Os blogs estão morrendo por causa do YouTube?


Esse não é um assunto novo que discorro por aqui, aliás sequer lembro em qual post especificamente comentei sobre essa realidade que se não puder ser enfrentada, cabe a produtores de conteúdo escrito aceita-la, querendo ou não (sobretudo aqueles que investem tempo demais para não serem retribuídos como esperam e mesmo assim persistem). Lógico que atualmente ainda há vários sites e blogs (sustentados por domínios pagos ou gratuitos) que são agraciados com uma boa expressividade de público para se manterem. No entanto, nos últimos anos eu tenho visto determinados sites (você deve estar achando que não sei distinguir um blog de um site, mas acontece que particularmente não vejo muita diferença entre os dois, talvez sejam quase sinônimos hoje em dia, então nem adianta tentar me corrigir, é tipo biscoito e bolacha, chamo de um ou outro) não-gratuitos que costumavam apresentar números bons de feedback e gradualmente foram decaindo nesse aspecto. Tornou-se difícil ver, por exemplo, algumas publicações receberem mais de 30 comentários num único dia, mas sempre depende do conteúdo, do próprio blog/site e do quanto ele se empenha para adquirir engajamento (eu mesmo dificulto pra mim nessa parte porque sou ruim de propaganda). No que toca aos blogs de plataformas gratuitas, o cenário é ainda mais desfavorável. Em tempos de youtubers, será que nós, blogueiros impopulares, ainda temos alguma salvação?

Respondo tal questão preocupante da seguinte forma: NÃO. A ascensão meteórica do YouTube é, em síntese, um caminho sem volta em detrimento dos blogs. E de modo algum estou culpando o YouTube ou visando atacar youtuber A, B ou C, apesar de conteúdos de gosto duvidoso volta e meia estarem dentre os mais acessados, não quero dar nomes aos bois, alfinetar alguém ou fazer críticas destrutivas que provavelmente poderia fazer com que me rotulassem de "invejoso". Nada dessas atitudes se relaciona com meu intuito que passa longe de externar ódio contra quem for. Afinal, ódio pra quê? Foi o curso natural das coisas, então ninguém tem culpa de nada. Mas é um contexto de implicações que precisam ser analisadas. Não arrisco palpitar sobre uma possível extinção dos blogs, mesmo nessa altura do campeonato é exagero. Diria que a perda de espaço tende a piorar. A febre blogueira acabou muito antes do boom dos youtubers, o audiovisual na internet transparecia cada vez mais um crescimento astronômico e decorrente disso obviamente que os pontos de conteúdo escrito seriam acachapados ante a esse desenfreado aumento de popularidade do YouTube. Constatar isso não é expressar inveja ou acusar youtubers famigerados de serem responsáveis pela queda dos blogs (ninguém me xingou por conta disso, só esclarecendo pra possivelmente não levar "pedrada" por motivos de "má interpretação"). Causa e efeito naturais.

O brasileiro culturalmente não tem uma avidez por leitura, mas não cabe generalizar, embora isso possa vir a ser considerado um outro fator diretamente ligado à essa questão de desproporcionabilidade que favorece uma valorização maior aos vídeos do que aos textos (com certeza pela praticidade de consumo). Eu compreendo isso, até porque é mais preferível que se assista a um vídeo de aproximadamente 8 minutos resumindo uma pauta que num texto de 10 parágrafos poderia levar mais tempo para consumir, caso a pessoa esteja apressada para algum compromisso. Cada um absorve a informação do seu jeito e no seu ritmo, podendo achar conveniente, a depender da circunstância, optar uma mídia escrita ou audiovisual (mas também menosprezar a leitura, que historicamente é antecedente ao audiovisual - que teve como grande precursor o cinema mudo -, não vale né?). Eu vejo meu blog estagnado na impopularidade há mais 6 anos e nem por isso criei uma repulsa pelo YouTube após me dar conta que ele está sim associado a uma mitigação da relevância dos blogs. Inclusive tenho meus canais favoritos, não fico um dia sem acompanhar vídeos por lá. Tudo o que posso é falar de minha ótica mesmo, não tenho presunção de falar por todo mundo, por todos os blogueiros pouco ou quase nada reconhecidos. Essa é uma conjuntura imutável. Alterar essa realidade tá absolutamente fora do alcance de qualquer blogueiro insatisfeito. Não é, nem de longe, apontando "culpados" que a situação se resolverá a curto prazo, se é que ainda dá tempo de avistar uma luz no horizonte que simbolize uma futura reviravolta. Os blogs seguirão por tempos a fio como mortos-vivos em busca de cérebros que aceitem ser devorados.

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Youtube_logo.png

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Bob Esponja

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."