Crítica - Pokémon: O Poder de Todos


Muitas histórias reunidas e ao mesmo tempo nenhuma.

AVISO: A crítica abaixo contém SPOILERS.

Dando sequência à linha paralela de filmes que serve de reboot à série principal, o 21º longa-metragem da franquia resgata um pokémon lendário muito bem quisto pelos fãs para dar algum sentido à trama que desta vez conta com um grupo de cinco personagens que se destacam ao passo que seus caminhos vão se cruzando. E o Ash... bem, o nosso persistente treinador é meio que deixado ao escanteio em determinados momentos, conseguindo adquirir um traço expressivo de coadjuvação. O enredo não disfarça a sua priorização ao quinteto principal composto por uma treinadora iniciante (Lisa), um mitomaníaco (Kagachi), uma velha que repudia pokémons (Hisui), um cientista tímido e pouco auto-confiante (Trito) e a filha do prefeito (Margaret) da cidade de Fula que todo ano organiza um festival sob a crença de que Lugia, no último dia do evento, agraciará a população com o vento que abastece a energia da cidade. Mas obviamente nem tudo transcorre bem.

De forma natural as relações e conexões entre os personagens vão sendo costuradas até todos estarem alinhados a uma causa em comum desencadeada acidentalmente. Só que arrastaram demais o primeiro ato pra estabelecer os personagens centrais da aventura, o que por outro lado beneficiou seus desenvolvimentos. O festival sofre umas sabotagens e ao longo dos meados vai criando-se um mistério, que chega a lembrar um pouquinho Scooby-Doo, sobre qual seria o suspeito nº1 (Kagachi ou a Equipe Rocket) e o culpado inesperado é ninguém menos que a própria filha do prefeito Oliver, Margaret, que roubou a chama sagrada (o nome é puramente simbólico), objeto essencial para a manutenção da energia, para proteger o lendário secundário do filme, o inédito Zeraora - e seu design inspirado que expressa uma personalidade selvagem -, das mãos de possíveis capturadores mal-intencionados como retribuição a um salvamento. A garota ingênua achou que roubando a chama sagrada levaria ao cancelamento do festival e Zeraora ficaria livre de perigos, mas esse nem é de longe o maior problema. Aliás, o maior problema aos personagens assim como também do filme.

A Equipe Rocket finalmente teve um papel relevante para ocasionar alguma movimentação e espantar um pouco do tédio e da sensação de inércia, a narrativa precisava acionar um motor potente e não tiveram escolha a não ser conferir isso ao trio de paspalhos fracassados. Jessie, James e Meowth roubam um experimento, o esporo de efeito, de Trito e aproveitam a apresentação do cientista (imagino que qualquer pessoa com pavor de discursar em público vá tirar uma identificação) para efetuarem o crime. Mas os desleixados perdem a cápsula com o esporo no meio da floresta e o vidro frágil rompe-se gerando uma explosão que alastra para a cidade ameaçando envenenar todo mundo. Essa é a grande problemática do filme, pois Zeraora e seu ódio pelos humanos (síndrome de Mewtwo!), que complementa a experiência relatada por Margaret e que foi revelado pelo prefeito numa história pra lá de mal-contada de tão rasa, não dá conta de segurar as pontas ou ser o carro-chefe temático digno de um clímax empolgante e que com certeza não se sustentaria sozinho já que amansar a fera não foi das tarefas mais complicadas. O design de produção do estúdio deu uma agradável roupagem nova, embora nada que faça uma grande diferença para deixarmos o argumento em segundo plano e ficarmos na contemplação.

Considerações finais: 

Pokémon: O Poder de Todos (Power of Us ou Everyone's Story) não rende bons elementos que cativem ou fascinem, no sentido de manter a atração do espectador, tanto quanto a série normalmente esteve sempre disposta a fazer. Criaram um marketing em cima de Lugia para só nos 45 do segundo tempo aparecer dando um olá e um aceno e ir embora, sem ter nenhuma importância ativa na história que, apesar dos bons personagens com seus devidos conflitos individuais bem explorados, se reduziu a um mero "um por todos e todos por um" para uma resolução parca de grandiosidade.

PS1: Me dava pena da sobrinha do Kagachi caindo nas lorotas do tio picareta. Não era o Sudowoodo que precisa dele, mas o inverso.

PS2: O otimismo do Ash é irritante pra cacete. Que papo é esse de "Poder Pokémon"??? Nessa hora, pra encorajar o quinteto, ele estava um tanto bobalhão. E pra completar tem a dublagem do Charles Emanuel que ora parecia forçar um tom juvenil, ora soava fora do tom mais aproximadamente certo. Não sei, é uma dublagem cheia de altos e baixos, não tenho uma opinião totalmente formada ainda, só sei que dá saudades amargas da voz do Fábio Lucindo, apenas isso.

PS3: E o filme seguinte é em CG/3D... Expectativas nulas pelo assombro de um pesadelo chamado "Lenda do Santuário".

NOTA: 6,0 - REGULAR

Veria de novo? Provavelmente não. 

*A imagem acima é propriedade de seu respectivo autor e foi usada para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos. 

*Imagem retirada de: http://www.infoanimation.com.br/2018/07/pokemon-o-filme-o-poder-de-todos-ganha.html

Comentários

As 10 +

A expressão "lado negro da força" é racista? (Resposta à Moo do Bunka Pop)

10 melhores frases de Hunter X Hunter

10 episódios assustadores de Bob Esponja

10 melhores frases de Optimus Prime (Bayformers)

10 melhores frases de My Hero Academia

10 melhores frases de Another

10 melhores frases de Avatar: A Lenda de Aang

15 desenhos que foram esquecidos

Frank - O Caçador #33: "O Que Aconteceria Se..."

10 melhores frases de Samurai X