comportamento).

Já explanei o principal erro e como filme de suspense tem um roteiro meio equivocado com enquadramentos demorados, o que piora com a total ausência de trilha sonora (tirando as músicas nos passeios de carro) nos instantes que Maria visita sua confidente para colocar o papo em dia na frente ao espelho e a cereja do bolo são os diálogos enfadonhos. E é só.

Considerações finais:

Não Olhe não intencionalmente sabota o potencial da trama no investimento de um terreno mais realista que explorasse a complexidade dos transtornos causados pelo bullying e ao invés disso apela para uma possessão de espírito fazendo as duas gêmeas, a viva e a morta, trocarem de lugar. Meu amor por creepypastas não falou mais alto, pelo visto. E pra quem espera um suspense de manter os olhos bem abertos, eu sugiro que aceite o que o título diz claramente.

PS1: Pra confessar, gostei da Maria usar o taco de hóquei pra machucar o babaca que a humilhou no baile.

PS2: Se esse filme proporcionasse a mesma agonia e a tensão de Doce Vingança, levaria mais pontos.

PS3: Escolheram bem a atriz, parabéns à produção, até eu fiquei intimidado com os olhares maldosos.

NOTA: 6,0 - REGULAR

Veria de novo? Provavelmente não. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://cinepop.com.br/nao-olhe-197012

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X